Prof(a): Patrícia Braz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Prof(a): Patrícia Braz
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
ENGENHARIA QUÍMICA PROF. MARCELO PRATA VIDAL COORDENADOR:
Prof. Dirce Stein Backes
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
ATIVIDADE AVALIATIVA:
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
ARQUITETURA E URBANISMo
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Introdução a Engenharia de Alimentos
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
ARQUITETURA E URBANISMo
Prof. Daniel Lima Vialôgo
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Cultura Organizacional
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
Como é recrutado o profissional da qualidade
MERCADO DE TRABALHO.
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
Atividades do engenheiro eletricista definidas pelo CONFEA/CREA
Instrutor: Objetivos:.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
2ª Aula: Estudo, previsão, provisão e controle de execução.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Qualificação Profissional
Introdução ao Serviço Social
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Processos Administrativos Aula 1
Técnico em Edificações
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO TÊXTIL Palestrante: Cargo/Função:
Competências básicas para o sucesso profissional..
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO ELETRICISTA Palestrante: Cargo/Função:
Documentos e Propostas legais
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Transcrição da apresentação:

Prof(a): Patrícia Braz

O Engenheiro Agrimensor e o Mercado de Trabalho

O Mercado de Trabalho GLOBALIZAÇÃO MERCADO COMPETITIVO DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS

O Mercado de Trabalho Engenheiros De Produção 220 Mil Vagas Esperando pelo seu Currículo. Use por 7 Dias Grátis! www.catho.com.br Engenheiro de produção (2008-07-28) Confidencial Outros GUARULHOS (1) Atuará como engenheiro de linha de produção. Desejável dois a três anos de experiência Experiência em produção. Ensino superior completo em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica ou Engenharia de Produção....

O que faz o Engenheiro Agrimensor?   • determinar, medir e representar o território, objetos tridimensionais, georeferenciamento de posições e trajetórias; • reunir e interpretar informações territoriais e geograficamente relacionadas; • usar as informações para planejar, projetar e administrar de forma eficiente o território, o mar e espaços afins;

As atividades do Engenheiro Agrimensor? Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Direção de obra e serviço técnico; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;Desempenho de cargo e função técnica; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação, técnica; extensão; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Execução de obra e serviço técnico; Fiscalização de obra e serviço técnico; Produção técnica e especializada; Condução de trabalho técnico; Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Execução de instalação, montagem e reparo; Operação e manutenção de equipamento e instalação; Execução de desenho técnico

O que é exigido dos profissionais no mercado de trabalho? COMPETÊNCIA

C H A Ter COMPETÊNCIA é .... CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES SABER SABER FAZER QUERER FAZER Conhecimentos técnicos, escolaridade, cursos, especializações etc Experiência nos conhecimentos técnicos, ter colocado em prática o saber. Ter atitudes compatíveis para atingir a eficácia em relação aos conhecimentos e habilidades adquiridas ou a ser adquirida.

O que é exigido dos profissionais no mercado de trabalho? Domínio no campo técnico Atualização constante Trabalhos multidisciplinares na solução de problemas políticos, sociais, ambientais, de vontades individuais dos usuários, dos fabricantes... Visão sistêmica da realidade física, social e econômica

O que é exigido dos profissionais no mercado de trabalho? Raciocínio analítico Identificar e resolver problemas Comunicação (oral e escrita) Liderança Trabalho em equipe Consciência de cidadania Ousadia Ética profissional Negociação Flexibilidade Senso crítico Assumir riscos Facilidade no relacionamento interpessoal

Por que estudar Psicologia no curso de Engenharia de Agrimensura? Porque estudar os determinantes e a dinâmica do comportamento humano , questões estas de responsabilidade da psicologia, é fundamental para o sucesso profissional do Engenheiro Agrimensor.

Como se preparar para o mercado de trabalho? Uma formação básica sólida Atualização constante Desenvolvimento de competências

Bibliografia Introdução à engenharia:conceitos, ferramentas e comportamentos/Walter Antônio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira. Florianópolis:Ed. da UFSC,2008. Comportamento Organizacional / Sthepen P. Robbins.Tradução técnica Reynaldo Marcondes. – 9. ed – São Paulo:Prentice Hall,2002.