Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Plano Nacional de Educação
Quais os objetivos da discussão do PNE
PLENÁRIA FINAL.
Prof. Antonio Heronaldo de Sousa. Tópicos: 1. Representação da Câmara 2. Histórico dos trabalhos 3. Repasse de Convênios 4. As Políticas de Educação e.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
05 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014, FORTALEZA CEARÁ.. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Quais os objetivos da discussão do PNE
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Câmara de EaD. Agenda 1 – Histórico da Câmara 2 – Financiamento UAB 3 – Institucionalização.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
57º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM
Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
Transcrição da apresentação:

Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina

Representação da Câmara; Histórico dos trabalhos; e As Políticas de Educação e o Papel da EaD nas IES da ABRUEM. Agenda Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Composta por representantes das filiadas da ABRUEM indicados por seus reitores Atualmente são 09 IES com representação na câmara de EAD: UDESC, UEPG, UEMA, UNICENTRO, UEZO, UEG, UNITINS, UPE, UENF. Presidente da Câmara de EAD: Antonio Heronaldo de Sousa (UDESC) Secretária: Carmen Maria Cipriani Pandini (UDESC) Membros: Ana Beatriz Garcia - UENF Eliane de Fátima Rauski - UEPG Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra - UEMA Maria Aparecida Crissi Knuppel - UNICENTRO Renato Medeiros de Morais - UEPE Rosana Ferreira Paz - UEZO Valter Campos - UEG Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Histórico da Câmara de EAD da ABRUEM Reuniões realizadas em 2015: 18 de março 16 de abril 14 de maio 20 de julho 11 de agosto 24 de setembro Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Análises dos cenários da EaD e diálogo com a Presidência da ABRUEM. Participação na discussão dos “marcos regulatórios e Diretrizes da EaD” (Reuniões com o CNE e Conselheiros). Documento ao Ministro com dados das IES Estaduais no Sistema UAB. Síntese dos trabalhos da Câmara: Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Acompanhamento de membros da Câmara na construção do documento CNE sobre as “Diretrizes de Formação”. Reuniões na Capes: em pauta as IES da ABRUEM no Sistema e na Política Nacional, fomento e modelos de financiamento. Sala de Trabalho online: inclui os gestores da EaD das IES da ABRUEM. Sala online compartilhada com a DED/CAPES (ATUEB). Livro “Práticas de EaD”: 51 artigos – 26 IES participantes. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Síntese dos trabalhos da Câmara:

Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Resultado alcançado: criação de um canal com o CNE: (Luiz Curi e Luiz Dourado)

Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta concluída com sucesso:

Criação de rede de cooperação em EaD na ABRUEM Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta em andamento:

O papel das IES da ABRUEM e as políticas de EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Número de IES da ABRUEM participantes do Sistema UAB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

IES participantes do Sistema UAB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Acadêmicos ativos no SISUaB Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Acadêmicos formados Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Participação das IES na Formação de Professores Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Potencializar discussões no sentido de favorecer políticas e estruturas integradas para a Eduçação na IES (Presencial e EaD). Analisar e socializar práticas de EaD desenvolvidas nas IES para servir de parâmetros e balizamento para o novo financiamento. Buscar soluções compartilhadas para a implementação da EaD nas IES de modo a fortalecer processos e fluxos eficientes em todos os âmbitos: tecnologia, pedagogia, recursos humanos e infraestrutura. Lutar por recursos específicos. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Reflexões e ações:

Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Reflexões e ações: A educação tornou-se um processo onipresente de conservação e geração de valores, no sentido mais amplo. A EaD é uma grande oportunidade de inovação na educação.

A EaD e as metas do PNE (2014 – 2024) Lei /2014 Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM

Evolução dos alunos matriculados no Ensino Superior a Distância (mil) Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Fonte: MEC/INEP 2011

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12. 2: Ampliar a oferta de vagas, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do sistema Universidade Aberta do Brasil considerando a densidade populacional, a oferta de vagas públicas em relação à população na idade de referência e observadas as características regionais das micro e mesorregiões definidas pela Fundação IBGE, uniformizando a expansão no território nacional.

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.3: Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento), ofertar, no mínimo, um terço das vagas em cursos noturnos e elevar a relação de estudantes por professor (a) para 18 (dezoito), mediante estratégias de aproveitamento de créditos e inovações acadêmicas que valorizem a aquisição de competências de nível superior.

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.4 : Fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores e professoras para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, bem como para atender ao défice de profissionais em áreas específicas.

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.7: Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

PNE define papel da EaD Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM ESTRATÉGIA 12.18: Estimular a expansão e reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais cujo ensino seja gratuito, por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal, mediante termo de adesão a programa de reestruturação, na forma de regulamento, que considere a sua contribuição para a ampliação de vagas, a capacidade fiscal e as necessidades dos sistemas de ensino dos entes mantenedores na oferta e qualidade da educação básica.

Revisão dos modelos de oferta e de financiamento. Institucionalização – inclusão dos 20% EaD em Cursos presenciais. Revisão das políticas de pessoal: Docência e tutoria: com toda a IES. Criação de Rede de Cooperação na ABRUEM em diferentes frentes e para distintos projetos (Cursos, Material, Formação...). Redes e parcerias externas para captação de recursos e compartilhamento de Know-how. Participação na discussão nas Políticas de EaD Nacional - inclusão das Universidades em planos estratégicos da Educação. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM Fatores decisivos e desafios:

Equilíbrio fiscal: relação equilibrada entre receita e despesa; O desenvolvimento das potencialidades: Investir em qualificação na gestão pública. Prof. Dr. Antonio Heronaldo de Sousa Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina I Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM O que temos a considerar: ???

Obrigado!