E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Advertisements

VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
Unidade de Ensino São João Apresenta...
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
Tendência Progressista Libertadora
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Encontros de Outubro.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Orientações sobre o Estágio II
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Transcrição da apresentação:

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas Acadêmicos(as): CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE André Fabiano Gnoatto Elaine Cristina Apolinário Francielle Evangelista Kamila Trainotti

CRONOGRAMA DO MÊS DE SETEMBRO DATAPLANEJAMENTO 1ª semanaPlanejamento do mês de setembro 2ª semana Apresentação do conceito do tema corporeidade; Aplicação das atividades 3ª semanaDesenvolvimento do subprojeto para a Revista PIBID 4ª semanaAplicação das atividades 5ª semanaPlanejamento do próximo subprojeto.

Objetivo Geral: Oportunizar aos alunos do Ensino Médio atividades que possibilitem experimentações diversas com sua corporeidade e de seus pares por meio de atividades lúdicas. Subprojeto “Corporeidade”

Relevância do Projeto Para os Acadêmicos: Experenciar a docência de modo introdutório na Educação Física aplicada ao Ensino médio; Estimular o trabalho em equipe desde a elaboração das atividades até sua aplicação nas aulas ministradas.

Relevância do Projeto Para os Alunos: Desenvolver sua corporeidade por meio de atividades lúdicas; Experenciar com seus pares diversas situações por meio da corporeidade.

“[...] condição de presença, participação e significação do homem no mundo.” (SÉRGIO, 2003, p. 270). Corporeidade:

Planejamento do mês: -Nesta semana foi desenvolvido o planejamento do subprojeto, e a introdução a pesquisa sobre os subprojetos da revista PIBID. 1ª Semana Subprojeto “ Corporeidade ”

Objetivo -Desenvolver atividades que evidenciem sua corporeidade de maneira lúdica. 2ª Semana Subprojeto “ Corporeidade ”

Ações do dia -Tomada de consciência sobre as atividades realizadas no subprojeto anterior. -Apresentação do novo subprojeto ‘corporeidade’ e explicação do conceito deste. -Desenvolvimento das atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dança do balão

Buscando o movimento (Individual e duplas)

Buscando o movimento ( trios e grupos)

Responde o de trás

O Sombra coletivo

Objetivo: - Nesta semana os acadêmicos trabalharam no desenvolvimento dos subprojetos para a revista PIBID. 3ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

Objetivo: - Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema em questão, de forma lúdica, afim de proporcionar um fácil entendimento. 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

Ações do dia -Tomada de consciência da semana anterior; -Zip Zip Zá; -Robô dançarino; -Toca toca e abraça; -História interativa; -Escultura humana; -Tomada de consciência sobre as atividades realizadas. 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

-Zip Zip Zá: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

-Robô dançarino: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

-Toca toca e abraça: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

-História interativa: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

-Escultura humana: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

Planejamento do próximo subprojeto: - Neste dia os acadêmicos fizeram o planejamento do subprojeto seguinte. 5ª Semana Subprojeto “Corporeidade”

SÉRGIO, M. Um corte epistemológico. 2º ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003 REFERÊNCIA: