A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR

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Transcrição da apresentação:

A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR Maria de Lourdes Rangel Tura

PENSANDO EM OBSERVAÇÃO Como tese lógica, todos os nossos conhecimentos devem ser baseados na observação (...) devemos proceder a partir dos fatos para chegar aos princípios ou a partir dos princípios para chegar aos fatos. (BOURDIEU; CHAMBOREDON; PASSERON, 1999, p. 9)

OBSERVAÇAO PARTICIPANTE Se caracteriza pela presença constante do pesquisador no campo e a observação direta das atividades de um grupo no local de sua ocorrência.

SUBJETIVIDADE Laplantine (1993, p. 173) afirma que “ incluir-se não apenas socialmente mas subjetivamente faz parte do objeto científico que procuramos construir”. Precisamos reconhecer que somos parte do mundo que estudamos e que, portanto não podemos escapar do senso comum, nem evitar nossa interferência no fenômeno que investigamos.

INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO Sistemas de categorias; Inventários ou sistemas de regras; Escalas de avaliação; Protocolos de análise da interação; Relatórios do fluxo do comportamento; Diário de campo.

A ENTRADA NO CAMPO Os primeiros contatos Linguagem e postura adequada Conhecer a estrutura organizacional da escola Capacidade do estranhamento A objetividade e a subjetividade do pesquisador

OUTROS PROCEDIMENTOS QUE SE ASSOCIAM À TAREFA DA OBSERVAÇÃO Referências teórico-metodológicas do pesquisador Entrevistas Entre outros

A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Durante o período de observação no campo de investigação, o pesquisador coleta um volume imenso de dados. Os critérios de julgamento e as bases da interpretação estarão vinculadas à tradição epistemológica que orienta o trabalho Interpretação dos dados coletados “Nas ciências sociais o que há é somente a interpretação; nada fala por si.”(DENZIN, 1998, p. 313)

DE VOLTA AO CAMPO A investigação não se encerra, necessariamente, com o prestar contas as agencias financiadoras, escrever o documento final, apresentar os resultados em reuniões cientificas, escrever artigos, apesar de essas atividades serem fundamentais. (GEERTZ, 1999)

REFERÊNCIA TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: CARVALHO, VILELA e ZAGO (Orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

DISCENTES Alessandra Santos Dayane Santos Diego Lisânia Reis Luzia Santana Ritiane Souza