Daniel Silva, Joana Grilo, Joana Guia, Jorge Ferrão e Tiago Castilho Hidrodinâmica 2010/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desvio de Fase Não-Mínimo
Advertisements

Escoamentos exteriores
Cap.9 - Escoamento Externo
AERODINÂMICA Parapente / Asa Delta
Turbulência. Equações do escoamento turbulento.
1º Apresentação de Resultados
1. Formulação do Problema
Parâmetros Geométricos que Definem um Aerofólio
2004Mecânica dos Fluidos II Prof. António Sarmento - DEM/IST u Matéria: –Escoamento em torno de perfis: sustentação e entrada em perda. –Esquemas de controlo.
Recursos Terapêuticos Biohídricos
Experimento #1: Estudo de perfis aerodinâmicos “a culpa é da viscosidade”
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
AO65 -METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Autores: Carla Canton Sandrin; Ciro Loureiro Rocha; Daniel Narzetti e Ricardo Martins.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Sérgio Luiz Manenti PREVISÃO TEÓRICA DA CURVA CLC E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 16 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Mudança no meio de propagação da luz
FISCALIZAÇÃO DA APURAÇÃO DOS INDICADORES DO SERVIÇO – METODOLOGIA PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE DO DESEMPENHO DECLARADO PELOS AGENTES. Brasília 18/8/2015.
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli.
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
Quantidade de informação
Metalurgia do Pó Prof. Lucas Freitas Berti Engenharia de Materiais - UTFPR 1.
PROJETO DE CANAIS Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
Espelhos Esféricos.
A variação diurna da temperatura
NÚMEROS COMPLEXO S Profª Juliana Schivani
Equação de energia para fluidos ideais
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Revisão de conceitos de Estatística Psicometria Dr. Ricardo Primi, Universidade São Francisco.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Avaliação da Curva Limite de Conformação Usando o Teste de Marciniak Comparado com Teste de Nakazima para Avaliação de.
1 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO DE HIDROGENAÇÃO E ISOMERIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS PARA A PRODUÇÃO DE “GREEN DIESEL” João Prelhaz Dissertação apresentada.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
UNIFACS Materiais Metálicos
Bombas.
Modelagem semi-empírica de sistemas de refrigeração domésticos em regime permanente Equipe Prof. Cezar O. R. Negrão, UTFPR Prof. Raul H. Erthal, UTFPR.
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Curvas Limite de Conformação CLC
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Sérgio Luiz Manenti RETORNO ELÁSTICO EM PROCESSOS DE DOBRAMENTO DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA Conformação Paulo Victor Prestes Marcondes.
Asas no regime supersônico AED-27 – Aerodinâmica Supersônica Vitor Kleine Valeria Leite Renato Medeiros.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – Equação de Bernoulli
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
DISCIPLINA DE HIDRÁULICA APLICADA - NÚCLEO DE HIDRÁULICA E AMBIENTE IX Perda de carga em canais A perda de carga I entre duas secções do canal,
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Feedback 1º Laboratório
Transcrição da apresentação:

Daniel Silva, Joana Grilo, Joana Guia, Jorge Ferrão e Tiago Castilho Hidrodinâmica 2010/2011

Hidrodinâmica / Perfil Alar Objectivos Realizar um ensaio laboratorial com um perfil alar delgado num túnel de vento, a diferentes ângulos de ataque. Analisar qualitativamente a separação do escoamento Obter gráficos com os dados experimentais de C P vs x/c para cada ângulo de ataque, e CL vs α, C D vs α, C L vs C D e C MC vs α. Comparar os resultados experimentais com os gráficos teóricos da Teoria de Perfis Delgados.

Hidrodinâmica / Perfil Alar Propriedades geométricas do perfil Corda250 mm Envergadura geométrica120 mm Espessura relativa10.1% a x/c=35% Curvatura (f/c)2.3% a x/c=45% Raio de curvatura do bordo de ataque (r/c)1.3%

Hidrodinâmica / Perfil Alar Variação do coeficiente de sustentação Para o perfil utilizado ângulo de sustentação nula positivo β negativo desvio sistemático de aproximadamente 2ᵒ

Hidrodinâmica / Perfil Alar Discussão de Resultados Evolução da perda o escoamento entra em separação quando α= 16ᵒ e α= -7ᵒ não se verifica um decréscimo no coeficiente de sustentação α>0 a pressão no extradorso diminui, há aumento na velocidade do escoamento a pressão no intradorso aumenta, há redução na velocidade do escoamento coeficiente de sustentação aumenta no gráfico C D vs α, a partir dos 15ᵒ, o coeficiente de resistência aumenta drasticamente efeito de bloqueamento

Hidrodinâmica / Perfil Alar Histerese na região de perda Ângulos variados sempre no mesmo sentido Diferença entre o ângulo de ataque que dá início à separação e o ângulo em que o escoamento recola Efeitos da viscosidade Aumento da espessura de deslocamento ao longo do perfil Assimetria no perfil Ligeira variação dos ângulos de incidência e sustentação nula Redução do declive da recta Distribuição de pressões Distribuição de pressões superior no intradorso para α> 0ᵒ e inferior para α<0 ᵒ Deveriam ser realizados mais ensaios em torno do ângulo de sustentação nula

Hidrodinâmica / Perfil Alar Conclusão Túnel com maior área Aumento do número de tomadas de pressão Simplificação de cálculos: Perfil sem espessura Desprezo da espessura de deslocamento Diferença entre resultados Solução

Daniel Silva, Joana Grilo, Joana Guia, Jorge Ferrão e Tiago Castilho Hidrodinâmica 2010/2011