Qualidade dos serviços - SERVQUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Vendas & Atendimento.
Crescimento de 79% no total de empregos.
Atender Bem ou Tratar Bem?
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marketing Varejo e Serviços.
Qualidade em Serviços 1.
Revisores Oficiais de Contas
GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula
Avaliação da Qualidade dos Serviços
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Aula 3 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
PROJETO DE PESQUISA: Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV Aluno: Marcos Rodrigues.
Marketing Marketing de Serviços: Produtividade e Qualidade
Qualidade em Serviços de Informação Programas de Qualidade em Serviços II.
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
Universidade de Brasília
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Marketing em Saúde: Criando estratégias para obter mercado
O que está mudando na atividade de Marketing ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.
Integrações da Logística
Administração de Marketing
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Introdução Ao Marketing
Planejamento estratégico
Mix de Marketing O Produto
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Função da Administração:
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Instituição de Ensino São Francisco
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
QUALIDADE.
Aula 9 – Conceito de Conformidade
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Aula 4.
POSICIONAMENTO COMPETITIVO
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Marketing de Serviços Qualidade dos serviços Natália Xavier Bueno.
Gestão da Qualidade em Serviços
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Qualidade em Serviços Aula 2
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Qualidade dos serviços - SERVQUAL Marketing de Serviços Qualidade dos serviços - SERVQUAL Natália Xavier Bueno

Qualidade do serviço = relação entre expectativas (E) e resultados (R). R < E = I  insatisfação, inaceitável R = E + S  satisfação R > E = E  encantamento, excepcional

Uma das formas de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos consiste em verificar se os clientes das bibliotecas percebem que esses serviços atendem a suas demandas e necessidades de informação, o chamado foco no cliente.

Satisfação X Qualidade Satisfação: compara a percepção do cliente ao que ele normalmente esperaria; Qualidade: compara as percepções ao que o cliente deveria esperar de uma empresa que presta serviços de alta qualidade. A qualidade do serviço mede um padrão mais alto de prestação de serviço.

Parasuraman, Berry e Zeithaml (1988) apresentaram uma forma para mensurar a qualidade do serviço: Servqual Uma ferramenta de diagnóstico que revela as maiores forças e fraquezas de uma empresa na área da qualidade do serviço.

Composto por 44 questões fechadas: 22 questões referem-se à expectativa do cliente; 22 questões avaliam a percepção, ou seja, a qualidade do serviço recebido. Estas questões são distribuídas em cinco dimensões: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.

Quanto maior a lacuna, mais distantes estão as percepções do cliente em relação às suas expectativas e mais baixa é a avaliação da qualidade do serviço.

1 Tangibilidade: compara as expectativas do cliente com o desempenho da empresa no que diz respeito à sua capacidade de administrar seus tangíveis, isto é, a variedade de objetos envolvidos na prestação do serviço. Ex.: escritório, layout, equipamentos, máquinas, aspectos de higiene, aparência dos funcionários.

2 Segurança ou Confiança: reflete a coerência e a confiança que o desempenho de uma empresa inspira. Ex.: prestar serviço de forma correta e segura.

3 Atendimento ou Responsividade: disposição e/ou prontidão dos funcionários para prestar o serviço. Ex.: Nada mais desagradável do que entrar em um estabelecimento e os funcionários permanecerem parados ou, então, tratá-lo com desprezo. Ainda, pontualidade no atendimento, o tempo esperado para obter um retorno não ficando a mercê de situações burocráticas.

3 Responsividade: s.f. Característica do que está relacionado com resposta(s). Capacidade de responder rapidamente e do modo mais adequado à situação em questão.

4 Segurança ou Autoconfiança: competência, cortesia e segurança que a empresa oferece aos seus clientes.

5 Empatia: capacidade da empresa de serviço em entender as necessidades dos clientes e tornar seus serviços acessíveis a eles. Ex.: prestar serviços adaptados às reais necessidades de cada consumidor. Acesso fácil aos serviços, boa comunicação, capacidade de disseminar informações úteis aos usuários.

O modelo Servqual e o Mix de Serviços 1 Tangibilidade: evidência física; 2 Confiança: processos; 3 Atendimento ou Responsividade: pessoas; 4 Segurança ou Autoconfiança: processos e pessoas; 5 Empatia: pessoas.

Libqual Libqual é um instrumento adaptado para biblioteca com base no modelo Servqual, cuja finalidade era tornar a ferramenta mais adequada para o ambiente da biblioteca, pois a biblioteca não tem a finalidade comercial e lucrativa (BRITO; VERGUEIRO, 2012).

A versão atual da Libqual possui três dimensões: 1 - valor afetivo do serviço: aspectos humanos da qualidade dos serviços; 2 - controle da informação: aspectos como suporte da informação, facilidade de acesso à informação de forma autônoma; 3 - biblioteca como lugar: aspectos ligados às características físicas e tangíveis das bibliotecas.