Estilos de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Exame de qualificação Aula: Estilos de aprendizagem
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
O Aluno a Distância.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PARA APRENDER MATEMÁTICA
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Os tipos de comportamento no meio social
Estilos e Abordagens.
Questões metodológicas do Ensino Religioso
O TERAPÊUTA É O MELHOR PROFISSIONAL, QUANDO TORNA- SE O MELHOR PACIENTE DE SI MESMO!
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Quando falamos em aprender...
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Lenda do Guaraná.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Instrumentos de Levantamento de Informação
Laboratório de Aprendizagem
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Terapia analítico-comportamental infantil
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
Gerenciando a si mesmo.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Sistemas de Aprendizagem
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Socialização e sociedade da informação
TIPOS DE PERSONALIDADE
 É um projeto do CEPEUSP junto à fundação Ayrton Senna.  O intuito do projeto é de promover educação através do esporte.  Atende crianças carentes.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
O PAPEL DO ESTUDANTE É O DE CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO O PAPEL DO PROFESSOR NÃO É MAIS DO ESPECIALISTA, MAS DE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM APRENDER A APRENDER.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
PERSONALIDADE: por que estudar?
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
“Técnicas Básicas de Negociação”.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

Estilos de Aprendizagem O que são estilos de aprendizagem? Por que estudar estilos de aprendizagem? Como identificar os estilos de aprendizagem? Renato Vairo Belhot

Estilos de Aprendizagem O que são estilos de aprendizagem? CONSTRUTOS QUE NÃO PODEM SER OBSERVADOS DIRETAMENTE, MAS SÃO ÚTEIS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS (Ex. Inteligência). Significa conhecer as maneiras pelas quais Percebemos e Processamos as Informações É UM PROCESSO ÚNICO E INDIVIDUAL “NOSSAS PREFERÊNCIAS POR APRENDER”.

Estilos de Aprendizagem? Por que estudar Estilos de Aprendizagem? CONHECER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS INDIVÚDUOS: Para fins individuais ou coletivos (auto-conhecimento). Dos Professores. Dos Estudantes. REVERTER ESSE CONHECIMENTO PARA GERAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL (presencial e/ou EaD). PROPOR NOVAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO.

Estilos de Aprendizagem Como os estudantes aprendem? Como eu aprendo? O que eu devo fazer para atingir os estudantes que aprendem de um modo diferente do meu? Como os professores ensinam? O que vai mal com o processo?

Estilos de Aprendizagem Fato da Vida 1: O que os estudantes aprendem < Daquilo que foi ensinado. Fato da Vida 2: Quanto eles aprendem é determinado por: Habilidade nata. Conhecimento prévio. Correspondência entre o estilo de aprendizagem dos estudantes e nosso estilo de ensinar. Fato da Vida 3: Nós não podemos fazer muito a respeito de suas habilidades, estilo de aprendizagem e background. Conclusão: Para maximizar a aprendizagem dos estudantes, tudo que temos de fazer é trabalhar com todos nossos estilos de ensino.

Estilos de Aprendizagem Questões a serem exploradas: Quais são os diferentes modos que os estudantes percebem e processam a informação? (O que são Estilos de Aprendizagem). Quais estilos de aprendizagem são mais utilizados pela maioria dos estudantes? Quais estilos de ensino são mais utilizados pela maioria dos professores? Quais são as consequências da falta de correspondência entre os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino?

DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN SÃO ORIENTADAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TEM COMO OBJETIVOS: Indicar como é feita a PERCEPÇÃO da informação Sensorial / Intuitivo. Identificar o modo de RETENÇÃO da informação Visual / Verbal. Revelar o modo de PROCESSAMENTO da informação Ativo / Reflexivo. Mostrar a forma de ORGANIZAÇÃO da informação Sequencial / Global.

