Rosa Lúcia Rocha Ribeiro - UFMT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Acolhendo e construído vínculos
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Habilidades em Comunicação V
PROGRAMA ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA
A Enfermagem na Era da Informática
“Os Incríveis”.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Direito da Infância e Adolescência
Funções Mentais Superiores
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Ludicidade... 1ª brincadeira (PC e Dicionário)
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Terapia analítico-comportamental infantil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Preparação de Conteúdos Específicos Concursos Públicos Educação Thiago Elias Merlo 2013.
Direito da Criança e do Adolescente Profa. Luanna Tomaz
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Entrevista.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Tratamento Abordagem Auto-explicativa
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

O brinquedo e o brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança e família* Rosa Lúcia Rocha Ribeiro - UFMT *Material elaborado com base no curso sobre “Brinquedo Terapêutico” ministrado pela Dra. Circéa Amália Ribeiro – UNIFESP/GEBrinq

DEFINIÇÃO DE BRINQUEDO/ BRINCAR Brincar deriva da palavra BRINCO, que vem do latim VÍNCULO, cujo significado é fazer laços, ligar-se. SABOYA

-Conceito de brincar: Criar vinculo, fazer laços, ligar-se -Conceito de brincar: Criar vinculo, fazer laços, ligar-se.   -Brincar e Brincadeira: Ato ou situação de brincar.   -Brinquedo: Ato ou situação de brincar. Objeto utilizado para brincar   -Jogo e Brinquedo: sinônimos

Em inglês: Therapeutic play = brinquedo terapêutico Toy = refere-se ao objeto, não se usa therapeutic toy!

Características do comportamento de brincar É uma atividade espontânea Elemento de prazer Livre de conflitos e tensões Tem um fim em si mesma Intensa motivação Intrinsecamente reforçada e auto motivadora Não tem resultado biológico imediato quanto a continuidade do individuo ou de espécie. Formas exteriores relativamente específica à espécie Quantidade, duração e diversidade relacionadas à posição filogenética

Visão Contemporânea do Brincar O brincar é uma necessidade natural da criança básica em toda a infância, sendo um fenômeno natural de aprendizagem. Possui uma linguagem universal da criança Direitos: -Declaração dos direitos da criança -UNICEF -ECA, cap. II, artigo 16, item IV

Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Importância do brincar “ A criança é um ser que brinca, e nada mais.” “ É a única atmosfera na qual seu ser psicológico pode respirar e, consequentemente, agir.” CLAPAREDE, 1909

“Gente grande pergunta sempre o que a gente está fazendo, porque não sabe que uma menina de 6 anos só pode estar brincando.”

“Brincar é a única atividade normal da mente que a criança apresenta “Brincar é a única atividade normal da mente que a criança apresenta.” FREUD

“A inibição constante para brincar pode ser o único sintoma de neurose grave que a criança apresenta.” ABERASTURY

“A característica essencial do BT , não está no material usado ou no resultado obtido, mas na atitude subjetiva da criança durante essa atividade, a qual é vivenciada de um prazer específico tão intenso que por si justifica a grande necessidade de atividade lúdica da criança” BUHLER; BUHLER.

“ Brincar é um espaço potencial entre a realidade interna e externa, pois a criança traz, para dentro da brincadeira, objetos ou fenômenos da realidade externa, usando-os a serviço da realidade interna ou pessoal. “ WINNICOTT

Objeto transicional -> transição entre a realidade e a vida interna da criança “Mãe suficientemente boa” – Winnicott

“No brincar a criança aprende a agir numa esfera cognitiva ao invés de visual externa; desenvolve o pensamento abstrato em função da criança de uma situação imaginária.” VYGOTSKY

“ O Brinquedo tem precedência sobre a satisfação das outras necessidades consideradas básicas, a não ser que o organismo esteja em elevado de tensão, medo ou privação.” MORAIS

Participação da criança -Observada -Solitária Paralela Associativa -Cooperativa ou jogo social

Quanto ao tipo de atividade: Motora Simbólica ..

