Carlos Santos 35944 Diana Oliveira 2522 Sistemas Hipermédia 2011/2012.

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Transcrição da apresentação:

Carlos Santos Diana Oliveira 2522 Sistemas Hipermédia 2011/2012

 Questionários de usabilidade  Tipos de escalas  Implementação de questionários

 Métrica para definir: ◦ Efectividade ◦ Eficiência ◦ Satisfação  O conceito de usabilidade está definido segundo a norma ISO 9241

 É um método para: ◦ Elicitação de informação ◦ Gravação de informação ◦ Colecta de informação

 Questões fechadas (resposta pré-definida) ◦ Factuais  Questões abertas (resposta livre) ◦ Opinião ◦ Atitudes  Qual o melhor tipo?

 Entrevistados motivados ◦ Questionários longos funcionam bem ◦ Questionários curtos funcionam bem  Entrevistados não-motivados ◦ Questionários longos funcionam mal ◦ Questionários curtos funcionam melhor

Este tipo de questões solicita ao entrevistado o seu grau de acordo/desacordo com uma série de declarações

 Este tipo de questões estão formadas de forma a representar uma espécie de oposição polar na mente do entrevistado

 Aqui o entrevistado tem de escolher a sua posição, numa escala entre dois termos bipolares

 Esta escala pede ao entrevistado para atribuir um valor numérico a um produto/marca/serviço, incluindo valores negativos e em que o 0 corresponde ao adjectivo a qualificar.

(Least extreme)  Are you willing to permit immigrants to live in your country?  Are you willing to permit immigrants to live in your community?  Are you willing to permit immigrants to live in your neighborhood?  Are you willing to permit immigrants to live next door to you?  Would you permit your child to marry an immigrant? (Most extreme)  E.g., agreement with item 3 implies agreement with items 1 and 2. Este tipo de questões está estruturado na forma de uma colecção de afirmações/questões que gradualmente se vão tornando mais extremas

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