PROJETO “LENDO E VIVENDO”

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Transcrição da apresentação:

PROJETO “LENDO E VIVENDO” Público Alvo: 6º ano. Professoras Tutoras/Disciplina: Fátima Lima, Silvia Carla e Carlos Castro. Coordenação: Vinicius Santos. Ano de realização: 2015. APRESENTAÇÃO A competência leitora é uma ‘exigência’ que está presente nas disciplinas acadêmicas oferecidas pela escola. É importante dizer que textos de diferentes gêneros e de natureza diversa vão exigir abordagens diferentes de leitura para se chegar ao seu significado. Sabe-se que o grande desafio da escola, em todos os níveis, é formar indivíduos capazes de ler o mundo e a realidade, de forma crítica, e que sejam capazes de oferecer proposta de mudança dessa mesma realidade. Este o principal objetivo da educação. Vivemos num mundo letrado. As experiências com a leitura e a escrita variam de indivíduo para indivíduo. Portanto, deve-se promover a leitura dos mais variados textos, de diferentes gêneros, do maior número possível de autores, de todas as possíveis formas de expressão para que o aluno possa se familiarizar com a língua escrita, promovendo o “alargamento do olhar”, e perceber o modo como indivíduos de diferentes culturas manifestam seus sentimentos, seus anseios e reivindicam seus direitos.

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO Promover um aprendizado educacional por meio de diferentes realidades culturais e sociais compartilhadas; Disseminar e estimular o bom hábito para leitura; Compreender os diferentes gêneros literários; Compreender as noções básicas de estatísticas e aplica-las; Aprender a montar e interpretar gráficos e tabelas; Aprender sobre a História do E.S por meio dos registros do Acervo. DESENVOLVIMENTO A execução do projeto ocorrerá em três etapas: ETAPA 1 – “ENCONTROS E CONFRONTOS” Os alunos do 6º ano vivenciarão encontros com diferentes personagens, confrontando diferentes realidades. O primeiro encontro está programado com uma escritora: o objetivo é que, por meio de uma conversa informal, os alunos possam conhecer a realidade da profissão, suas histórias e vivências para formação, as dificuldades enfrentadas para escrever e publicar suas obras. No segundo encontro, o propósito é promover um confronto de realidades: um momento entre a turma e um adulto recém-alfabetizado que será convidado para falar com os alunos – abordando sobre suas histórias de vida, suas vivências como analfabeto e as mudanças após o aprendizado para leitura. Por último, os alunos visitarão o Acervo do Arquivo Público do Espírito Santo, aprendendo por meio de fotografias, livros, reportagens de épocas e obras de arte a História do Estado.

DESENVOLVIMENTO CRONOGRAMA ETAPA 2 – “APRENDENDO A LER NÚMEROS” Nesse momento, a turma construirá junto com o Professor de Matemática um questionário para pesquisa sobre hábitos e preferências de leitura, o qual envolverá alunos e famílias. O objetivo é que, mediante os dados coletados, sob a orientação do Professor, a turma possa organizá-los em tabelas discutir os resultados. Assim, os mesmos serão desafiados a propor possíveis intervenções na realidade apresentada. ETAPA 3 – “CALÇADA LITERÁRIA” Acontecerá uma campanha de doação de livros, os quais serão organizados por gênero e faixa etária. Cada aluno terá que escrever cinco cartas ou bilhetes que ficarão dentro dos livros que serão presenteados. A proposta é montar uma estante de livros na calçada da escola de modo que qualquer pessoa possa adquirir um livro ou doar – uma biblioteca para todos, sem restrições. Cada indivíduo que levar um livro, também levará a carta escrita por de nossos alunos cujo eixo do texto será “UM MUNDO LEITOR”. CRONOGRAMA Apresentação do projeto aos alunos. 22/09/2015 Encontro com a escritora Nathalia Scardua. 14/10/2015 Encontro com a Senhora Lurdes (recém alfabetizada). 28/10/2015 Visitação ao Arquivo Público do ES 06/11/2015 Planejamento junto aos alunos da “Calçada Literária” 22/10/2015 Montagem da “Calçada Literária” 09/11/2015