Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

É importante para o Bradesco
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Engenharia de Software
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ciência da Computação
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de sistemas.
Desenho Universal O que são?
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
CAPACITAÇÃO SME-SP.
S.I.S.D. – Soluções Inteligentes para Sistemas Distribuídos
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Marketing de Relacionamento
Formas de Pagamentos PagSeguro F2B Pagamento Digital Itaú Shopline
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Formas de Pagamentos PagSeguro F2B Pagamento Digital Itaú Shopline
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL. Digite aqui Número do CPF. Primeiro nome em minúsculo e sem acento.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
UML – Engenharia de Software 1
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Laboratório de Programação
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Análise e Projeto de Sistemas
Infra-estrutura Apresentação Ampliar o acesso da comunidade às novas tecnologias da informação através da melhoria da infra-estrutura dos projetos de inclusão.
Compras - Saída do Estoque (Correção) 1 IdentificaçãoCOM_012 Data Revisão15/10/2013.
Saída do Estoque 1 Posto de Combustível. Objetivo O objetivo do texto é explicar como registrar a saída de mercadorias do estoque sem que seja registrada.
“O homem é um animal utilizador de ferramentas... Sem ferramentas ele não é nada, com ferramentas ele é tudo”. Thomas Carlyle.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Ir p/ primeira página CRM Customer Relationship Management Atendimento e Gestão É um Software multi- usuário e multi-tarefa de agendamento, organização.
ESTORNO BOLETOS MOiP. ESTORNO BOLETOS MOiP - Quando o cliente quiser cancelar um pedido que foi pago com boleto, ele deve primeiramente realizar um cadastro.
MO622B: Fatores Humanos em Sistemas de Computação – 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 4: Proponha uma solução de IU para cadastramento.
Projeto STID Novas Linguagens e Modelos de Interação 2a Oficina Participativa Foco nos Serviços para o Usuário.
Apresentação do Protótipo Telecentro de Serviços ao Cidadão Grupo LMM – Luciana, Marcelo, Martha Novembro de 2007.
Fábio Ivasse, Paulo Gurgel, Samer Eberlin Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP Agosto de 2007 Disciplina: Fatores Humanos.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Grupo MEP ● Edmar ● Mônica ● Pamella MO622. Problema ● O cidadão brasileiro tem carência de informações básicas referentes a questões de saúde como os.
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
Atualização da Tarefa 6 Brain Drawing Design Rationale MO622 Grupo GJN – Graziele, Johnny, Nelson, Marina UNICAMP – Instituto de Computação 26 de Novembro.
Gerência de Tecnologia da Informação CADASTRO CERTIFICAÇÃO DIGITAL Agosto de 2011.
Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.
Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico e-MAG, Informação para TODOS. Mais que uma iniciativa tecnológica; É uma atitude humanitária. Roberto Bello.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007

Partes Interessadas operação contribuição fonte mercado comunidade atores, responsáveis clientes, fornecedores parceiros, concorrentes espectador, legislador Excluídos digitais: usuários com baixo letramento, idosos, deficientes, baixa renda Previdência Social Telecentro Clientes: trabalhadores perto da aposentadoria Fornecedores Previdência Social Telecentro (acesso) Ministérios (trabalho, previdência) Associações de classe Governo Federal Espectadores: membros da comunidade do entorno Legisladores: Governo Federal, Ouvidoria da Previdência Social

Framework Semiótico

Uso de ícones representativos Recursos de texto (didáticos) Uso de imagens e recursos ilustrativos Facilitar o entendimento das ações a serem executadas SEMÂNTICA Utilizar redundância com o intuito de educar o usuário Utilizar comandos e ações que propiciem aprendizado (conhecer o nome da cidade em que mora, saber seu número de telefone, estado, etc) Aumentar a familiaridade Educar o usuário PRAGMÁTICA Interface adequada Presença de monitores para auxiliar Proporcionar maior familiaridade do excluído digital com as TICs – perder o medo de usar. Aumentar a familiaridade deste usuário com o uso do computador, seus comandos, etc Possibilitar ao excluído digital o acesso aos serviços do governo federal. MUNDO SOCIAL POSSÍVEIS SOLUÇÕESQUESTÕESNÍVEL Luciana, Marcelo, Martha Responsável pelo Documento Telecentro de Serviços ao Cidadão Projeto 20/10/20 07 Data 0. 0 Versão

Descrição do Problema Desenvolver uma aplicação para ser utilizada em telecentros brasileiros visando inclusão social através do acesso do cidadão excluído digital (analfabetos, idosos, deficientes) aos serviços que o governo brasileiro já oferece via Internet. Caso de estudo: dar entrada no processo de aposentadoria via internet

Proposta geral de sistema O sistema utiliza como conceitos a simplicidade, utilização de linguagem próxima ao usuário e recursos de usabilidade e acessibilidade. Trata-se de um software de base web que disponibiliza, em uma só página, os serviços essenciais oferecidos pelo governo brasileiro com maior probabilidade de uso pelos indivíduos considerados excluídos digitalmente. Nesta página, o indivíduo acessa, de forma rápida, didática os serviços de que necessita, funcionando como uma ponte educativa para o uso do E-Gov Brasileiro. Esta interface deve ser utilizada inicialmente no telecentro, nesta proposta. Uma segunda proposta seria adaptar os sites do governo a este novo conceito – criando uma interface que atenda, de forma global, usuários com nenhum conhecimento e usuários experientes.

Cenário de uso Indivíduo se cadastra no sistema do telecentro, para fazer uso de seus serviços: – insere digital – insere nome – insere telefone (opcional) – recebe confirmação de cadastro – pode fazer uso do serviço se quiser

 Segundo acesso – insere digital – recebe mensagem de usuário cadastrado – acessa a página de serviços ao cidadão (interface educativa interligada ao site da Providência Social) – escolhe o serviço: solicitar aposentadoria – escolhe a opção de aposentadoria( por idade, invalidez,por tempo de contribuição e especial) – recebe informações de quais documentos são necessários para dar entrada na aposentaria – agendar atendimento na previdência – recebe protocolo(informações de local e data)

Brainstorming e Lista de Candidatos Possíveis agentes: Telecentro, pessoa/ usuário, governo, excluídos digitais, Previdência Social Possíveis Affordances: Serviços E-gov, Aposentar, Solicitar, Cadastrar, acessar, benefício Possíveis Atributos: Dados (nome, telefone, digital), documentos

# Base de Dados (nome, tel, digital)