O Currículo na Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
cenários e perspectivas.
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
O Plano de Ação Curricular na Escola
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
GESTÃO ESCOLAR.
Programas sociais para a infância
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Cuidar e Educar: Papel de quem?
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PAIC 2013.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Conversando sobre Formação Integral.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
Profª Angélica Maria Frazão de Souza
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA Conceito de atenção integral e de primeira infância O Plano Nacional pela Primeira.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Docência do Ensino Superior
Tema central e eixos temáticos
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

O Currículo na Educação Infantil Debatendo e Conceituando...

Como Conceituar “Currículo”?

É necessário compreender o currículo como uma práxis de pluralidade linguística, étnica, cultural e sócio-econômica; Não podemos conceber o conceito de currículo desvinculado de relações sociais, políticas e econômicas; Currículo é conhecimento escolar e extra-escolar, é cultura, é identidade, é relação de poder, é contradição (...);

O conjunto das ações sistematizadas e não sistematizadas de uma escola compõem o contexto curricular da instituição; Debater sobre currículo significa implementar o diálogo sobre: concepção de escola, de mundo (sociedade), de infância; O currículo escolar é o percurso educacional a fim de atingir certas finalidades, é um contínuo de situações de aprendizagem que se dão em um dado período e dentro de um dado contexto sócio-cultural;

Currículo Oculto Aspectos do ambiente escolar que não fazem parte do currículo oficial explícito, mas apresentam-se implicitamente nas relações e espaços escolares influenciando o processo de aquisição de valores e conhecimentos.

O Currículo na Educação Infantil Para Kishimoto, 1994: “explicitação de intenções que dirigem a organização da escola visando colocar em prática experiências de aprendizagem consideradas relevantes para as crianças e seus pais”. O CONCEITO DE CURRÍCULO ESTARIA VINCULADO A UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?

PROPOSTA PEDAGÓGICA X CURRÍCULO Proposta Pedagógica, entre outros conceitos: “explicitação de qualquer orientação presente na escola” (KISHIMOTO, 1994); Poderíamos então afirmar que o currículo na Educação Infantil orienta-se por uma proposta pedagógica que revela determinada concepção de infância e de escola?

PARA REFLETIR... As experiências de aprendizagem são organizadas de acordo com os objetivos de cada escola, ou seja, possuem uma intenção (proposta) definida; Referida intencionalidade, pauta-se em uma concepção filosófica do desenvolvimento infantil.