Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann

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Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Transcrição da apresentação:

Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann Data de lançamento: 24 de novembro de 2015

EQUIDADE (ESCOLARIDADE E MERCADO DE TRABALHO) FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PROFISSÃO DOCENTE

1. EQUIDADE (ESCOLARIDADE E MERCADO DE TRABALHO)

A dinâmica da educação no Brasil poderia perpetuar a desigualdade social...

Mais da metade da população não concluiu ensino médio e uma proporção pequena concluiu ensino superior. Tabela A1.4a Proporção da população entre 25 e 64 anos com nível de educação inferior a ensino médio e com ensino superior (2013/2014) %

Dentre os poucos que se matriculam no ensino superior, a grande maioria o faz em insituições privadas Tabela B5.1a Porcentagem de alunos em tempo integral no ensino superior que estudam em instituições públicas. %

Uma pequena proporção da população com ensino superior tende a aumentar a disparidade de renda Gráfico A6.4. Renda relativa de adultos com ensino superior (ensino médio =100) e sua proporção na população (2013)

Renda de trabalhadores com graduação é, em média, 140% maior do que a renda daqueles com apenas ensino médio Gráfico A6.1. Renda dos trabalhadores com educação superior relativa à renda dos trabalhadores com ensino médio, por nível de educação superior (2013)

…porém isso está mudando, com taxas de escolaridade mais altas entre a população mais jovem.

A conclusão do ensino médio teve aumento significativo ao longo de diferentes gerações Gráfico A1.2a. Porcentagem de adultos que concluíram ao menos o ensino médio, por grupo de idade (2013/2014) %

O aumento na conclusão do ensino médio começa a ter efeito na obtenção de ensino superior Gráfico A1.2 Porcentagem de adultos com ensino superior, por grupo de idade (2013/2014)

Mais de 50% das crianças com 3 anos estão matriculadas, mas ainda é preciso universalizar educação para crianças de 4 a 5 anos. Gráfico C2.1. Taxa de matrícula de crianças de 3 e 4 anos de idade na educação infantil (2013) Brasil já cumpriu parte da Meta 1 e também a meta 2: Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE. Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

Entre os gêneros, a desigualdade continua alta.

Mulheres ganham menos que homens, independente do nível de educação Mulheres ganham menos que homens, independente do nível de educação. Entre os que têm ensino superior, mulheres ganham 40% menos que homens. Gráfico A6.2.b Diferenças de renda entre homens e mulheres que trabalham, por nível de educação (2013) %

A diferença entre as proporções de homens e mulheres "nem-nem" ultrapassa 17 pontos percentuais Gráfico C5.1 Porcentagem da população entre 20 e 24 anos que “nem estuda nem trabalha” (2013/2014)

2. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

O investimento público em educação vem aumentando, tanto em percentual do PIB, quanto em percentual do gasto público total…

Entre 2010 e 2012, o gasto público em educação como percentual do PIB aumentou quase 5% Gráfico B2.4 Índice de evolução no gasto público em educação e no PIB (2010 a 2012)

Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países da OCDE, o gasto público em educação como percentual do gasto público total aumentou consideravelmente no Brasil entre 2008 e 2012. Gráfico B4.3 Índice de evolução entre 2008 e 2012 no gasto público em educação como percentual do gasto público total.

… o que torna o Brasil um dos países que mais investe em educação proporcionalmente.

O Brasil investe 4,6% do PIB no ensino fundamental e no ensino médio, mais do que a maioria dos países desenvolvidos Gráfico B2.2 Gasto público em instituições educacionais do ensino fundamental e médio, como porcentual do PIB (2012). Média OCDE Meta 20: ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5º (quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio.

A proporção dos gastos públicos direcionados à educação é consideravelmente maior no Brasil do que na média dos países desenvolvidos. Gráfico B4.1 Gasto público em educação, do ensino fundamental ao superior, como percentual do gasto público total (2005, 2008, 2012).

3. A PROFISSÃO DOCENTE

Apesar do alto investimento público em educação, professores no Brasil ainda encontram condições desfavoráveis...

A proporção do gasto destinada à remuneração do corpo docente é comparativamente menor Gráfico B6.1. Distribuição de despesas correntes em instituições educacionais do Ensino Fundamental e Médio

O salário mínimo para professores no Brasil é consideravelmente mais baixo do que os salários em países desenvolvidos Tabela D3.1b O salário regulamentar em instituições públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental convertido em USD usando paridade de poder de compra do consumo privado

Professores no Brasil sentem a necessidade de mais treinamento para melhorar suas habilidades de TIC Gráfico D8.4 Porcentagem de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que indicaram ter uma alto nível de necessidade de desenvolvimento profissional para melhorar suas habilidades de TIC para ensinar (TALIS 2013)

Professores no Brasil gastam mais tempo mantendo ordem na sala de aula Professores no Brasil gastam mais tempo mantendo ordem na sala de aula. Parte da explicação pode estar na alta proporção de alunos com problemas comportamentais. Gráfico D2.a Relação entre tamanho das turmas e tempo gasto ensinando e aprendendo (2013). O tamanho dos círculos corresponde à proporção de professores que indicaram ter mais de 10% dos alunos com problemas comportamentais.

Professores no Brasil passam menos tempo ensinando Gráfico D2.a Relação entre tamanho das turmas e tempo gasto ensinando e aprendendo (2013). O tamanho dos círculos corresponde à proporção de professores que indicaram ter mais de 10% dos alunos com problemas comportamentais.

…mas os recursos pedagógicos nas escolas têm melhorado consideravelmente.

O Brasil melhorou consideralvemente a qualidade dos rescursos educacionais nas escolas entre 2003 e 2012. Gráfico D8.2 Mudança entre 2003 e 2012 no índice de qualidade dos recursos educacionais das escolas (por exemplo, livros didáticos, computadores para uso pedagógico, softwares de computador)

Education at a Glance 2015 Camila.deMoraes@oecd.org http://www.oecd.org/education/education-at-a-glance-19991487.htm www.oecd.org/edu Camila.deMoraes@oecd.org Corinne.Heckmann@oecd.org Follow us on: @OECDEduSkills @EduSkills OECD @ EduSkills OECD