Parte III Gerenciamento de Custos. Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS CRONOGRAMA - GRÁFICO DE GANT
Advertisements

Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Gerenciamento de Custos
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento do Escopo do Projeto
Gerenciamento de Custos
Gerenciamento do Escopo
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
Gerenciamento de Projetos e
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Disciplina: Gerenciamento de Tempo e Custo em Projetos Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Tempo e Custo de Projeto AULAS 6 e.
Gerência de Projetos de TI 9. Comunicação
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento dos custos do projeto
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento da Integração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Planejamento e Gerenciamento de Projetos Gerência de Custos
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento dos Custos do Projeto
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Risco
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 1 Gerência de custos  É um conjunto de processos que cuidam de: Estimativa de custos:  Estima.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Interação entre grupos de processos
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerenciamento de Custos do Projeto
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Luiza Zaramela.
O que é gerenciamento de projetos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 8 Prof
Gerenciamento de Custos
Integração.
§ O que é escopo do projeto?
Gerência do Custo do Projeto
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
Gerenciamento de riscos
Gerenciamento de Escopo
1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
4 Gerenciamento do Custo Capítulo 5 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Revisão.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Gerenciamento de Projetos
Transcrição da apresentação:

Parte III Gerenciamento de Custos

Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado; - O Gerenciamento de custos é dividido em três processos, segundo o PMBoK: Estimativa de Custos, Orçamentação e Controle de Custos; - Esses processos interagem entre si e também com processos de outras áreas. Nos próximos slides passaremos mais a fundo por cada um deles.

Estimativa de custos

Gerenciamento de Custos Estimativa de custos - Esse processo envolve o desenvolvimento de uma estimativa dos custos de cada recurso necessário para o desenvolvimento do projeto; - Os custos das atividades são estimados para todos os recursos cujos custos serão lançados no projeto. Entre tais recursos estão: mão-de-obra, materiais, equipamentos, etc - Para fazer uma boa estimativa é preciso fazer uma análise das condições de mercado, analisando de quais produtos externos o projeto necessitará. - Também pode ser usado como apoio informações históricas, como gestão do conhecimento de outros projetos semelhantes, a fim de se verificar as fontes que podem influenciar nos custos.

Orçamentação

Gerenciamento de Custos Orçamentação - Processo que envolve a agregação dos custos estimados de cada atividade ou pacote de trabalho; - As estimativas de custos da atividade do cronograma são agregadas por pacotes de trabalho de acordo com a EAP; - Neste processo, temos como saída a Linha de Base do custos, que é um orçamento dividido em fases usado como base. Tal orçamento será medido inicialmente, e monitorado e controlado seu desempenho de custos geral no projeto;

Controle de custos

Gerenciamento de Custos Controle de custos - O controle de custos do projeto tem por objetivo monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à sua linha de base; - Os envolvidos com o projeto devem registrar todos os custos que tiverem com a realização das atividades, mesmo que não esteja no planejado inicial; - Todas as mudanças que ocorrerem em relação ao que estava planejado devem ser monitoradas;

Gerenciamento de Custos Controle de custos - No decorrer do projeto, podem e devem ser realizadas as previsões de custos, que nada mais são que estimativas ou prognósticos de condições futuras do projeto com base nas informações disponíveis no momento da previsão; - Tais previsões também podem ser utilizadas para analisar as tendências do projeto. É interessante que seja realizada algumas reuniões com a equipe de projeto para analisar as próximas etapas e traçar as tendências;

Gerenciamento de Custos Controle de custos -Caso haja algum produto ou serviço não especificado no contrato que impacte no orçamento final do projeto, sugere-se que a empresa discuta em elaborar um Termo Aditivo de contrato, que englobe os custos envolvidos nesta nova atividade; - Por fim, deve-se atualizar a Linha de Base de custos e também sua Estimativa, a fim de monitoramento e controle dos custos para o restante do projeto.