Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Advertisements

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
POMMAR/USAID-Partners
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Levantamento, construção e diagnóstico
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Audiência Pública Plano Plurianual
Projeto de saúde e qualidade de vida
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
ORÇAMENTO CRIANÇA O Orçamento Criança e Adolescente contém o que você precisa saber sobre o que foi gasto ou está previsto para ser gasto com a criança.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA GESTÃO
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
ABRIL 2010.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
AT – PLANEJAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIEDADE PLANEJAMENTO O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Quanto fazer? Onde fazer?
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Movimento Nossa São Paulo 1.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CRICIUMA
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
MAIO 2010.
APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO CASQUEIRO. CICLO ORÇAMENTÁRIO PLANO PLURIANUAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PPA CUBATÃO 2010/2013.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
A importância do Programa Vida Ativa
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
twitter.com/funasa.
APRESENTAÇÃO DA LOA PARA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Transcrição da apresentação:

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento das Ações Governamentais/GPMG 30/09/2015 CMBH Orçamento Temático do Idoso Metodologia do Orçamento Temático do Idoso 2014/2015 Denise Rezende Barcellos SMPL

Orçamento do Idoso É o conjunto de ações e despesas destinadas ao idoso, selecionadas, agrupadas e consolidadas a partir do orçamento público ou de sua execução orçamentária, de acordo com a metodologia desenvolvida. Política de transparência em relação ao Orçamento Municipal

2009 Elaboração do Orçamento Temático, metodologia Fund. Abrinq para OCA Validação da metodologia – Conselho Mun. Idoso 2013 – Participação mais efetiva do Conselho na elaboração do PPAG – Inclusão do Orçamento Temático do Idoso na Lei Orçamentária Anual/LOA Publicação do Orçamento Temático no site PBH/Contas Públicas; quadrimestral Linha do Tempo

Metodologia do Orçamento do Idoso 1) Análise do Plano Plurianual (PPAG), onde estão localizados todos os programas com seus respectivos projetos e atividades. 2) Seleção Direta de todos os programas que tem influência direta ou indireta na vida do idoso. 3) O grau de influência dos programas na vida dos idosos foi considerado por meio de pesos, que foram atribuídos ao total de recursos destinados ao programa, estimando-se assim o montante total.

Metodologia do Orçamento do Idoso 4) Os pesos foram aplicados ao total dos recursos segundo o seguinte critério:  Exclusivos:  Influência absoluta na vida dos idosos: 100% dos recursos.  Não-exclusivos:  Média influência na vida dos idosos: 50% dos recursos;  Pequena influência na vida dos idosos: 25% dos recursos;  Influência proporcional na vida dos idosos, de acordo com o percentual de participação dos idosos no total da população do município: 12%* dos recursos. (*) Fonte: Censo IBGE/2010

Metodologia do Orçamento do Idoso 5) Alocação do programas, ações e subações segundo Eixos e Áreas de atuação: Eixo 1: Promovendo Vidas Saudáveis Eixo 2: Educação, Qualificação Profissional, Geração de Trabalho e Renda Eixo 3: Direitos Humanos, Cidadania e Proteção Social

Metodologia do Orçamento do Idoso 3 Eixos e 12 Áreas de atuação. Eixo 1: Promovendo Vidas Saudáveis Área 1 – Saúde; Área 2 – Abastecimento e Segurança Alimentar; Área 3 – Esportes e lazer; Área 4 – Saneamento e Limpeza Urbana; Área 5 – Habitação.

Metodologia do Orçamento do Idoso 3 Eixos e 12 Áreas de atuação. Eixo 2: Educação, Qualificação Profissional, Geração de Trabalho e Renda Área 1 – Educação; Área 2 – Cultura; Área 3 – Qualificação profissional, geração de trabalho e renda.

Metodologia do Orçamento do Idoso 3 Eixos e 12 Áreas de atuação. Eixo 3: Direitos Humanos, Cidadania e Proteção Social Área 1 – Transferência de renda; Área 2 – Assistência social; Área 3 – Garantia de direitos, protagonismo e movimentos sociais; Área 4 – Transporte.

Comparativo 2014/2015 Eixo/ Sub EixoOrçamento 2014Orçamento 2015 Direitos Humanos, Cidadania, Segurança e Proteção Social , ,00 Assistência Social , ,00 Garantia de Direitos, Protagonismo e Movimentos Sociais , ,00 Segurança Pública , ,00 Transferência de Renda , ,00 Educação, Qualificação,Geração de Trabalho e Renda , ,00 Cultura , ,00 Educação , ,00 Qualificação Profissional, Geração de Trabalho e Renda , ,00 Promovendo Vidas Saudáveis , ,00 Abastecimento e Segurança Alimentar , ,00 Esporte e Lazer , ,00 Habitação e Política Urbana , ,00 Saneamento e Limpeza Urbana , ,00 Saúde , ,00 TOTAL GERAL , ,00 % Idoso/PBH6,94%8,23% Orçamento PBH , ,00

Principais Ações Programa Cuidado Especial Grupo de Convivência para Idosos Acolhimento Institucional para Idosos – ILPIs Revitalização /Aquisição de Equipamentos para ILPIs Projeto Cuidador de Idosos Atendimento e Orientação à Pessoa Idosa e a Família no Centro de Referência da Pessoa Idosa Fornecimento de Kits Escolares para Estudantes Idosos Qualificação do Atendimento ao Idoso – EJA Gerenciamento da Assistência Alimentar e Nutricional às ILPI’s Construção, Ampliação e Reforma de Equipamentos Esportivos e Áreas de Lazer Programa Vida Ativa/BH Cidadania Encontro Vida Ativa Caminhada do Envelhecimento Saudável Atendimento Kit Idoso

Principais Desafios  Identificação dos gastos com os Idosos;  Identificar os órgãos que tem despesas com Idosos;  Monitorar as metas e o orçamento do Idoso;  Acompanhar as prestações contas.

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento das Ações Governamentais/GPMG 30/09/2015 CMBH Orçamento Temático do Idoso Obrigada! Denise Rezende Barcellos Gerência de Planejamento e Monitoramento das Ações Governamentais/GPMG Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (31)