Variáveis que influenciam o brincar Relativas ao sujeito: -Idade -Sexo Relativas ao ambiente: -Cultura -Classe social - Tipo de brinquedo -Companhia durante o brinquedo -Novidade e complexidade  

A enfermagem e o Brinquedo no cuidado a saúde da cça

Brinquedo -estratégia de comunicação -instrumento diagnóstico -produção científica crescente -emprego modesto na prática -filosofia institucional -formação profissional

Criança hospitalizada: doença x brincar

Funções do brinquedo - Recreativa -Estimuladora -Socializadora -Dramatização de papéis, terapêutico ou catártica. -Ludoterapia - BT

A Enfermagem e o BT

Florence Erickson/Pauline Barton: pioneira na utilização da entrevista com brincadeira. Esther Moraes Barreto( 1979), Ribeiro e Abrantes ( 1986)- mestrado Entendendo a necessidade da criança –meio do BT. Carol Green Opção saudável para criança doente GEBrinq - UNIFESP

O Brincar no serviço de saúde

Há dois tipos de brincadeiras: *Recreacional Participação espontânea Obter prazer   *Terapêutica – Atividade especializadas, direcionadas para profissionais - Promovendo o bem estar físico e emocional ao experimentar situações de vida.

Ludoterapia Técnica psiquiátrica para tratamento de criança com distúrbio. Somente é realizado com profissional especializado, ambiente controlado 30-60 min. Permite a criança compreender os próprios sentimentos e comportamentos.

Brinquedo Terapêutico (BT) Técnica não diretiva indicada para criança em situação de crise, sessões de 15-45 min.

Tipos: Dramáticos- Alivia a tensão, reviver os fatos, dominando a situação, expressa sentimentos, necessidades e medos. Instrucional- Esclarecer conceitos errôneos e expressar sentimentos. Aprender sobre um evento, como agir e como se sentirá no momento real. Capacitador de funções fisiológicas, transformando em brincadeiras, atividades com fins terapêuticos.

Materiais: Variado ao suficiente para permitir a criança dramatizar situações, exteriorizar sentimentos. Figuras da equipe, família, animais domésticos , comidas, objeto hospitalar...

Técnica : Deve possibilitar a criança brincar com inteira liberdade; A criança é convidada a brincar; Local deve ser o mais conveniente para a criança podendo ser o próprio leito, a mesa da enfermaria, a sala da recreação ou outras;

Técnica (cont.) A criança é notificada que os brinquedos deverão ser devolvidos no final da sessão ; A criança é notificada do limite de duração da brincadeira e de que será avisada quando o tempo se esgotar; Pais podem ou não ficar junto;

Técnica (cont.) Material é apresentando, mas não identificado de imediato; Atuar de maneira não diretiva, não sugere que brinquedo a criança deve usar ou que atividade deve desenvolver; As perguntas são devolvidas, para que ela mesma tome decisão na brincadeira

BT INSTRUCIONAL Conta a história de uma criança que submeterá ao mesmo procedimento, linguagem simples e clara; Fazer antes e depois do procedimento; Duração : 1 min, horas, dias... Quando preparar (de acordo com a idade): Toddler: Antes do procedimento. Pré-escolares: 20-30 min. Antes Cirurgia: 2 a 7 dias antes.

Segurança do Brinquedo Princípios básicos: Seleção Supervisão Manutenção Armazenamento Higienização Tamanho – se o brinquedo couber numa embalagem de filme fotográfico, NÃO É SEGURO, pode ser deglutido ou asfixiar a criança.

Limpeza Mesa/bancos - álcool 70% Brinquedos de plástico e borracha - Lavagem semana com água e sabão neutro Demais brinquedos: retirada pó com pano umedecido. *Saliva, secreção, doença contagiosa: hipoclorito a 10%. 1 colher de chá em 1 l de água, imersão por 2 min. *Boneco de pano: lavar com água e sabão, secar ao sol com freqüência. *Material perfuro cortante: trocar a cada sessão.

O Alcance do BT Relacionamento c/ a criança Diminui a tensão Obter informação relativa a conceitos e sentimentos da criança, a fim de estabelecer metas para a assistência de enfermagem.  Comunicar a criança: informação, valores, aceitação.; Promove modificações no comportamento da criança; Prepara a criança p/ procedimentos e p/ experiências novas ou traumatizantes.

BT na punção venosa