Estilos de Aprendizagem O que são estilos de aprendizagem? Por que estudar estilos de aprendizagem? Como identificar os estilos de aprendizagem? Renato Vairo Belhot
Estilos de Aprendizagem O que são estilos de aprendizagem? CONSTRUTOS QUE NÃO PODEM SER OBSERVADOS DIRETAMENTE, MAS SÃO ÚTEIS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS (Ex. Inteligência). Significa conhecer as maneiras pelas quais Percebemos e Processamos as Informações É UM PROCESSO ÚNICO E INDIVIDUAL “NOSSAS PREFERÊNCIAS POR APRENDER”.
Estilos de Aprendizagem? Por que estudar Estilos de Aprendizagem? CONHECER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS INDIVÚDUOS: Para fins individuais ou coletivos (auto-conhecimento). Dos Professores. Dos Estudantes. REVERTER ESSE CONHECIMENTO PARA GERAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL (presencial e/ou EaD). PROPOR NOVAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO.
Estilos de Aprendizagem Como os estudantes aprendem? Como eu aprendo? O que eu devo fazer para atingir os estudantes que aprendem de um modo diferente do meu? Como os professores ensinam? O que vai mal com o processo?
Estilos de Aprendizagem Fato da Vida 1: O que os estudantes aprendem < Daquilo que foi ensinado. Fato da Vida 2: Quanto eles aprendem é determinado por: Habilidade nata. Conhecimento prévio. Correspondência entre o estilo de aprendizagem dos estudantes e nosso estilo de ensinar. Fato da Vida 3: Nós não podemos fazer muito a respeito de suas habilidades, estilo de aprendizagem e background. Conclusão: Para maximizar a aprendizagem dos estudantes, tudo que temos de fazer é trabalhar com todos nossos estilos de ensino.
Estilos de Aprendizagem Questões a serem exploradas: Quais são os diferentes modos que os estudantes percebem e processam a informação? (O que são Estilos de Aprendizagem). Quais estilos de aprendizagem são mais utilizados pela maioria dos estudantes? Quais estilos de ensino são mais utilizados pela maioria dos professores? Quais são as consequências da falta de correspondência entre os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino?
DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN SÃO ORIENTADAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TEM COMO OBJETIVOS: Indicar como é feita a PERCEPÇÃO da informação Sensorial / Intuitivo. Identificar o modo de RETENÇÃO da informação Visual / Verbal. Revelar o modo de PROCESSAMENTO da informação Ativo / Reflexivo. Mostrar a forma de ORGANIZAÇÃO da informação Sequencial / Global.
Estilos de Aprendizagem DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN Dimensões analisadas (todas bi-polares): ATIVO • REFLEXIVO VISUAL • VERBAL SENSORIAL • INTUITIVO SEQUENCIAL • GLOBAL
Percepção Entrada de Dados Verbal Sensorial Intuitivo Visual Processamento Entendimento Seqüencial Global Ativo Reflexivo
Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sensoriais Foco nos sentidos Práticos Concretos Fatos e Dados Observadores Cuidadosos Aceitam a Repetição Aprendizes iNtuitivos Foco no subconsciente Imaginativo /Intuição Procura significados Abstrato Teoria e modelos Novidade / Variação
Estilos de Aprendizagem Aprendizes Intuitivos Foco no subconsciente Imaginativo /Intuição Procura significados Abstrato Teoria e modelos Novidade / Variação Aprendizes Sensoriais Foco nos sentidos Práticos Concretos Fatos e Dados Observadores Cuidadosos Repetição Intuitivos ... Rápidos Trabalham com conceitos Geram ideias e planos Reclamação comum Plug and chug Testes Negligentes /descuidados Sensoriais ... Metódicos Trabalham com detalhes Reclamação comum Não é o mundo real Testes Não termina em tempo O que você é Sensorial (S) ou Intuitivo (N) ? S-------------------------------------------------------------------------N Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte
Estilos de Aprendizagem Cada um é tanto (S) quanto (N). Cada um prefere um ou outro. Maioria na graduação são Sensoriais. Maioria dos professores são Intuitivos. Desencontro. Ambos fazem bons profissionais. Equilíbrio (S), (N) depende da função exercída, do curso, da situação.
Estilos de Aprendizagem Aprendizes VIsuais “Mostre-me” Figuras Diagramas Esboços Esquemas Arranjo físico Planta baixa Gráficos Aprendizes VErbais “Explique para mim” Palavras escritas Palavras faladas Fazem anotações Apreciam ter material de suporte O que você é Visual (VI) ou Verbal (VE) ? VI-------------------------------------------------------------------------VE Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte
Estilos de Aprendizagem Viés de Dominância Você aprende mais quando a informação é apresentada em sua modalidade preferida (visual ou verbal). A maioria das pessoas é visual. 90 a 95% do conteúdo das disciplinas, tradicionalmente, é verbal. Desequilíbrio.
Estilos de Aprendizagem Aprendizes Ativos Processam ativamente Pensam em voz alta Vamos testar, experimentar Agem prematuramente Apreciam trabalho em grupo Aprendizes Reflexivos Processam introspectivamente Trabalham em silêncio Vamos pensar, refletir Demoram para agir Gostam de trabalhar sozinhos ou em pares O que você é Ativo (A) ou Reflexivo (R) ? A-------------------------------------------------------------------------R Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte
Estilos de Aprendizagem Todas as classes têm aprendizes tanto ativos quanto reflexivos. A maioria das aulas são passivas. Aprendizes ativos não agem Aprendizes reflexivos não têm tempo para refletir Conteúdo a cumprir, duração da aula. Desequilíbrio
Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sequenciais Funcionam com entendimento parcial Progresso seguro, em etapas sucessivas Explicam facilmente a decisão Análise, detalhes Vê as árvores Aprendizes Globais Precisam do grande quadro para funcionar Inicialmente vagarosos, então dão grandes saltos Não podem explicar facilmente o processo. Síntese, pensamento sistêmico Enxerga a floresta O que você é Sequencial (S) ou Global (G) ? Sq-------------------------------------------------------------------------G Forte Moderado Leve Leve Moderado Forte
Estilos de Aprendizagem Aprendizes Sequenciais . . ` Aprendizes Globais . . `
Estilos de Aprendizagem Muitos estudantes, professores, disciplinas, currículos são Sequenciais. Não chega a ser um desequilíbrio Mas, o estudante que Global é: Extremamente importante Sistematicamente excluído O que é uma grande perda para a sociedade.
Intensidade da Dimensão dos Estilos de Aprendizagem Uma preferência forte significa que essa dimensão é dominante e a pessoa terá mais dificuldade para aprender de outro modo, já uma preferência leve indica maior facilidade de adaptação entre os dois modos opostos dessa dimensão.
“Os16 estilos de aprendizagem” Modelo de Felder e Soloman A-Vi-Sq-S A-Vi-Sq-N A-Vi-G-S A-Vi-G-N A-Ve-Sq-S A-Ve-Sq-N A-Ve-G-S A-Ve-G-N R-Vi-Sq-S R-Vi-Sq-N R-Vi-G-S R-Vi-G-N R-Ve-Sq-S R-Ve-Sq-N R-Ve-G-S R-Ve-G-N A = Ativo R = Reflexivo Vi = Visual Ve = Verbal Sq = Sequencial G = Global S = Sensorial N = Intuitivo