What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves Aline de Vasconcellos José Carlos Júnior Victor Sophia Igor Rodrigues
A pesquisa 188 organizações Objetivo Ex: Lucent Technologies, British Airways, Credit Suisse Objetivo Verificar que capacidades pessoais levaram líderes a apresentar alto desempenho e em que grau elas se encontravam nas organizações. Capacidades agrupadas em 3 categorias Técnicas Ex: Contabilidade e planejamento empresarial Cognitivas Ex: Raciocínio analítico Relativas à inteligência emocional Ex: Trabalho em equipe e eficiência na gestão de mudanças Gerentes seniors testados e entrevistados, objetiva e subjetivamente Criação de modelos de competência Resultado: Lista de “ingredientes” encontrados nos líderes altamente eficientes Ex: Iniciativa, visão estratégica
Alguma conclusões Inteligência leva a alta performance Capacidades cognitivas, como pensamento amplo e visão de longo prazo, são particularmente importantes A inteligência emocional mostrou ser 2 vezes mais importante no mix (capacidades técnicas/Q.I./inteligência emocional) em trabalhos para todos os níveis Se mostrou ainda mais importante à medida que as diferenças nos outros aspectos se mostram cada vez menores Em 90% dos casos, os líderes de alto desenvolvimento demonstraram ter maior inteligência emocional que os medianos.
Inteligência emocional “The sine qua non of leadership” Componentes: Autoconhecimento Autorregulação Motivação Empatia Habilidade social
Autoconhecimento “Conhece a ti mesmo” Conhecer profundamente suas emoções, forças, fraquezas e necessidades bem como a dos outros Ser honesto com os outros e consigo mesmo - nem muito crítico, nem muito esperançoso Reconhecer como seus sentimentos afetam a própria performance e a dos outros
Autorregulação Diálogo interno constante Nos livra de sermos prisioneiros de nossos sentimentos Capacidade de controlar ou direcionar humor e impulsos Capacidade de sempre pensar antes de agir Porque é importante para líderes? Cria ambiente de confiança e equidade Estabilidade emocional para liderar pessoas por mudanças Paradoxo “Líder clássico” = Temperamento forte
Motivação Componente que todo líder tem Ao contrário de muitos, o líder tem a necessidade interna de ALCANÇAR Têm paixão pelo trabalho, adoram aprender, se orgulham do resultado Parecem insatisfeitos com seu status quo Teoria das necessidades de McClelland: Focada nas necessidades humanas Necessidade de realização Necessidade de poder Necessidade de associação Demonstrou que nos líderes a necessidade de poder prevalece sobre as demais
Empatia Capacidade de entender a estrutura emocional das pessoas Tratá-las de acordo com suas reações emocionais Considerar sentimentos dos funcionários, bem como outros fatores, no processo de tomada de decisão Na mesma situação, um posicionamento de empatia diferente pode gerar resultados bons ou catastróficos
Habilidade Social Líder amistoso, mas com um propósito – mover pessoas na direção desejada Facilidade para fazer rapport Pode ser visto como resultante das demais componentes Persuasivo Pode parecer que não está trabalhando, porém está construindo pontes Tem network para quando for necessário
Inteligência emocional pode ser desenvolvida? Líderes inatos x Líderes “fabricados” Inteligência Emocional Genético Personalidade Aprendizado Aumenta com a idade
Obrigado!