Sandra Valéria Martins Pereira Maria Márcia Bachion

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
Advertisements

Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante Dayana Clênia Castro
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
ABORTAMENTO Profa Sheyla Fernandes –
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Sexualidade na Gestação
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS EM ONCOLOGIA FUNDAMENTADA NA TAXONOMIA DA NANDA E E DA NIC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR.
Infecções do Trato Urinário
Óbitos Infantis e Fetais
Populações negras e Suas Doenças genéticas
Douglas Portella/Diego veira
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Questões obstetrícia 2 SES 2011.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
ASPECTOS LEGAIS O ato de prescrever ou testar uma gestante acarreta a obrigação de um dever. Se o dever for violado e provocar dano à gestante existe negligência.
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
Raciocínio Clínico Formulação do Diagnóstico de Enfermagem
ASPECTOS LEGAIS O ato de prescrever ou testar uma gestante acarreta a obrigação de um dever. Se o dever for violado e provocar dano à gestante existe negligência.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PRÉ-NATAL:
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Saúde e beleza ao alcance das suas mãos
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ABORTAMENTO Perda espontânea ou induzida dos produtos da concepção antes que o feto seja viável (20 a 24 semanas de gestação ou atingir o peso fetal de.
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Concepção uma nova vida
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL (EN)
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Daniela Silva Erica Rodrigues Francielly Sabino Karina Alves Paula Priscila Priscila Queiros Talita Oliveira.
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
da possibilidade de uma gestação.
Aspectos éticos e legais
Restrição do crescimento intra uterino
Aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos do Diabetes Mellitus Gestacional –estudo de coorte multicêntrico.
Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim
ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
Diagnóstico de Enfermagem
1.
Assistência ao Pré-natal
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Aptidão Física Educação Física II.
PLACENTA PRÉVIA CONCEITO
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM *SAE*
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Diagnósticos de Enfermagem
Avaliação nutricional no paciente enfermo
Planejamento e implementação
Nutrição de Risco: Gravidez na Adolescência
ESTUDO DE COORTE -Estudos observacionais - a situação dos participantes quanto à exposição determina sua seleção para o estudo ou sua classificação após.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Diagnósticos de enfermagem identificados em gestantes durante o pré-natal Sandra Valéria Martins Pereira Maria Márcia Bachion Rev Bras Enferm 2005 nov-dez; 58(6): 659-64

INTRODUÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO Transformações que acompanham a gestação; Políticas públicas na área da saúde materno-infantil; Atuação do Enfermeiro no Pré-Natal; Utilização dos Diagnósticos de Enfermagem.

INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA Os Diagnósticos de Enfermagem permitem nortear a tomada de decisão, seleção de intervenções de enfermagem individualizadas, documentação e avaliação do cuidado.

OBJETIVO Analisar o perfil de Diagnósticos de Enfermagem da Taxonomia II da NANDA em mulheres ao longo do período gestacional.

PERCURSO METODOLÓGICO Tipo de Estudo: Decritivo, longitudinal; Amostra: 11 gestantes de baixo risco; com idade gestacional entre 10-36 semanas, distribuídas em quotas (três do primeiro, quatro do segundo e quatro do terceiro trimestre de gestação); Local: ambulatório pré-natal. Período: janeiro a julho de 2004 – 62 consultas de enfermagem fundamentadas no Modelo Conceitual de Orem.

PERCURSO METODOLÓGICO Instrumento de Coleta de Dados: roteiro semi-estruturado; Técnica de Coleta de Dados: Entrevista semi-estruturada; Exame clínico; Observação participante; Medidas biofisiológicos; Rotulação do Diagnóstico de Enfermagem. Aspectos Éticos.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

RESULTADOS - Risco para infecção (DST-AIDS e tétano puerperal e neonatal) relacionado com conhecimento insuficiente para evitar a exposição a patógenos; - Risco para infecção (colo de útero) relacionado com conhecimento insuficiente para evitar exposição a patógenos, defesas primárias inadequadas devido à presença de secreção e mudança de PH vaginal; - Integridade tissular prejudicada (colo de útero) relacionada com déficit de conhecimento e a agentes irritantes evidenciado por mucosa uterina lesada;

RESULTADOS - Déficit do autocuidado para banho e higiene relacionado com prejuízo músculo-esquelético evidenciado por incapacidade de lavar parte inferior do corpo. - Dor aguda (membros inferiores, pelve, região inguinal e lombar) relacionada a agentes biológicos e psicológicos evidenciada por verbalização, gestos protetores, distúrbios do sono, comportamento expressivo. - Padrão do sono perturbado evidenciado por queixas verbais de não se sentir descansada.

