Carlos Santos Diana Oliveira 2522 Sistemas Hipermédia 2011/2012
Questionários de usabilidade Tipos de escalas Implementação de questionários
Métrica para definir: ◦ Efectividade ◦ Eficiência ◦ Satisfação O conceito de usabilidade está definido segundo a norma ISO 9241
É um método para: ◦ Elicitação de informação ◦ Gravação de informação ◦ Colecta de informação
Questões fechadas (resposta pré-definida) ◦ Factuais Questões abertas (resposta livre) ◦ Opinião ◦ Atitudes Qual o melhor tipo?
Entrevistados motivados ◦ Questionários longos funcionam bem ◦ Questionários curtos funcionam bem Entrevistados não-motivados ◦ Questionários longos funcionam mal ◦ Questionários curtos funcionam melhor
Este tipo de questões solicita ao entrevistado o seu grau de acordo/desacordo com uma série de declarações
Este tipo de questões estão formadas de forma a representar uma espécie de oposição polar na mente do entrevistado
Aqui o entrevistado tem de escolher a sua posição, numa escala entre dois termos bipolares
Esta escala pede ao entrevistado para atribuir um valor numérico a um produto/marca/serviço, incluindo valores negativos e em que o 0 corresponde ao adjectivo a qualificar.
(Least extreme) Are you willing to permit immigrants to live in your country? Are you willing to permit immigrants to live in your community? Are you willing to permit immigrants to live in your neighborhood? Are you willing to permit immigrants to live next door to you? Would you permit your child to marry an immigrant? (Most extreme) E.g., agreement with item 3 implies agreement with items 1 and 2. Este tipo de questões está estruturado na forma de uma colecção de afirmações/questões que gradualmente se vão tornando mais extremas