PROJETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Projeto de Pesquisa Roteiro Prático.
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONCEITOS ELEMENTARES
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Projeto de Intervenção
Práticas Investigativas

Pesquisa em Comunicação
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (Parte 01)
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESUISA
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Estrutura e Apresentação de
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Metodologia Científica
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O Projeto de Pesquisa.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
PROJETO DE PESQUISA.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Metodologia da Pesquisa
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Estrutura do projeto de monografia
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

PROJETO

PROJETO é... PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE

Também é... De maneira genérica, descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. PROJETO DE PESQUISA: Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.

É... “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: - os objetivos; - os meios; - os recursos; e - a avaliação dos resultados.

Nele deve ser definido: - o que fazer - por que fazer - para que fazer - como fazer Esclarece o caminho a ser percorrido, as prioridades, os recortes e as estratégias a serem utilizadas.

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborá-lo é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES.

O corpo do projeto pode seguir este roteiro: a) Elementos pré-textuais - Capa - Folha de rosto - Lista de ilustrações - Lista de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Lista de símbolos - Sumário

b) Elementos textuais 1- Introdução . Tema / delimitação do tema . problema . hipóteses (quando houverem) . perguntas de estudo 2- Objetivos: . Geral . Específicos 3- Justificativa 4- Referencial teórico 5- Metodologia . tipo e alcance da pesquisa . indicação das fontes e técnicas de coleta e análise 6- Recursos 7- Cronograma

c) elementos pós-textuais - referências (obrigatório) - glossário (opcional) - apêndice (opcional) - anexo (opcional) - índice (opcional)

a) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1- INTRODUÇÃO Texto introdutório (dissertativo). Aqui apresenta-se o tema e delimita-se o aspecto que será focalizado, a origem do problema (e como chegou até ele), sua formulação (preferencialmente em forma de pergunta) e as perguntas de estudo.

1.1 ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar, apresentado de forma delimitada. É apresentado como o título do projeto. Recomenda-se usar título geral e um subtítulo técnico, especificando o objeto do estudo, dentro de uma determinada área. Tema = o que será explorado?

1.2 A ESCOLHA DO TEMA SIGNIFICA:   - selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico.   - encontrar um objetivo que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

A escolha do tema demanda alguns pré-requisitos: - a capacidade e a formação do pesquisador; - as experiências e vivências profissionais; - os conhecimentos anteriores; - a relevância científica da pesquisa.

Outros fatores de interesse são: recursos materiais, econômicos e pessoais necessários à execução da pesquisa; a escolha de um tema adequado as suas possibilidades, com material bibliográfico suficiente, disponível e atual e também que não seja muito complexo; o trabalho depende muito do tempo disponível que o pesquisador tem para realizar a pesquisa.

O assunto de pesquisa também deve ser aplicável O assunto de pesquisa também deve ser aplicável. Ao pesquisar um tema que não pode ser aplicado em situações reais, o estudo tende a perder em significado, tornando-se árduo e maçante para o pesquisador.

Delimitar o tema consiste em: -   especificar o enfoque sobre o assunto escolhido; -   delimitar o local onde a situação estudada se desenrola; -   apontar os fatores aos quais se restringe a pesquisa; e - fazer um recorte de sua amplitude.  

1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA:  Investigar um problema é produzir conhecimento novo. Já tenho uma resposta para o problema em questão? Resposta positiva e problema resolvido não dão sustentação à produção de conhecimento novo.

Por que a pergunta? Para provocar um desequilíbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexão e a uma produção. Nenhuma pergunta é neutra, pois provoca a atenção do sujeito para determinado aspecto da realidade. Qual a relevância da pergunta?

A formulação do problema deve ser elaborada na forma interrogativa, auxiliando na delimitação reflexiva e analítica, estabelecendo os limites para a realização da investigação. É necessário ter base, leitura para sustentação da pesquisa. O pesquisador deve ler o que já foi escrito e publicado sobre o assunto, fazendo com que essa atividade o auxilie no momento de escolha do material para o início de seu trabalho.

2- OBJETIVOS   Mostram onde se quer chegar com a pesquisa, deixando clara a contribuição que o trabalho visa a atingir. Dividem-se em geral e específico.