Estilos de Aprendizagem DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN Dimensões analisadas (todas bi-polares): ATIVO • REFLEXIVO VISUAL • VERBAL SENSORIAL • INTUITIVO SEQUENCIAL • GLOBAL

Percepção Entrada de Dados Verbal Sensorial Intuitivo Visual Processamento Entendimento Seqüencial Global Ativo Reflexivo

Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sensoriais Foco nos sentidos Práticos Concretos Fatos e Dados Observadores Cuidadosos Aceitam a Repetição Aprendizes iNtuitivos Foco no subconsciente Imaginativo /Intuição Procura significados Abstrato Teoria e modelos Novidade / Variação

Estilos de Aprendizagem Aprendizes Intuitivos Foco no subconsciente Imaginativo /Intuição Procura significados Abstrato Teoria e modelos Novidade / Variação Aprendizes Sensoriais Foco nos sentidos Práticos Concretos Fatos e Dados Observadores Cuidadosos Repetição Intuitivos ... Rápidos Trabalham com conceitos Geram ideias e planos Reclamação comum Plug and chug Testes Negligentes /descuidados Sensoriais ... Metódicos Trabalham com detalhes Reclamação comum Não é o mundo real Testes Não termina em tempo O que você é Sensorial (S) ou Intuitivo (N) ? S-------------------------------------------------------------------------N Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte

Estilos de Aprendizagem Cada um é tanto (S) quanto (N). Cada um prefere um ou outro. Maioria na graduação são Sensoriais. Maioria dos professores são Intuitivos. Desencontro. Ambos fazem bons profissionais. Equilíbrio (S), (N) depende da função exercída, do curso, da situação.

Estilos de Aprendizagem Aprendizes VIsuais “Mostre-me” Figuras Diagramas Esboços Esquemas Arranjo físico Planta baixa Gráficos Aprendizes VErbais “Explique para mim” Palavras escritas Palavras faladas Fazem anotações Apreciam ter material de suporte O que você é Visual (VI) ou Verbal (VE) ? VI-------------------------------------------------------------------------VE Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte

Estilos de Aprendizagem Viés de Dominância Você aprende mais quando a informação é apresentada em sua modalidade preferida (visual ou verbal). A maioria das pessoas é visual. 90 a 95% do conteúdo das disciplinas, tradicionalmente, é verbal. Desequilíbrio.

Estilos de Aprendizagem Aprendizes Ativos Processam ativamente Pensam em voz alta Vamos testar, experimentar Agem prematuramente Apreciam trabalho em grupo Aprendizes Reflexivos Processam introspectivamente Trabalham em silêncio Vamos pensar, refletir Demoram para agir Gostam de trabalhar sozinhos ou em pares O que você é Ativo (A) ou Reflexivo (R) ? A-------------------------------------------------------------------------R Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte

Estilos de Aprendizagem Todas as classes têm aprendizes tanto ativos quanto reflexivos. A maioria das aulas são passivas. Aprendizes ativos não agem Aprendizes reflexivos não têm tempo para refletir Conteúdo a cumprir, duração da aula. Desequilíbrio

Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sequenciais Funcionam com entendimento parcial Progresso seguro, em etapas sucessivas Explicam facilmente a decisão Análise, detalhes Vê as árvores Aprendizes Globais Precisam do grande quadro para funcionar Inicialmente vagarosos, então dão grandes saltos Não podem explicar facilmente o processo. Síntese, pensamento sistêmico Enxerga a floresta O que você é Sequencial (S) ou Global (G) ? Sq-------------------------------------------------------------------------G Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte

Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sequenciais . . ` Aprendizes Globais . . `

Estilos de Aprendizagem Muitos estudantes, professores, disciplinas, currículos são Sequenciais. Não chega a ser um desequilíbrio Mas, o estudante que Global é: Extremamente importante Sistematicamente excluído O que é uma grande perda para a sociedade.

Intensidade da Dimensão dos Estilos de Aprendizagem Uma preferência forte significa que essa dimensão é dominante e a pessoa terá mais dificuldade para aprender de outro modo, já uma preferência leve indica maior facilidade de adaptação entre os dois modos opostos dessa dimensão.

“Os16 estilos de aprendizagem” Modelo de Felder e Soloman A-Vi-Sq-S A-Vi-Sq-N A-Vi-G-S A-Vi-G-N A-Ve-Sq-S A-Ve-Sq-N A-Ve-G-S A-Ve-G-N R-Vi-Sq-S R-Vi-Sq-N R-Vi-G-S R-Vi-G-N R-Ve-Sq-S R-Ve-Sq-N R-Ve-G-S R-Ve-G-N A = Ativo R = Reflexivo Vi = Visual Ve = Verbal Sq = Sequencial G = Global S = Sensorial N = Intuitivo