EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA. Caracterização da Escola - 2012 250 Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
Angélica/MS.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
O MOVIMENTO DO ABINV NA ESCOLA EMEF JOSÉ BENIGO GOMES.
Capacitação dos professores
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Introdução INTRODUÇÃO
CURRICULO +.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Monitores: João Paulo Silva do Monte Lima
OBJETIVOS Objetivo Geral
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
 A) Título da produção digital: “Festejando os “50 anos da EMEI JP PATINHO FEIO” utilizando suportes tecnológicos de comunicação”  B) Nome completo da.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Alfabetizando com informática
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO 2013 Ações do Supervisor.
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas MUNICÍPIOESCOLAS Municipais/Estaduais PROFESSORESALUNOS CampinasEMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
6º Evento Uca-Unicamp: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci PROGRAMA uM cOMPUTADOR POR aLUNO – uca mINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituição de ensino.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
vídeo
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projetos e Sequências Didáticas
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA

Caracterização da Escola Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor

ProfessoresSérie/Disciplina Adenir Abrantes GomesCiências Alvina Maria da Silva A. TolentinoArte Ângela Maria PereiraGeografia Cleonice dos santos3º Ano Danilo da Silva MarteloInglês Dinalva Barbosa dos SantosEscola da Família Elizângela Medeiros da RochaArte Elza Porto5º Ano Francisco Olivio Botelho de carvalhoEd. Física Heriberto Buosi5º Ano Ivanilde Pereira SatinEtapa I Ivone Maria Lourenço FernandesLíngua Portuguesa Jane Patrícia Satin SantanaMatemática Jeniffer Santos Soares2º Ano Juliana Aparecida dos Santos Souza1º Ano Juliana de Oliveira Pinto4º Ano Kellenn Tatiane Frota GomesLíngua Portuguesa Valéria Céspedes GarciaEtapa II Vanessa Rufino Vieira Gomes MoritaHistória

ProfessoresSérie/Disciplina Adenir Abrantes GomesCiências Alvina Maria da Silva A. TolentinoArte Ângela Maria PereiraGeografia Cleonice dos santos3º Ano Danilo da Silva MarteloInglês Dinalva Barbosa dos SantosEscola da Família Elizângela Medeiros da RochaArte Elza Porto5º Ano Francisco Olivio Botelho de carvalhoEd. Física Heriberto Buosi5º Ano Ivanilde Pereira SatinEtapa I Ivone Maria Lourenço FernandesLíngua Portuguesa Jane Patrícia Satin SantanaMatemática Jeniffer Santos Soares2º Ano Juliana Aparecida dos Santos Souza1º Ano Juliana de Oliveira Pinto4º Ano Kellenn Tatiane Frota GomesLíngua Portuguesa Valéria Céspedes GarciaEtapa II Sem Professor Específico no Momento História Dos 19, apenas 7 participaram da formação em anos anteriores

Plano de Ação 2012 Ações de Formação Ações de Uso dos Laptops

Ações de Formação O que?Para quê?Como?Onde?Quando? Formação de Professores Fornecer subsídios mínimos para garantir o uso pedagógico dos laptops Através de encontros sistemáticas, onde a troca de experiências entre professores é possível Na própria escola Quinzenalmente – Nos HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) ou HTPF (Hora de Trabalho Pedagógico Formação. Formação Alunos Integrados Aprofundar o conhecimento dos alunos, para que possam contribuir e auxiliar o professor no desenvolvimento das atividades. Através de encontros com a equipe local de formação, e de realização de atividades propostas. Na própria escola e em casa Quinzenalmente – Em horário oposto ao período que freqüenta. Lousa Interativa Ampliar as possibilidades pedagógicas de usar o laptop Orientação de como utilizar os recursos que a lousa oferece – Através do uso contínuo Na escola – sala onde a lousa está localizada Sempre que oferecido pela SME e/ou quando fizer necessário Projeto “Inclusão Digital” Atender solicitação da comunidade e garantir o acesso às tecnologias. Aulas práticas e teóricas – Ministrada pela monitora Laboratório de Informática da escola Assim que os equipamentos necessários forem adquiridos – No decorrer do ano letivo

