PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Práticas Administrativas
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Introdução à Filosofia SYLLABUS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
UDESC ESAG Disciplina: Filosofia Professor: Evandro Brito.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Oficina de Apropriação de Resultados
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Plano de Ensino AHP 2011.
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
Disciplina: Farmacologia
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA ESTUDOS DISCIPLINARES INSTRUÇÕES IMPORTANTES.
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
Plano de Ensino e Orientações
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Filosofia da linguagem
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Filosofia da ciência.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.
Faculdade Piaget - Brasil
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Disciplina: PRATICA DE GESTÃO E RESULTADOS Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas

I – EMENTA Introdução ao pensamento fenomenológico- existencial. O pensamento de Martin Heidegger. A ontologia heideggeriana e a quebra do paradigma metafísico. As conseqüências de um novo pensar para a Psicologia. Compreensão da relação e de processos psicológicos a partir do enfoque da fenomenologia-existencial. A ontologia fundamental de Heidegger como argumento para uma compreensão dos fenômenos psicológicos e da psicologia clínica.

II – OBJETIVOS GERAIS Reconhecimento dos pressupostos epistemológicos e ontológicos do pensamento fenomenológico-existencial para promover a identificação deste método e da concepção de homem que lhe é pertinente com o lugar e a função do psicólogo no trato com o fenômeno psicológico e na promoção de saúde. Introdução à Daseinsanalyse como prática em psicologia clínica.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: - Diferenciar o método de investigação das Ciências Naturais do método Fenomenológico de investigação. - Ler e interpretar um texto escrito dentro da linguagem fenomenológico-existencial. - Reconhecer as diferentes linguagens na concepção do fenômeno psicológico. - Situar o lugar e a função do psicólogo na perspectiva fenomenológico-existencial

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º BIMESTRE Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. O método fenomenológico e a ontologia heideggeriana. A investigação numa perspectiva fenomenológico- existencial. O dasein e a estrutura do existir a partir de Ser e Tempo. O pensamento fenomenológico-existencial e a intersubjetividade

2º BIMESTRE As noções de ser-no-mundo, coexistência e significação como suportes para uma mudança de paradigma na psicologia. A análise do dasein e a prática psicológica. Principais noções da fenomenologia-existencial e suas articulações com a atitude clínica. A compreensão dos fenômenos psicológicos e psicopatológicos à luz da daseinsanalyse. Os objetivos da proposta daseinsanalítica e a atitude clínica. Apresentação e discussão de casos clínicos retirados da bibliografia da disciplina.

V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Aulas expositivas, em que serão transmitidos: histórico, principais conceitos com posterior esclarecimento de dúvidas. Apresentação de situações retiradas do cotidiano com o intuito de favorecer a articulação com a teoria. Estas situações devem ser retiradas da bibliografia da disciplina e dos meios de comunicação, literatura e filmes, explorando a articulação entre teoria e prática. Discussão a cada aula – de 20 a 30 minutos - dos temas trabalhados para a elucidação e esclarecimentos das dúvidas. Seminários em grupo e entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida com fechamento pelo professor.

VI – AVALIAÇÃO Deverão realizar-se avaliações bimestrais – provas escritas e individuais. Serão avaliadas a assimilação e a compreensão dos temas desenvolvidos, através de questões conceituais e reflexivas, assim como da análise de casos clínicos. Os alunos deverão mostrar capacidade de interpretação de textos e de questões, respondendo a estes com clareza, utilizando-se, para tanto, dos conceitos teóricos e técnicas aprendidos. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 2. Além disto, ao final de cada bimestre serão solicitados seminários, nos quais os alunos apresentarão uma breve discussão sobre a articulação entre teoria e prática, com entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida. O objetivo é avaliar a assimilação e a compreensão dos fundamentos do que foi aprendido. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 1.

VI – AVALIAÇÃO Será seguida a seguinte seqüência para as avaliações: - ao final do 1º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 2; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP1) será a soma das duas notas divididas por 3. - ao final do 2º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 2; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP2) será a soma das duas notas divididas por 3. A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da UNIP.