A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON

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Transcrição da apresentação:

A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON Professora Antonia Maria Nakayama

BIOGRAFIA França – 1879 – 1962 1902 – aos 23 anos forma-se em Filosofia 1903 – professor no ensino secundário (discordava dos métodos disciplinares tradicionais) Família de formação universitária e republicana – atmosfera humanista (morte de Victor Hugo - contra os tiranos) Instabilidade social e turbulência política Entre duas guerras (1914-18 e 1939-45) Avanço do fascismo no período entre as guerras Revolução socialista Libertação das colônias africanas Adesão ao Partido Socialista Resistência francesa

DA MEDICINA À PSICOLOGIA DA CRIANÇA 1914 – médico do exército francês - feridos de guerra 1925 – funda laboratório de Psicologia – “crianças anormais” (por 14 anos funcionou junto a uma escola na periferia de Paris – muda-se em 1939 – onde está até hoje) 1925 – Tese doutorado – A criança turbulenta 1931 - atuou como médico em instituições psiquiátricas (crianças com deficiências neurológicas e distúrbios de comportamentos) 1920 – 1937 – Conferências sobre psicologia da criança 1937 -1949 – lecionou no Colégio de França

PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA Críticas às concepções: Idealista que vê o psiquismo como entidade incondicionada – independente do mundo material. Mecanicista que proclama as bases biológicas da ciência psicológica. Positivista por não concordar com a neutralidade e objetividade defendidas. .“O H é determinado fisiológica e socialmente, sujeito, portanto, a uma dupla história, a de suas disposições internas e a das situações exteriores que encontra ao longo de sua existência”.

MATERIALISMO DIALÉTICO De Marx ficou com o ideal de libertação e com o método de análise. Admite a contradição como constitutiva do S e do O. A existência do H se dá entre as exigências do organismo e da sociedade. Para constituir-se como ciência a P. precisa dar um passo decisivo no sentido de unir o espírito e a matéria, o orgânico e o psíquico. Perspectiva capaz de captar a realidade em suas permanentes mudanças e transformações.

A tentativa de construir uma psicogênese da pessoa inteira Exige a redução do lugar ocupado pela inteligência para dar espaço às razões da emoção Concebe a Psicologia como ciência da qualidade Não quantitativa e sintética, como a psicométrica que resume os resultados a um escore.