Ações de Uso dos Laptops O que?Para quê?Como? Estimular o uso freqüente do equipamento nas aulas Garantir o uso das máquinas; Estimular/fortalecer o conhecimento; Despertar maior interesse nas atividades trabalhadas; Tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas; Possibilitar formas variadas de se ensinar/aprender um conteúdo; Acesso rápido às informações Fortalecer o corpo docente, de modo que se sintam seguros na utilização pedagógica do equipamento; Continuidade dos encontros de formação Ampliar as solicitações de tarefas e trabalhos extraclasse com o uso da ferramenta – Levar o laptop para casa Estimular a realização dos trabalhos; Oferecer oportunidades de pesquisa e busca de conhecimento à todos; Reforçar o conteúdo trabalhado em sala Criar um cronograma semanal de tarefas, a fim de que contemplem todas as disciplinas DROPitTO Facilitar o envio e a correção dos trabalhos feitos na máquina Orientar/Capacitar todos os alunos e professores para o uso do programa Valorização da utilização dos recursos da máquina (softwares) Gerar independência da internet; Mostrar que é possível desenvolver um plano de aula, sem a utilização da mesma. Explorar a máquina - Mostrar as possibilidades que a mesma apresenta/Exemplos Datas Comemorativas, Projetos e Ações Complementares Propiciar momentos de aprendizagem compartilhada; Ter acesso as diversas fontes de informação de maneira rápida e acessível; Complementar os conteúdos propostos Estimular as pesquisas e oferecer dicas e sugestões de como desenvolver um bom trabalho; Utilizar o laptop como recurso pedagógico, mais uma ferramenta que esta a disposição do professor

Cenários Desenvolvidos em 2012

DataProfessor Responsável DisciplinaSérie Recursos Utilizados (Laptop) Conteúdo DesenvolvidoMetodologia 01/03 Ângela Maria PereiraGeografia 8ªA sérieInternet A importância das Transnacionais na Economia Global Analisar texto, e pesquisar significado das palavras e expressões em destaque, elaborando um comentário individual; Localizar Multifuncionais, e organizar dados em tabelas; Construir mapa de fluxos, a partir de um mapa mudo, criar legendas e título, apontar origem e destino de cada produto 02/03 Juliana SouzaLíngua Portuguesa 1ªA AnoInternet Vogais Organizar os alunos em duplas,onde deverão completar, identificar e reconhecer as vogais ausentes nas palavras. 05/03Danilo MarteloInglês8ªAInternetComparativos e Superlativos Leitura e compreensão do texto introdutório - Pesquisar curiosidades do guines book; Realizar as atividades da apostila 06/03 Cleonice dos Santos Língua Portuguesa 3ºA Ano Internet, Kword Brinquedos Antigos- A importância de conservar os brinquedos Roda de conversa sobre o tema; Levantamento de informações; Pesquisa com familiares sobre brinquedos e brincadeiras antigas; Como conservar os brinquedo 08/03Danilo MarteloInglês7ªA Série Internet, Kword Momento histórico da música de Pink Floyd “We don’t need” nos EUA - Verbo Auxiliar “Do e Does” nas formas afirmativa, negativa e interrogativa Roda de conversa (sondagem), Pesquisar momento histórico dos EUA, época, moda, líderes; Relatar o que foi encontrado; Atividades utilizando os verbos auxiliares

DataProfessor Responsável DisciplinaSérie Recursos Utilizados (Laptop) Conteúdo DesenvolvidoMetodologia 13/03Heriberto BuosiMatemática 5ºA Ano Gerador de DiagramasGráficos Coleta de dados (idade dos alunos da sala). A partir destas informações criar gráficos, com legendas e cores diferenciadas, Análise dos resultados 13/03Ivone Lourenço Língua Portuguesa 7ªA sérieInternetMangás Pesquisa sobre o que são Mangás (Pesquisa sugerida pela apostila) 14/03Ivone Lourenço Língua Portuguesa 5ªA sérieInternet Fábulas – Monteiro Lobato e Millôr Fernandes Pesquisar fábulas do escritor Monteiro Lobato e do Millôr Fernandes, Realizar a leitura; Transcrever a que mais gostou, observando paragrafação, pontuação, acentuação e letras maiúsculas 15/03 Jane Patrícia satin Matemática6ªA série InternetCoordenadas Cartesianas Pesquisar no site de “Sud Mennucci” a localização dos alunos no distrito e município; Elaborar e ampliar mapa do distrito 15/03Jane Patrícia Satin Matemática8ªA série InternetEstatística – Média, Moda e Mediana Medidas de tendência central de uma pesquisa

Tá Acontecendo na Minha Escola! Professor Heriberto Buosi – 5º Ano Professora Jane Patrícia - Matemática