Alterações da vontade e da psicomotricidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alterações psicopatológicas da conduta.
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Depressão Daiane e Thaíse.
Consciência.
O LOBO FRONTAL.
Classificação dos Transtornos Mentais
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
Transtorno Obsessivo - compulsivo
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
AFASIA Elda A Botelho.
A VONTADE E SUAS ALTERAÇÕES
Alterações da vontade e da psicomotricidade
Sintomas, alterações e particularidades
O comportamento normal e o anormal
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
PERSONALIDADE.
Abordagem da Agitação psicomotora
Psicoses e Transtornos da Personalidade
SÍNDROMES Camilla Holleben da Rocha Deise Kellerman Ferreira
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
PSICOMOTRICIDADE.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Alterações das Funções Mentais
Distúrbios alimentares
Doença Mental Definição Médica
Psicoses e Transtornos da Personalidade
AS EMOÇÕES.
Significados básicos das Modalidades em Rorschach
Transtorno bipolar do humor (TAB)
ALTERAÇÕES DA VONTADE.
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
Transtornos Alimentares
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral
ALIMENTARES, DA SEXUALIDADE, DO SONO
EXAME DAS FUNÇÕES MENTAIS (D)
ESQUIZOFRENIA.
MEMÓRIA.
Psicopatologia da Vontade (volição)
Componentes dos Transtornos Mentais
Psicopatologia.
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Conferência 6 O Problema da vontade e seu desenvolvimento na infância.
Interpretação do Trabalho Mental
Diagnóstico e tratamento. Modificado de Renato Ferreira Franco.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
Faculdade de Medicina 5º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi A linguagem e suas alterações.
SÍNDROMES de ansiedade
Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
SÍNDROMES DEPRESSIVAS
SÍNDROMES MANÍACAS Euforia ou alegria Sintomas de base patológica
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Psicopatologia Geral LINGUAGEM 
Linguagem e inteligência
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Transcrição da apresentação:

Alterações da vontade e da psicomotricidade Ana Clésia Silva Danilde Figueiredo Gicelma Barreto Graziela Lins

Vontade A vontade é uma dimensão complexa da vida mental, relacionada intimamente à esfera instintiva e afetiva, assim como a esfera intelectiva (avaliar, julgar, analisar, decidir) e ao conjunto de valores, princípios, hábitos e normas socioculturais do indivíduo.

Fases do processo volitivo Fase de intenção ou propósito; Fase de deliberação; Fase de decisão propriamente dita; Fase da execução.

Alterações de vontade Quantitativas: Hipobulia- corresponde à diminuição da capacidade de atividade espontânea, à perda de iniciativa e da disposição voluntária. Ocorre em esquizofrenia, depressão. Abulia- ausência total de vontade

Em decorrência dos estados hipobúlicos , temos: Dependência- fragilidade de personalidade, que leva a incapacidade de suportar frustrações, de agir com autonomia, de cumprir com suas próprias determinações;

Negativismo- é a oposição do indivíduo às solicitações do meio ambiente; Obediência automática- nesse caso o individuo obedece automaticamente as solicitações das pessoas que entrem em contato com ele;

Fenômenos de eco- o indivíduo repete de forma automática, durante a entrevista, os últimos atos do entrevistador, suas palavras ou sílabas, reações mímicas ou escritas Automotismo -consiste em atos automáticos, impensados, inconscientes.

Atos Impulsivos: Vão de encontro a ação voluntária. São uma espécie de curto circuito do ato voluntário da fase de intenção à fase de execução. Nos impulsos patológicos há um predomínio das ações psicomotoras automáticas, sem reflexão, ponderação ou decisão prévias, de modo instantâneo e explosivo.

Características dos Atos Impulsivos: Ser realizado sem uma fase prévia de intenção, deliberação e decisão. Ser realizado de forma egossintônica; o indivíduo não percebe tal ato como inadequado e nem tenta evitá-lo ou adiá-lo. Ser geralmente associado a impulsos patológicos, de natureza inconsciente, ou intolerância à frustração e necessidade de adaptação à realidade objetiva.

Atos Compulsivos: São atos reconhecidos pelo indivíduo como indesejáveis e inadequados, havendo a tentativa de refreá-lo ou adiá-lo. A compulsão é geralmente uma ação motora complexa que pode envolver desde atos compulsivos simples, como coçar-se, arranhar-se, até rituais compulsivos complexos, como tomar banhos de forma repetida e muito ritualizada.

Características dos Atos Compulsivos: Vivência frequente de desconforto subjetivo por parte do indivíduo que realiza o ato compulsivo. Ser egodistônico, ou seja, ser experienciado como indesejável, já que vai de acordo aos valores morais e anseios de quem o sofre. Tentar “resistir” à realização do ato compulsivo. Haver sensação de alívio ao realizar o ato compulsivo, seguido do desconforto subjetivo e da urgência em repeti-lo novamente. Ocorrem frequentemente associados a ideias obsessivas muito desagradáveis, representando muitas vezes esses atos tentativas de “neutralizar” tais pensamentos.

Alterações da vontade (conação) dos instintos e dos hábitos: Qualitativas (parabulias) Disfunções ou Perversões instintivas: a perversão é um desvio da normalidade de instinto (sexual, etc.), ou de julgamento, devido a distúrbio psíquico. Está indissoluvelmente ligado às convenções, regras e hábitos culturais. Da Nutrição: que é o conjunto dos processos que vão desde a ingestão dos alimentos até a sua assimilação pelas células, e está no nível mais básico dos instintos e das mais primitivas formas de prazer.

Quantitativas: Bulimia; Hiperfagia; Anorexia x Anorexia nervosa; Outras formas de recusa de alimentação Depressão grave; Paranóia; Esquizofrenia catatônica. Sitiofobia; Polidipsia x Potomania.

