Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Corregedoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 PE – DF e PR Grupo de Trabalho CONACI.
MARCO LEGAL DO CONTROLE INTERNO PREVENTIVO NO ESTADO DO CEARÁ
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado da Paraíba.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Escola de Governo em Saúde da Fiocruz - Brasília
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Membros do CONACI Ceará Ceará Minas Gerais Minas Gerais Rio de Janeiro Rio de Janeiro Grupo de Trabalho do CONACI.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Grupo de Trabalho Ações Conjuntas Avaliação da Execução de Programas de Governo Relatório de Progresso e perspectivas Ronald da Silva Balbe Diretor de.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Avaliação da Execução de Programas de Governo Trabalhos Integrados Controladoria-Geral da União Controladorias Estaduais (DF, ES, MA, RJ, SE e DF) Controladorias.
Seminário O controle interno governamental no Brasil A articulação entre os órgãos de controle interno e o foco nos resultados Ronald da Silva Balbe –
PARCERIA. Desenvolvimento dos Controles Internos das instituições governamentais visando o aprimoramento da gestão pública, sob os aspectos da integridade.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Grupo – Brasil Produtos Químicos para Consumo & Transporte Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
PARCERIA. Desenvolvimento dos Controles Internos das instituições governamentais, visando ao aprimoramento da gestão pública sob os aspectos da integridade.
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Avaliação da Execução de Programas de Governo Trabalhos Integrados Controladoria-Geral da União Controladorias Estaduais (DF, ES, MA, RJ, SE) Controladorias.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
“Aumentar a produtividade
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
MAPA DE ACESSO A INFORMAÇÕES PÚBLICAS Desde 2007, a Abraji vem realizando anualmente, com a ajuda de voluntários, uma pesquisa para medir o grau.
NBome Auditoria Geral do Estado. VISÃO DO BANCO MUNDIAL - DESAFIOS Auditoria Geral do Estado Estratégia – Avaliação do Controle Interno Coordenação e.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais

Grupo de Trabalho Coordenador – Frederico da Luz – DIAG SC Participantes: Eugênio Machado – AGE RJ Waldeir Machado - CGU

Importância do trabalho Conhecer as estruturas de Controle Interno Estaduais verificando qual sua forma de atuação, quais macrofunções exercem, pontos fortes e fracos de cada estrutura.

Pesquisa A pesquisa se restringiu aos estados e a União, os municípios não fizeram parte da pesquisa. Responderam a pesquisa 23 estados, o DF e a União. Os resultados da pesquisa apontaram o seguinte:

Resultados da pesquisa A grande maioria dos estados têm o órgão de controle interno vinculado diretamente ao Governador. Apenas 5 estados não têm um órgão de atuação exclusiva no controle interno. Todos estes fazem parte da estrutura da Secretaria da Fazenda estadual.

Resultados da pesquisa Entre os órgãos de controle dos estados que responderam a pesquisa, 10 relatam que exercem as 4 macrofunções. Todos estão vinculados diretamente ao governador. A CGE de MG não desempenha a função de ouvidoria. Já a CGE do CE não desempenha a função de corregedoria.

Resultados da pesquisa Já 7 órgãos de controle responderam que atuam na auditoria governamental e corregedoria, sendo que o RS e o RJ fazem parte da estrutura da SEF do estado. As CGEs de RR e AC relatam que exercem apenas a função de controladoria. BA, SC e MS atuam exclusivamente na auditoria governamental. Eles fazem parte da SEF do estado.

Existe carreira Própria? Dos estados que responderam a pesquisa, 17 já têm carreira própria, sendo que 7 ainda não.

Pontos Fortes Carreira própria Instalações físicas adequadas Sistemas informatizados Definição legal de suas competências de atuação Processos organizacionais bem delineados

Pontos Fracos Ausência de carreira própria Estrutura física e tecnológica inadequada Número insuficiente de servidores Falta de sistemas informatizados Ausência de regulamentação das macrofunções Falta de capacitação e treinamento dos servidores Falta da previsão constitucional das quatro macrofunções

Deliberação do Conaci O grupo de trabalho propõe realizar um novo diagnóstico da estrutura e recursos humanos dos órgãos de controle semelhante ao realizado em 2012.

Obrigado!