RESULTADOS Intolerância a atividade percebida (gestante) relacionada com desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio evidenciado por verbalização de fadiga, fraqueza, desconforto e dispnéia de esforço; - Incontinência urinária por pressão relacionada com pressão intra-abdominal alta devido ao útero gravídico evidenciada por relato de urgência urinária e freqüência urinária a intervalos menores do que uma hora;

RESULTADOS - Constipação relacionada com motilidade diminuída do trato gastrintestinal secundária a gravidez e atividade física insuficiente evidenciado por verbalização de mudanças no padrão intestinal, dor na passagem das fezes e frequência diminuída; - Conhecimento deficiente relacionado à falta de acesso a conhecimentos adequados evidenciado por verbalização de dúvidas e falta de conhecimento sobre assuntos diversos. - Risco para amamentação ineficaz relacionado com déficit do conhecimento e anomalia do peito; - Risco para lesão fetal relacionado exposição a agentes químicos (nicotina).

RESULTADOS - Dor (punho) relacionada com agentes físicos e biológicos evidenciado por verbalização e esfrega do local. - Eliminação urinária prejudicada relacionada com infecção do trato urinário evidenciado por disúria. - Campo de energia perturbado relacionado à gestação evidenciado por palavras. - Risco para lesão (fetal e materna) relacionado com hipóxia tecidual da placenta secundária a hipertensão arterial moderada.

RESULTADOS - Risco para nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais relacionado à ingestão de alimentos sólidos no final do dia e peso acima da linha de base no início da gestação e disfunção dos padrões alimentares; - Crescimento desproporcional da gestante relacionado com comportamentos alimentares mal adaptados, apetite insaciável e nutrição materna evidenciado por peso acima do percentil 90 da curva de ganho ponderal da gestante.

RESULTADOS - Náusea relacionada com irritação do trato gastrintestinal evidenciada por verbalização de enjôo; - Nutrição desequilibrada: para menos que as necessidades corporais relacionada a incapacidade para ingerir ou digerir ou absorver nutrientes devido a fatores biológicos, psicológicos ou econômicos evidenciado por verbalização de consumo de alimentos menos do que o recomendado no dia;

RESULTADOS - Risco de nutrição alterada para menos que as necessidades corporais relacionado com fatores psicológicos; - Membrana mucosa oral prejudicada relacionada com alterações dos níveis hormonais evidenciada por hiperemia e hiperplasia gengiva e presença de epúlide; - Integridade da pele prejudicada relacionada com estado metabólico alterado (gravidez);

RESULTADOS - Comportamento de busca de saúde percebido (na gravidez) evidenciado por desejo expresso e observado de maior controle sobre as práticas de saúde e de buscar u nível mais elevado de saúde;

CONCLUSÃO O elenco de diagnósticos de enfermagem identificados durante esta pesquisa denota tanto respostas do organismo frente às especificidades da gestação, como déficits de autocuidado; Necessidade da atuação de uma equipe interdisciplinar e de atendimento mediante atividades individuais e grupais, necessitando de ações integradas de profissionais qualificados nesta área;

CONCLUSÃO Valorização da prática da consulta de enfermagem e todas as prerrogativas nela implícitas, como diagnosticar e prescrever ações de competência da profissão; Aproximação do enfermeiro com a pessoa da gestante; Diretrizes dos programas de saúde nessa área precisam ser repensadas e reestruturadas para que possam ser realmente condizentes com as reais necessidades dos usuários dos serviços de saúde.

Obrigada!