PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Instituto Integral Brasil
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Planejamento - Professor
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicologia Educacional.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Psicologia do Desenvolvimento
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Teorias da Aprendizagem
PSICANÁLISE.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.)
Teoria cognitiva Factores que contribuíram para que a extensão cognitiva do modelo comportamental se tornasse uma necessidade da prática terapêutica: A.
Capítulo 7 Direção.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Institute of Psychology, German Sport University Cologne
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
ABORDAGENS COMPARATIVAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1 1.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução ao processo de aprendizagem
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Introdução à Administração
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Complexo e multideterminado
P SICOLOGIA DO D ESENVOLVIMENTO V IDA A DULTA E ENVELHECIMENTO Profa. Juliana Tonizza Puglia Santos.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Disciplina que faz parte do núcleo específico das ciências da educação , como didática, sociologia da educação Dedica-se ao estudo dos processos educativos com tripla finalidade

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Tripla finalidade 1- Contribuir na elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2- Ajudar a elaborar procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e de intervenção 3- Facilitar a instauração de práticas educativas mais eficazes, satisfatórias e enriquecedoras

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PRINCIPAIS CONTEÚDOS OU TEMAS: Processos de mudança decorrentes da participação do individuo em situações educativas Variáveis da situação educativa que se relacionam com os processos de mudança

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Um dos principais interesses: Estudar os processos de mudança de comportamento vinculados a processos de aprendizagem, desenvolvimento e de socialização (inter relação entre pesquisa e básica e aplicada)

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Um dos Principais Focos de Estudo : Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

ABORDAGENS TEORICAS para estudo dos processos de DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Comportamentalismo (Behaviorismo): Clássico, Radical e Social Cognitivo A Teoria de Jean Piaget A Teoria Histórico Cultural : Vygotsky e colaboradores A Abordagem psicanalítica: Sigmund Freud, seguidores e dissidentes Perspectivas contemporâneas (neurociencia cognitiva, processamento de informações)