Exposição ao Conselho Deliberativo da SUDAM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Ministério da Cultura.
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Minas Gerais.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Julho de 2007.
Gestão Estratégica na Política Pública
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Integração - Modernização - Descentralização
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Fórum Nacional de Educação
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Apresentação Diagnóstico Social
Plano de Bacia do Rio Caí
Objetivos Específicos:
Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

Estado atual de elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Amazônia (PRDA) Exposição ao Conselho Deliberativo da SUDAM Palmas-TO, 26 de junho de 2009

O Papel da SUDAM na Região A SUDAM constitui-se em um órgão de importância estratégica na estrutura do Governo Federal, uma vez que é a responsável pela articulação das ações de Governos na Região atuando como indutora no processo de desenvolvimento regional, visando à redução das desigualdades regionais previstas na Constituição Federal.

Agenda O processo inicial de elaboração do plano Objetivos do plano Ambiente de emergência do plano Programas propostos na súmula do plano Diretrizes para elaboração do plano Macro-estrutura do plano Fases de elaboração do plano

I. O Processo inicial de elaboração do plano Reuniões de trabalho na SUDAM com Secretários de Planejamento e de Ciência e Tecnologia dos Estados da Amazônia Legal; Reuniões de trabalho em Brasília com técnicos tanto do Ministério da Integração Nacional com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Reuniões de trabalho com o corpo técnico da SUDAM; Produção e apresentação ao CONDEL do documento Súmula Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia disponível em http://planosudam.blogspot.com

I. O Processo inicial de elaboração do plano Realização de duas Reuniões de Trabalho em Brasília com: Ministério da Integração Nacional, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia objetivando ajustar estratégias de construção do plano em consonância com as políticas públicas para o desenvolvimento da Amazônia.

Realização de Oficina de trabalho na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília nos dias 22 e 23 de junho com a finalidade de nivelar as equipes da SUDAM/MI/MPOG/SAE convidando a Casa Civil para definir no nível macro: a) Estratégias e Diretrizes do Plano, b) Modelo de Gestão do Plano e c) Processo de construção e ações a serem empreendidas. Disponível em http://oficinaprda.blogspot.com

II. Objetivos do Plano I – Fortalecimento do processo de regularização fundiária, do ordenamento territorial e da gestão ambiental; II – Garantia da industrialização para a transformação de matérias-prima regional em bens e serviços; III – Garantia de investimentos governamentais para melhoria da logística e transporte multi-modal; IV – Garantia de ampliação, modernização e a consolidação do sistema regional de ciência, tecnologia e inovação; V – Garantia de ampliação e diversificação da matriz energética regional de forma ambientalmente segura;

II. Objetivos do Plano VI – Fortalecimento da mineração social; VII – Fortalecimento do turismo; VIII – Melhoria das condições infra-estruturais da cadeia produtiva da pesca e aquicultura; XIII – Garantia de Incentivos Fiscais e Financeiros para empreendimentos altamente geradores de emprego e renda; XIV – Garantia em caráter complementar, de investimentos públicos e privados nas áreas de infra-estrutura econômica e social, com o propósito de: a) redução das taxas de mortalidade materno-infantil, b) redução da taxa de analfabetismo e c) melhoria das condições de habitação; XV- Garantia de capacitação de recursos humanos combinando o ensino geral com orientação técnica e profissional de acordo com a vocação regional.

III. Ambiente de emergência do plano (O Mosaico) PPA-União PPA-Pará PPA-Amazonas PPA-Mato Grosso PPA-Maranhão Territórios da Cidadania Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia PPA-Amapá PAC PPA-Tocantins PAS PNDR Lei Complementar 124 PPA-Roraima PPA-Rondônia PPA-Acre Plano Marajó Plano Xingú Plano Meio Norte Plano Baixo Tocantins Plano BR-163 . . . Mosaic (Oxford): a combination of diverse elements forming a more or less coherent whole

Incentivos Fiscais e Financeiros da Sudam Programas Estaduais Programas Federais

IV. Programas propostos na súmula do plano PRDA Agricultura, Pecuária e Setor Florestal Reorgani-zação Industrial e Polos Transporte Multimodal Ciência, Tecnologia e Inovação Infra-Estrutura Energética Mineração Social Turismo Setor Pesqueiro Exportação de produtos Regionais Integração Econômica

V. Diretrizes para a elaboração do Plano Considerar a visão de futuro para a Amazônia Legal no desenho de iniciativas nas dimensões estratégica, tática e operacional, voltadas para gestão por resultados. Orientar as ações do plano conforme as leis, planos, programas e projetos existentes para a região. Definir modelo de gestão para elaboração do plano, de forma participativa, considerando o pacto federativo e demais atores envolvidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

V. Diretrizes para a elaboração do Plano Selecionar critérios para regionalização da Amazônia Legal para as ações do plano. Considerar o concurso de recursos orçamentários e financeiros para operacionalização do plano. Estabelecer horizonte temporal para o plano que considere curto, médio e longo prazos.

