Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
TCC: Monografia e/ou Artigo
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Os níveis básicos da leitura
O PONTO PRETO.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Em busca de uma compreensão
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Conhecimento.
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Experiências das Três Leis de Newton
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
Pesquisa do Vaticano – abril/2008 EUA, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. "Os evangelhos são parte da Bíblia?“;
Profª. Taís Linassi Ruwer
Iniciação Científica º Série/EM.
BOA TARDE! Odilon Cunha Jr. Psicólogo (CRP 08/08863)
Organizando o trabalho pedagógico
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
O que é Ciência.
CONHECENDO O CORAÇÃO DE JESUS
01 Por que estou aqui?. 01 Por que estou aqui?
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Transcrição da apresentação:

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz

Relembrando a proposta... Pesquisa: níveis de conhecimento –Senso comum –Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?

Ler artigo de jornal Buscar na biblioteca livros que tragam definições –Senso comum –Senso crítico Como fazer...

Tsunami Tsunami s.m.(pal. jap.) Vaga marinha gigantesca, provocada por erupção vulcânica ou movimento de terra submarino.

Em meio à tragédia que se abateu sobre o sudeste asiático, surpreendem fatos comoventes, mas especialmente me chamou à atenção o gesto de uma criança.

Uma menina britânica de dez anos de idade salvou cem outros turistas de serem arrastados pela tsunami.

Ela foi capaz de alertar sobre a chegada da onda gigante por ter aprendido sobre o fenômeno semanas antes na escola

“Eu estava na praia, e o mar começou a ficar de um jeito estranho. Começaram as bolhas, e a maré recuou de repente, de uma vez só. Eu percebi o que estava acontecendo e pressenti que viria uma tsunami.”

Tilly reconheceu os sinais de perigo, porque havia feito trabalho na escola sobre as ondas gigantes causadas por terremotos.

A ação rápida da mãe de Tilly e dos funcionários do hotel tailandês possibilitou que a praia de Maikhao fosse esvaziada, minutos antes da chegada da onda. A praia foi uma das poucas na ilha de Phuket em que ninguém morreu.

O professor da criança, Andrew Kearney, afirmou: “não pude deixar de pensar na missão da escola. O gesto da menina de dez anos deveria fazer a gente olhar para a escola de outro jeito...

... e tirar dela a cobrança por resultados imediatos, mas comprometê-la com a responsabilidade de construir sentido de vida e salvar vidas, que começa com ensinar a ler sinais de ameaças.”

Não é importante apenas o conteúdo que nós professores vamos ensinar. O importante é como vocês irão aplicar o que aprenderam!

Viver é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso continuar se movendo. Albert Einstein

A escola proporciona uma experiência desafiadora e gratificante que, na idade adulta, ganha um viés mais tenso...

Objetivo constante do estudo é amadurecer o espírito ou como escreveu Francis Bacon em Ensaios

Aula anterior... 1.Conceito de conhecimento 2.Processo de produção do conhecimento 3.Modos de apropriação do conhecimento

... Sobre a tarefa... Pesquisa: níveis de conhecimento – Senso comum – Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?

Níveis do conhecimento – comum e crítico – e seus significados para a vida humana

Senso comum É a compreensão da realidade, constituída de um conjunto de opiniões, hábitos e formas de pensamento, assistematicamente estruturada e utilizada diariamente pelos seres humanos como forma de entendimento e como forma de orientação de suas vidas.

Características do senso comum Manifesta... Imprecisão; Utilização de crenças; Fragmentariedade; Inconsciência do alcance e das conseqüências; Miopia utilitarista.

Senso crítico É a compreensão da realidade a partir da racionalidade. Exige um patamar superior de investigação – sistemática, metódica e crítica – e produz um entendimento mais significativo e abrangente da realidade, ultrapassando o senso comum em metodicidade e universalidade de interpretação.

Características do senso crítico Intencional Tem compromisso com a verdade É metódico: faz uso de recursos metodológicos

Para casa... Trazer novos artigos de seu interesse, buscando livros relacionados a eles. Realizar o trabalho proposto.

O Trabalho... Realizar um trabalho sobre o tema “Trinômio: verdade - evidência - certeza ” Pesquisar no texto“O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento” (a ser enviado por e- mail) e em livros...

Ler o texto Buscar na biblioteca ou em casa livros que tenham respostas para as questões –o homem pode conhecer a verdade? –o que é a verdade? Para buscar respostas procurem discorrer sobre verdade, evidência e certeza. Em seguida, estabeleçam a relação trinomial entre esses três conceitos. Como fazer...

Como entregar... Seguir orientação dada em aula... –Digitado –Com folha de rosto –Corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) –Listagem de referências (referências consultadas - livros, jornais, internet etc.)

Estrutura do trabalho REFERÊNCIAS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO FOLHA DE ROSTO

Data de entrega... 30/10/2010 Avaliação O trabalho tem o valor de até vinte pontos (20) do total de 100 pontos.

Método científico Um estudo de caso a aplicação do método científico Filme: “Histórias de cozinha”