PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Disciplina que faz parte do núcleo específico das ciências da educação , como didática, sociologia da educação Dedica-se ao estudo dos processos educativos com tripla finalidade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Tripla finalidade 1- Contribuir na elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2- Ajudar a elaborar procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e de intervenção 3- Facilitar a instauração de práticas educativas mais eficazes, satisfatórias e enriquecedoras
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PRINCIPAIS CONTEÚDOS OU TEMAS: Processos de mudança decorrentes da participação do individuo em situações educativas Variáveis da situação educativa que se relacionam com os processos de mudança
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Um dos principais interesses: Estudar os processos de mudança de comportamento vinculados a processos de aprendizagem, desenvolvimento e de socialização (inter relação entre pesquisa e básica e aplicada)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Um dos Principais Focos de Estudo : Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
ABORDAGENS TEORICAS para estudo dos processos de DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Comportamentalismo (Behaviorismo): Clássico, Radical e Social Cognitivo A Teoria de Jean Piaget A Teoria Histórico Cultural : Vygotsky e colaboradores A Abordagem psicanalítica: Sigmund Freud, seguidores e dissidentes Perspectivas contemporâneas (neurociencia cognitiva, processamento de informações)