Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
DCE SOCIOLOGIA 2008.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Cristiane jonas Francisconi
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Ciberinfante criativo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Da avaliação ao acompanhamento
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Atividade complementar 04
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PCN - História.
Transcrição da apresentação:

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008

Objetivo identificar a historicidade presente em aspectos diversos da vida cotidiana, procurando desvendar marcas do passado que permanecem nos objetos, relações, instituições e instâncias diversas da vida.

Procedimento olhar para o passado a partir de perguntas que são postas pelo presente, em diálogo com as experiências dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem: professores e educandos.

Finalidade: iniciação à leitura da própria existência num universo cultural e sócio histórico.

Categoria Central: Temporalidade possibilitar às crianças e pré adolescentes a apropriação e construção de noções temporais fundamentais, como as de passado, presente e futuro, de sucessão e simultaneidade, de mudanças e permanências, de diferenças e semelhanças.

Metodologia deslocar-se, paulatinamente, do universo de vivência e autocentramento, para a possibilidade de descoberta do outro, podendo perceber as diferenças e as mudanças presentes em objetos e aspectos diversos da vivência social. colocar a criança em contato com outras formas de vida, em outras épocas, espaços e culturas.

Eixo Temático: Infância reflexões sobre o ser criança no Brasil hoje e ontem discutir as muitas infâncias em diferentes espaços sociais e culturais,

Planejamento do trabalho docente CAPACIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: I, R, T e C INTRODUZIR, RETOMAR, TRABALHAR CONSOLIDAR

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História PERCEBER A HISTORICIDADE PRESENTE EM ASPECTOS DIVERSOS DA VIDA SOCIAL, INICIANDO O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO DO MUNDO À SUA VOLTA E DE COMPREENSÃO ESPAÇOTEMPORAL.

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História ESTABELECER APROXIMAÇÕES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E EXPERIÊNCIAS SEMELHANTES, EM OUTROS TEMPOS, ESPAÇOS E CULTURAS, PERCEBENDO MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS E INICIANDO-SE, ASSIM, NA APRENDIZAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL E DA VIVÊNCIA DA DIFERENÇA: o que mudou e o que permaneceu, o que é semelhante e o que é diferente entre seus modos de vida e os modos de vida de outros povos, contemporâneos ou de outras épocas, espaços e culturas.

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História COMPREENDER O TEMPO COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL, POR MEIO DO ESTUDO DE ALGUNS INSTRUMENTOS DE MARCAÇÃO E DATAÇÃO DO TEMPO, EM DIFERENTES ÉPOCAS E CULTURAS, TAIS COMO CALENDÁRIOS, LINHAS DO TEMPO, INICIANDO O CONTATO COM NOMENCLATURAS PRÓPRIAS E COM DIFERENTES FORMAS DE MARCAÇÃO TEMPORAL, COMPREENDENDO OUTRAS DIMENSÕES CULTURAIS COMO O TEMPO VIRTUAL E A IDÉIA DE SIMULTANEIDADE:

O tempo dos calendários - um tempo social, um tempo de marcações próprias de cada cultura, de cada época. apropriação dos elementos de marcação do tempo presentes em nossa cultura, como a divisão em dias da semana e meses do ano; análise das formas de organização do tempo em diferentes contextos; compreensão das rotinas diárias como formas de ordenamento temporal; estudo de calendários de outros povos; - conhecimento de diferentes objetos da cultura que são portadores de idéias sobre o tempo, como os relógios, as ampulhetas, os cronômetros, etc.

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História VALORIZAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICOCULTURAL, IDENTIFICANDO ALGUNS DOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DE SUA CULTURA E DE OUTROS GRUPOS, COMPREENDENDOOS COMO REGISTROS FUNDAMENTAIS DA MEMÓRIA SOCIAL E DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS NO TEMPO: - explorar objetos da cultura material do universo da criança, pensar em seus diferentes usos e apropriações por diferentes grupos sociais.

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História CONHECER DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS, DE NATUREZAS DIVERSAS E QUE SE APRESENTEM POR MEIO DE LINGUAGENS E MÍDIAS VARIADAS, INICIANDOSE EM SUA LEITURA E INTERPRETAÇÃO: - O contato com fontes variadas e que apresentam linguagens diversas (imagens, músicas, filmes, desenhos animados, charges, textos escritos, literatura infantil etc.)

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História - INICIAR-SE NA PRODUÇÃO DE REGISTROS DE CONTEÚDO HISTÓRICO, EM SUAS VARIADAS FORMAS, COMO TEXTOS ESCRITOS, DESENHOS, MAPAS, ROTEIROS, FOTOGRAFIA ETC. - Os registros escritos, os desenhos, maquetes, dramatizações, painéis e outras formas de linguagem podem ser recursos valiosos e potencializadores da aprendizagem.

A importância da história na escola disciplina que propicia a compreensão da realidade de inserção da criança e também de iniciação à aprendizagem da convivência com a diferença.