Porto Alegre, Brasil, Novembro de 2013 Taller Regional de Educación Fiscal en el Ambito de la Enseñanza Superior Autoatendimento Orientado 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Telemarketing.
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cidadania Participativa nas
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO NO MUNICÍPIO
Ministério da Educação
Tutorial de utilização do
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Informática Aplicada Carga Horária: 72 horas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
II Encontro de Educação e Saúde
Criando Apresentações
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Uso da Internet na Comunicação Interna
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Universidade Federal de Uberlândia
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Laboratório de Ensino a Distância
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Equipe de Treinamento Última atualização: 06 de Agosto de 2014.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
Ricardo de Andrade Kratz
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
O computador como Meio e como Fim...
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Divic-7ªRF Práticas de EDUCAÇÃO FISCAL na RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
Um sujeito comprou uma geladeira nova e pra se livrar da velha, colocou-a em frente à casa com o aviso: “De graça. Se quiser, pode levar”. A geladeira.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Porto Alegre, Brasil, Novembro de 2013 Taller Regional de Educación Fiscal en el Ambito de la Enseñanza Superior Autoatendimento Orientado 1

Conceit o Serviço de apoio ao contribuinte, especialmente àqueles menos providos de recursos tecnológicos para acesso independente ao portal de serviços eletrônicos da Receita Fedral (e-Cac). O espaço de autoatendimento reveste-se de forte aspecto educativo e de respeito à cidadania, configurando-se numa perfeita integração entre Atendimento e Educação Fiscal.

Objetivo Objetivo Oferecer autoatendimento orientado para facilitar ao contribuinte a obtenção de serviços que podem ser buscados de maneira autônoma pela internet. Objetivos Específicos a) Orientação personalizada ao contribuinte para obtenção dos serviços disponíveis no sítio da RFB na internet e, especialmente, no ambiente e-CAC; b) Informações gerais e disponibilização de folhetos educativos acerca dos serviços disponíveis por meio da internet; c) Oferecimento dos serviços públicos disponíveis no sítio da RFB que não necessitam de senha de acesso.

Estrutura do Espaço de Autoatendimento Colaboradores: Supervisor de Autoatendimento e equipe de Estagiários; Ambiente específico com computadores e impressora; Pessoal identificado com coletes “posso ajudar”; Folhetos de orientação sobre serviços.

SRRF03 - Divisão de Interação com o Cidadão

Atendimento do Contribuinte O contribuinte será atendido inicialmente pelo supervisor do Autoatendimento, o qual, após ouvir sobre o serviço pretendido, direcionará o cidadão para receber orientação dos estagiários. Os próprios contribuintes deverão operar o computador, sob orientação do estagiário. Concluída a utilização do Autoatendimento, o contribuinte será convidado a responder a Pesquisa de Satisfação por meio de formulário eletrônico disponibilizado no próprio terminal em que obteve o serviço.

ANEXO 3 – Formulário Eletrônico da Pesquisa de Satisfação

OBJETIVO GERAL Preparar os colaboradores do serviço de Autoatendimento Orientado, especialmente os estudantes universitários candidatos a estagiários na RFB, para atuarem neste formato de serviço prestando atendimento de qualidade, com base na Missão e Valores da RFB e em conformidade com os fundamentos da Educação Fiscal OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1)Apresentar a estrutura da RFB, sua missão, visão e valores, para engajar o colaborador nos princípios que norteiam a atividade da instituição. 1)Capacitar os colaboradores para instruir o contribuinte sobre o uso das ferramentas disponíveis no sítio da RFB e nos serviços do portal e-CAC. 1)Prestar um serviço de qualidade com excelência e conclusividade no atendimento, tendo em vista a excelência no serviço público federal. 1)Levar conhecimento e propiciar discussão crítica acerca da função social do tributo, da importância de sua correta aplicação, de modo a atuar como multiplicador no incentivo ao desenvolvimento e exercício da cidadania. PÚBLICO ALVO Pessoal que atuará no serviço de Autoatendimento Orientado da RFB na 3ª RF: supervisores, triadores e estagiários. PLANO BÁSICO PARA TREINAMENTO DO PESSOAL DO SERVIÇO DE AUTOATENDIMENTO ORIENTADO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUGERIDO (Carga horária total de 16 horas) DISCIPLINACARGA HORÁRIAMETODOLOGIA Noções de Financiamento do Estado Brasileiro e a função socioeconômica do tributo 1 hora PowerPoint, leitura do texto e discussão no grupo Programa Nacional de Educação Fiscal1 hora Palestra e Powerpoint Estrutura e Papel da Receita Federal do Brasil1 hora Apresentação Powerpoint Excelência no Atendimento1 hora Apresentação em Powerpoint O Atendimento na RFB e principais serviços oferecidos4 horas Exposição oral e apresentação em Powerpoint Laboratório: Sítio da RFB na Internet e portal e-CAC4 horas Powerpoint e vídeo sobre e-CAC. Navegação pelo sítio e portal e-CAC sob orientação do instrutor e monitor. Criação de códigos de acesso, ver caixa postal, opção pelo DTE. Laboratório: Autoatendimento orientado4 horas - Apresentação em Powerpoint e navegação pelos serviços definidos para o Autoatendimento. - Orientações sobre Autoatendimento mediante planejamentos entre Chefia do CAC, supervisores, triadores e estagiários.

Pesquisa de Satisfação do Autoatendimento Críticas e Sugestões ESTE ESPAÇO É ÓTIMO, ANTES A GENTE FICAVA TENTANDO UMA SENHA VARIOS DIAS ESPERANDO PARA RESOLVER UM ASSUNTO BEM SIMPLES muito bom o serviço. estavamos precisando mesmo. Grata, EU APRENDI TIRAR O COMPROVANTE DO MEU CPF, POIS VIVO PERDENDO MAS A MOCA DISSE QUE POSSO TIRAR ATÉ NA LAN PERTO DE MINHA CASA, ISSO É LEGAL MESMO Se esse serviço pode ser feito pela internet, porque não é explicado quando vamos falar com as atendentes. Seria muito melhor pra todos. Assim ninguém é prejudicado, pois todos temos compromissos! ACHO QUE COM MAIS UM POUQUINHO EU CONSIGO APRENDER USAR A PAGINA DA RECEITA Parabenizar o auxilio prestado pelo atendente que foi de fundamental importancia para resolver o problema, tendo sido muito prestativo. O tempo de espera é muito grande, seria melhor que tivesse mais computadores a disposição do contribuinte!

Antônio Henrique Lindemberg Baltazar Coordenador Nacional de Educação Fiscal e Memória Institucional - Receita Federal