A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental

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Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH), CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PGDR) GIOCONDA SOARES DE ALMEIDA A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental ORIENTADOR: Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos CO-ORIENTADOR: Leliana Santos Souza SALVADOR 2009

VISÃO PANORÂMICA DA TEMÁTICA (de forma sintética, explicitar o tema) INTRODUÇÃO VISÃO PANORÂMICA DA TEMÁTICA (de forma sintética, explicitar o tema) + PRESSUPOSTOS DA INVESTIGAÇÃO (de forma dissertativa, com um gancho textual)

ENUNCIADO DO PROBLEMA DA PESQUISA A PERGUNTA CENTRAL (preferencialmente, de forma interrogativa?)

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA EM APROXIMADAMENTE 02 OU 03 PARÁGRAFOS, EXPLICITAR / CARACTERIZAR O PROBLEMA DA PESQUISA, EVITANDO QUE A PROBLEMÁTICA FIQUE RESTRITA A UMA INTERROGAÇÃO. CABE, INCLUSIVE, DELIMITÁ-LA NO TEMPO E NO ESPAÇO.

HIPÓTESES DA PESQUISA PROVÁVEIS RESPOSTAS AO PROBLEMA LEVANTADO (não usar interrogação, mas assertivas)

QUESTÕES NORTEADORAS INDAGAÇÕES DERIVATIVAS DO ENUNCIADO DO PROBLEMA (caso não opte por trabalhar com hipóteses)

JUSTIFICATIVA PESSOAL, SOCIAL E CIENTÍFICA (social - enfatizar os princípios da relevância, oportunidade e viabilidade do estudo, bem como a contribuição social para a organização ou para a administração pública)

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS (os específicos devem guardar nexo com o geral. Por outro lado, começar com as operações menos para as mais complexas)

METODOLOGIA TIPOLOGIA QUANTO AOS OBJETIVOS; MÉTODO UTILIZADO; EXPOSIÇÃO DA NATUREZA DO OBJETO; ABORDAGENS UTILIZADAS; DISCRIMINAÇÃO DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS E ELETRÔNICAS; PESQUISA DE CAMPO - UNIVERSO, AMOSTRA, CRITÉRIO AMOSTRAL, INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, PRÉ-TESTAGEM, APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E EXPLICITAÇÃO DA TABULAÇÃO E TRATAMENTO DOS DADOS

SINOPSE DAS SEÇÕES OU CAPÍTULOS (desenvolvimento do trabalho) + SINOPSE DAS SEÇÕES OU CAPÍTULOS (desenvolvimento do trabalho)

ESBOÇO DO CORPO DO TRABALHO TÍTULO E SUBTÍTULOS DOS CAPÍTULOS OU SEÇÕES DO TRABALHO (indicar os expoentes que fundamentarão cada capítulo) OBS.: Caso já tenha algum capítulo iniciado, poderá sintetizá-lo.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS Parte dedicada a apresentação das tabelas, gráficos e outras ilustrações decorrentes da coleta de dados da pesquisa empírica (de campo). Para cada questão do (s) instrumento (s) utilizado (s) resulta/implica em uma ilustração, seguida de comentário e inferência e/ou técnica qualitativa (análise de conteúdo, análise do discurso, etc.). OBS.: Nesta fase de pré-banca a conclusão não será exigida

CONCLUSÃO Parte final do texto ou Relatoria da Pesquisa, na qual tem início com uma retrospectiva dos pontos-chave de cada capítulo/seção/parte, seguida da explicitação do alcance dos objetivos traçados na introdução, bem como a exposição da comprovação ou refutação das hipóteses. Ressalte-se a procedência do assentamento do juízo de valor do autor, de forma macro, sobre o objeto trabalhado. É facultada, no encerramento, a apresentação de recomendações/sugestões acerca de futuros desdobramentos sobre a temática explorada. OBS.: Nesta fase de pré-banca a conclusão não será exigida

REFERÊNCIAS OBEDECER AO QUE DISPÕE A NBR 6023:2003 DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) OBS.: Caso já tenha elaborado instrumento (s) de coleta de dados, estes serão apêndices.