Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Advertisements

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Metodologia Científica
Estatística & Geologia
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Fundamentos de Economia
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Métodos Quantitativos
Estatística Alexandre Lima.
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
Método de Coleta de Dados
Pesquisa de mercado e comportamento
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Contabilidade de Custos
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
CONCEITOS BÁSICOS.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Para início de estudo Estatística.
Estatística Descritiva
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Trabalho de conclusão de curso
Estatística Introdução.
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Matemática Financeira
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Planejamento do Processo de enfermagem
Definição de Estatística
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
A Natureza da Estatística
ESTATÍSTICA - Princípios
Introdução à Estatística
Profª. Claudia Suzana Ferigolo
REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE DADOS DISCRETOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Probabilidade Estatística
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Introdução à Estatística
Aula 5. Projeto de pesquisa
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Estatística.
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Transcrição da apresentação:

Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO ESTATÍSTICA: ramo da matemática aplicada. ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas". IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas. SEC. XVI : surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos. SEC. XVIII : a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar " O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)". .

Lecture 1 - CS1813 Discrete Math, University of Oklahoma 3/24/2017 MÉTODO ESTATÍSTICO MÉTODO: é um meio mais eficaz para atingir determinada meta. MÉTODOS CIENTÍFICOS: destacamos o método experimental e o método estatístico. MÉTODO EXPERIMENTAL: consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que é sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex: Estudos da Química, Física, etc. MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes(nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui? Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos, etc.

A ESTATÍSTICA É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A coleta, a organização ,a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associados a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade. .

Pesquisa, dados e estatística

FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO 1º - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA : Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema. 2º - PLANEJAMENTO : Como levantar informações ? Que dados deverão ser obtidos ? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário ? Por amostragem ? E o cronograma de atividades? Os custos envolvidos ? etc. 3º - COLETA DE DADOS : Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado. Dados primários: quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográfico do IBGE. Dados secundários: quando são publicados pro outra organização. Ex: quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE.

TIPOS DE COLETA: Coleta Direta: quando é obtida diretamente da fonte. Ex: Empresa que realiza uma pesquisa para saber a preferência dos consumidores pela sua marca. A coleta direta pode ser : contínua (registros de nascimento, óbitos, casamentos, etc.), periódica (recenseamento demográfico, censo industrial) e ocasional (registro de casos de dengue). Coleta Indireta: É feita por deduções a partir dos elementos conseguidos pela coleta direta, por analogia, por avaliação, indícios ou proporcionalização.

4º - APURAÇÃO DOS DADOS : Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados. 5º - APRESENTAÇÃO DOS DADOS : Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente. A apresentação tabular, ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado, segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística. A apresentação gráfica dos dados numéricos constitui uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno. 6º - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS : A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno (estatística descritiva). Na estatística indutiva a interpretação dos dados se fundamentam na teoria da probabilidade.

ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS Gerente ou administrador tem a importante tarefa de “tomar decisões”. O conhecimento da estatística facilitará seu trabalho. Através da sondagem, por meio de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podemos conhecer as realidade social, os recursos humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazos. A estatística ajudará também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas. O plano estratégico da empresa pode ser resumido e apresentado, com o auxílio da estatística, em tabelas e gráficos, que facilitarão a compreensão visual dos cálculos que lhes deram origem. O profissional de hoje lança mão de processos e técnicas estatísticas, e só estudando-os evitaremos o erro das generalizações apressadas a respeito de gráficos e tabelas apresentados em jornais.