Qualitativas: Malácia (do grego Malakia: doentio) ou Alotrifagia (do grego Allotrios: esranho e Fagos: comer) ou Pica (latim, de pega: certa ave que recolhe objetos inusitados); Geofagia (prefixo grego: geo (terra)) ; Coprofagia (do grego copros: fezes); Do controle dos esfíncteres: enurese (incontinência urinária), encoprese (incontinência fecal) e retenção fecal (constipação).

Atos Impulsivos e compulsões sexuais: Quantitativas (disfunções sexuais): Impotência no homem e frigidez na mulher; Ejaculação precoce; Vaginismo; Dispareunia; Satirismo; Ninfomania; Satiríase; Compulsão à masturbação; Compulsões a utilizar clistéres repetidamente;

Qualitativas (parafilias): Voyeurismo (do francês voyeur); Exibicionismo; Algolagnia (libertinagem); Fetichismo; Coprofilia (do grego copros: fezes e philos: amigo); Zoofilia (ou bestialidade); Necrofilia (ou vampirismo); Transvestismo; Transexualidade; Hermafroditismo; Pseudo-Hermafroditismo; Pedofilia; Pederastia; Gerontologia.

Impulsos Patológicos e Atos Compulsivos

Relacionadas à Auto e Heteroagressão Frangofilia Furor epiléptico Furor Catatônico

Relacionadas à Auto e Heteroagressão Tentativa de suicídio Tentativa de Assassinato

Relacionadas à Auto e Heteroagressão Piromania Automutilação (tricotolinomania e autoenucleação)

Impulsos deambulatórios (poriomania ou dromania) Toxicomania

Cleptomania Dipsomania

Compulsão a comprar Potomania

Psicomotricidade Encontra-se diretamente relacionada à etapa final do ato volitivo, ou seja, a sua execução.

Distúrbios Motores de origem Fundamentalmente Orgânica(neurológica) Compreendem as alterações de natureza essencialmente neuropatológicas piramidais, extrapiramidais,cerebelares e medulares.

Acinesias: ausência de movimentos Hipocinesia – Ausência de uma quantidade normal de movimento. Quietude extrema; Discinesias: distorção dos movimentos

Hipercinesia – Movimento e atividade motora constante e excessiva Hipercinesia – Movimento e atividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperatividade.

Ataxia – Dificuldade com o equilíbrio e a coordenação dos movimentos voluntários. A ataxia é mais freqüentemente causada por uma perda da função do cerebelo, a parte do cérebro que serve como centro de coordenação. A ataxia pode também ser causada por uma disfunção das vias condutoras para dentro e para fora do cerebelo.

Apraxia: Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade.

Distúrbios motores de origem fundamentalmente psíquica Agitação psicomotora Implica aceleração e exaltação de toda atividade motora do individuo- geralmente secundaria ao um taquipsiquismo; comumente associa-se á hostilidade e heteroagressividade

Principais causas da agitação psicomotora Agitação maníaca Agitação histérica Agitação ansiosa Agitação motora Agitação catatônica Agitação delirante Agitação oligofrênica Agitação irritável, explosiva ou agressiva

Inibição/ Lentificação motora Implica a desaceleração/ inibição de toda atividade motora do individuo- geralmente secundária a um brandipsiquismo; típica dos quadros depressivos.

Estupor Implica a perda de toda atividade espontânea (Comunicação verbal, não-verbal, mímica, olhar, gesticulação e marcha), seja de natureza esquizofrênica, neurológica, depressiva ou histérica. O indivíduo restringe-se ao leito.

Flexibilidade céracea ( ou cérea) Catalepsia Acentuado exagero do tônus postural com redução acentuada da atividade global do organismo. Flexibilidade céracea ( ou cérea) O paciente torna-se modelável por outra pessoa, como se fosse “de cera”.

Estereotipia motora Conversão Repetição mecânica de determinado ato motor complexo( bater palmas, estalar dedos, etc) Ex.: Maneirismo (caracterizada por movimentos bizarros). Conversão Há o surgimento abrupto de sintomas físicos de origem psicogênica.

Hipopragmatismo e Apragmatismo E a dificuldade ou a incapacidade de realizar ações voluntarias e psicomotoras minimamente complexas. ( cuidado pessoal, tarefas domesticas, etc)

Distúrbios motores de origem neurológica e psíquica Tique São gestos, movimentos ou contrações de certos grupos musculares que aparecem de forma repetitiva, impulsiva, estereotipada e semiconsciente. Obs.: Síndrome de Tourette (distúrbio em que o paiente apresenta tiques freqüentes, tendência a impulsividade, fala abrupta e autocontrole precário).  

Distúrbios motores de origem fundamentalmente psíquica Agitação psicomotora Implica aceleração e exaltação de toda atividade motora do individuo- geralmente secundaria ao um taquipsiquismo; comumente associa-se á hostilidade e heteroagressividade

Alterações da Marcha A marcha de pacientes histéricos è mutável, bizarra, podendo ter elementos de Ataxia mas sem causa orgânica definida. Disbasia histérica- é uma alteração típica da postura e marcha na histeria onde o paciente apresenta-se incapaz de se levantar e andar.

Referências bibliográficas BASTOS, C.L. Manual do Exame Psíquico: uma introdução pratica a psicopatologia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000 HENRIQUES, R. P. Psicopatologia crítica: Guia didático para estudantes e profissionais de Psicologia. Departamento de psicologia da UFS. Site de vídeos youtube Site Google imagens http:// www.bengalalegal.com/ataxia.php Santos, R. P. Psicomotricidade. Ieditora. São Paulo. Disponível em:www.coursepack.com.br