VI. Macro-Estrutura do plano Apresentação Introdução Contexto Visão de Futuro A Regionalização Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores Programas e Ações Estratégia de gestão e implementação do plano Cronograma Anexos

CAPÍTULOS EMENTA Apresentação O Presidente da República lança o Plano, enunciando suas principais características e resultados esperados. I - Introdução Resgate da capacidade de planejamento do Estado; Importância estratégica da Amazônia (perspectiva Brasil e mundial); Novo paradigma do desenvolvimento regional (equidade social e intra-regional; sustentabilidade ambiental; superação da falsa dicotomia entre desenvolvimento e meio ambiente; capital humano; descentralização e participação, etc.); Comando legal – Lei Complementar 124/07; Papel da SUDAM no processo de gestão do plano; Metodologia de elaboração do plano (participação de órgãos governamentais e sociedade civil organizada, articulação com PPA e outros planos); Limites do plano: horizonte temporal e espacial.; Estrutura do plano

II - Contexto Antecedentes (breve histórico do planejamento regional); Papel da SUDAM para o desenvolvimento da região; A recriação da SUDAM e a LEI COMPLEMENTAR 124; Contexto socioeconômico, ambiental, político e institucional. III - Visão de futuro Tendências e perspectivas temáticas: Ordenamento territorial; Preservação e sustentabilidade ambiental; Atividades produtivas; Inclusão social e cidadania. IV - A regionalização Escolha do modelo de regionalização Selecionar critérios para regionalização da Amazônia Legal para as ações do plano. Estabelecer abordagem regionalizada da Amazônia Legal para elaboração do plano. V - Diretrizes, objetivos, metas e indicadores Diretrizes Objetivos Meta Indicadores (macro-indicadores)

VI - Programas e ações Programas organizados por eixos temáticos estratégicos com a participação e responsabilidades de execução e financiamento específicas de cada ator: Governo Federal (SUDAM e demais órgãos) Governos estaduais Governos municipais Agentes financeiros Iniciativa privada Observações: As ações dos planos e orçamentos federais e estaduais, as linhas financiamento das instituições de fomento e os incentivos fiscais serão as fontes de financiamento de ações especificas desdobradas para o PRDA. Quadro resumo das fontes de recursos. Especificação das ações objeto do Plano, conforme inserções em programas e projetos dos PPA federal e estadual e outras ações negociadas com instituições de Governo federais e estaduais. A macro descrição de cada programa poderá ter os seguintes atributos: Objetivo do Programa; Meta do Programa; Indicador do Programa; Territorialidade do Programa; Ações do Programa; Recursos Financeiros e respectivas fontes; população beneficiada pelo programa.

VII - Estratégia de gestão e implementação do plano A estrutura e os fluxos operacionais e de gestão propostos para a execução do Plano. Arranjo institucional (colegiado institucional); Federalismo cooperativo – estados com participação efetiva no PRDA; Estrutura de gestão (SUDAM; CONDEL; demais comitês). VIII - Cronograma Plano para curto, médio e longo prazos conforme as necessidades de planejamento; Projeto de Lei – dois anos (plano elaborado em 2009) ou um ano (plano elaborado em 2010). Anexos -

VII. Fases de Elaboração do Plano Organização do trabalho Detalhamento do plano de trabalho Contratação da consultoria Elaboração do trabalho Sistematização de diagnósticos da Região Mapeamento de ações, linhas de financiamento e incentivos por eixos temáticos Regionalização adotada Formulação da proposta de plano Discussão e consolidação Apresentação e debates com órgãos federais Contribuição dos Estados da Amazônia Legal Consulta pública Aprovação Formatação final do documento Apresentação ao Condel Formulação de Projeto de Lei e encaminhamento ao Congresso Nacional

Organização do trabalho Detalhamento do plano de trabalho Cronograma Matriz de responsabilidades Calendário de Reuniões Definição dos instrumentos de trabalho Contratação da consultoria Elaboração do termo de referência

Elaboração do trabalho Sistematização de diagnósticos da Região Revisão bibliográfica e documental Elaboração do contexto Elaboração da visão de futuro Mapeamento de ações, linhas de financiamento e incentivos por eixos temáticos Definição dos eixos temáticos Levantamento do PPA-Federal Levantamento do PPA dos Estados Levantamento das linhas de financiamento e dos incentivos fiscais Matriz de mapeamento das ações dos PPA’s linhas de financiamento e incentivos fiscais Regionalização adotada Levantamento dos modelos existentes Seleção de critérios de regionalização Proposta de regionalização da Amazônia Formulação da proposta de plano Definição dos macro-objetivos Definição das macro-metas Definição dos macro-indicadores Definição de Programas e ações

Discussão e consolidação Apresentação e debates com órgãos federais Apresentação do plano e discussão com cada órgão federal envolvido para a obtenção de contribuições Sistemtização das contribuições ao plano Contribuição dos Estados da Amazônia Legal Oficina de trabalho-01: Pará, Amapá e Maranhão Oficina de trabalho-01: Acre, Roraima e Amazonas Oficina de trabalho-01: Tocantins, Mato Grosso e Rondônia Sistematização das contribuições dos Estados Consulta pública Consulta pública via web Sistematização da consulta pública

Formatação final do documento Apresentação ao Condel Aprovação Formatação final do documento Apresentação ao Condel Formulação do Projeto de Lei e encaminhamento ao Congresso Nacional

www.sudam.gov.br