2.2 Objetivos específicos: 2.1 Objetivo geral: Define o que se vai procurar. Usa-se verbos mais abrangentes. 2.2 Objetivos específicos: São instrumentais e constituem-se num desdobramento do objetivo geral. Pode haver de três a cinco para possibilitar a compreensão do estudo. Os verbos dos objetivos devem estar no infinitivo. O pesquisador precisa estar atento para verificar se, ao concluir seu trabalho, conseguirá atingir o objetivo indicado.

3- JUSTIFICATIVA   Tem a finalidade de expor ao leitor os porquês do estudo, as razões que tornam esse trabalho necessário. Deve-se explicar qual é a importância ou a relevância do estudo para a comunidade científica, acadêmica, profissional, e para a sociedade, ou grupos determinados, relacionando as razões que outorgam valor à intenção de um projeto.

Deve-se buscar: Identificar o problema ou os problemas que justificam existir o projeto; Apresentar os argumentos que motivaram o projeto e esclarecer a preponderância do mesmo, bem como os meios utilizados para o apontamento das necessidades as quais o projeto visa a atender; Referência a sua possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não resolvida.

- Um projeto só será viável na medida em que se aplicar justificadamente a uma realidade, conforme as necessidades e as prioridades levantadas durante a fase de pesquisa e de planejamento.

4- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA   é o embasamento teórico metodológico do trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica; visa a segurança do pesquisador e muni-lo das informações básicas à investigação; e o papel do orientador é fundamental na indicação de autores e de obras que deem sustentação à pesquisa;

A revisão deve... - contextualizar teoricamente o problema e apresentar o estágio atual de conhecimento acerca da questão; implica o esclarecimento dos pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa, bem como das contribuições proporcionadas por investigações empíricas já realizadas; não é constituída apenas por referências ou sínteses, mas por discussão crítica das obras citadas.

Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. 5- METODOLOGIA Define: as alternativas técnicas para a consecução prática e operacional da proposta de ação. Deve conter todas as etapas de realização da proposta de ação descritas no tempo e no espaço. Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. O método indica o caminho, define o que fazer, as etapas a serem vencidas para alcançar os objetivos propostos. As técnicas se configuram como um conjunto de normas que orientam o como fazer, da forma mais adequada e precisa possível.

Não podem ficar de fora informações como: Tipo de pesquisa (experimental levantamento, estudo de caso...) Abordagem da pesquisa: quantitativa, qualitativa, quali-quantitativa População e amostra (extensão da população, processo de extração da amostra...) Coleta de dados: descrição das técnicas, como questionários, entrevistas, observações... Análise de dados: testes de hipóteses, correlação...

As principais técnicas para coleta de dados são: a observação, o questionário e a entrevista. - observação: desempenha papel imprescindível no processo. É o uso dos sentidos com vistas a adquirir conhecimentos necessários sobre os fatos e/ou fenômenos estudados.

- questionário: é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Junto ao questionário deve-se enviar uma carta explicando os objetivos e a relevância da pesquisa para motivar o preenchimento e a devolução do instrumento.  Alguns cuidados: - conhecimento do assunto, testes, análise e atendimento dos objetivos do estudo; - cuidados especiais na elaboração, na condução e na tabulação dos dados.   As perguntas classificam-se em: abertas, fechadas e de múltipla escolha.

- entrevista: técnica de coleta de dados em que o entrevistado, diante do pesquisador, responde as perguntas que lhe são formuladas. Possibilita: não necessidade de escrever; captação da expressão, tonalidade da voz e ênfase nas respostas; mecanismos de defesa naturais do ser humano.

6- CRONOGRAMA DE AÇÃO   Tempo disponível para as diferentes etapas e ações da pesquisa, que deverão ser previamente definidas. Indicação de quais e de quando serão realizadas as diversas atividades.

7- CUSTOS As despesas, embora pequenas, é importante que sejam informadas/previstas, com identificação dos custos diretos e indiretos.

Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT. 8- REFERÊNCIAS   Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação. Rio de Janeiro, 2006 . DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org.) Cadernos metodológicos: diretrizes de metodologia científica. 8. ed. rev. ampl. e atual. Chapecó: Argos, 2012. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.