A viagem continua... pelas regiões do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Eliane Rose Alves da Silva
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
OS TRÊS PORQUINHOS.
Pederneiras- São Paulo
EMEF VILA MONTE CRISTO Atividades realizadas com a temática da obra PLANETA CAIQUERIA de Hermes Bernardi com ilustrações do escritor e ilustrador André.
Professoras: Ana Lúcia e Simone
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Lenda do Guaraná.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
ELIANE PEREIRA DE BRITO
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
Colégio Estadual Augusto Meyer
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PROJETO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Informática na Educação
3º ano , professora Susana Silva.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
O cinema na vida de cada um
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
HUMMM...ESTA COMIDA É DELICIOSA!
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Viajando pelas galáxias
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto: “As Quatro Estações”
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
REGIÕES DO BRASIL APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO FONTE.
Transcrição da apresentação:

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Professora Responsável: Jéssica Oliveira Colati Projeto desenvolvido a partir do Mundo Leitor – Linhas da Vida: Série Viagem – Trem.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil O objetivo central é levar os alunos a conhecerem as diversas culturas que pertencem no nosso país. E favorecer a ampliação da leitura de mundo, para que as crianças tenham uma visão de um todo, de um mundo que está em torno dela, e isso será estimulado por meio de leitura de imagem, relatos de vivências, músicas, leitura de mapas.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil INTENÇÕES Estímulo à leitura de imagem e texto escrito; Desenvolvimento da linguagem oral; Promoção de estímulos ao desenvolvimento da memória, percepção e imaginação; Estímulo à leitura de mapas; Reconhecimento da forma do mapa do Brasil.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Por causa da extensão territorial do Brasil, temos uma diversidade cultural muito grande. São cinco regiões com muitas riquezas e histórias para contar. Para as crianças de Jardim I entenderem o que é um país, estado, cidade e como é organizado essa estrutura, apresentamos a música “Ora Bolas”, do grupo Palavra Cantada.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil A partir da música apresentamos o mapa do Brasil, e sua função de representação. Demos oportunidade para as crianças visualizarem o mapa com muita atenção, podendo tocar e passar a mão sobre o contorno.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Mostramos as regiões e abordamos a principal cultura de cada região e as comidas típicas de cada local. Foi uma oportunidade de localizar nosso Estado e os estados vizinhos, e as crianças puderam relatar os locais que já visitaram, falar de familiares e amigos que moram em outros locais.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Depois de abordar a história cultural predominante de cada região, abordamos com ênfase a nossa cultura regional, levando em conta que é muito importante conhecer todo o nosso país e que nosso estado é um local de muitas riquezas, tradição e histórias para contar.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil O Estado do Espírito Santo tem uma cultura diversificada e peculiar, com muitos festivais, festas... muito visitada no verão por causa de suas praias maravilhosas.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Mostramos às crianças que a moqueca é feita em uma panela de barro... Mas aonde essa panela é confeccionada? Por quem? A panela de barro tem toda uma história em torno de sua confecção. Confeccionada por um dos maiores ícones de nosso estado, as paneleiras de Goiabeiras, a panela de barro tem todo um procedimento para ser feita, e isso foi contado para as crianças, a moldagem até a queima do barro...

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Para tornar ainda mais rica essa experiência utilizamos a residência da Vilalândia para fazer uma deliciosa e tradicional moqueca capixaba.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Estudamos a principal comida típica de cada região e pedimos que os alunos escolhessem outra comida típica de outra região para degustar e eles optaram pelo açaí, que foi saboreado por todos com muito entusiasmo.

A viagem continua... pelas regiões do Brasil Aulas como essa oportunizam aos nossos futuros cidadãos uma visão cada vez mais ampla de mundo, pois permitem a interação com outras culturas, compreendendo o ambiente e a sociedade.