E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas Acadêmicos(as): CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE André Fabiano Gnoatto Elaine Cristina Apolinário Francielle Evangelista Kamila Trainotti
CRONOGRAMA DO MÊS DE SETEMBRO DATAPLANEJAMENTO 1ª semanaPlanejamento do mês de setembro 2ª semana Apresentação do conceito do tema corporeidade; Aplicação das atividades 3ª semanaDesenvolvimento do subprojeto para a Revista PIBID 4ª semanaAplicação das atividades 5ª semanaPlanejamento do próximo subprojeto.
Objetivo Geral: Oportunizar aos alunos do Ensino Médio atividades que possibilitem experimentações diversas com sua corporeidade e de seus pares por meio de atividades lúdicas. Subprojeto “Corporeidade”
Relevância do Projeto Para os Acadêmicos: Experenciar a docência de modo introdutório na Educação Física aplicada ao Ensino médio; Estimular o trabalho em equipe desde a elaboração das atividades até sua aplicação nas aulas ministradas.
Relevância do Projeto Para os Alunos: Desenvolver sua corporeidade por meio de atividades lúdicas; Experenciar com seus pares diversas situações por meio da corporeidade.
“[...] condição de presença, participação e significação do homem no mundo.” (SÉRGIO, 2003, p. 270). Corporeidade:
Planejamento do mês: -Nesta semana foi desenvolvido o planejamento do subprojeto, e a introdução a pesquisa sobre os subprojetos da revista PIBID. 1ª Semana Subprojeto “ Corporeidade ”
Objetivo -Desenvolver atividades que evidenciem sua corporeidade de maneira lúdica. 2ª Semana Subprojeto “ Corporeidade ”
Ações do dia -Tomada de consciência sobre as atividades realizadas no subprojeto anterior. -Apresentação do novo subprojeto ‘corporeidade’ e explicação do conceito deste. -Desenvolvimento das atividades lúdicas relacionadas ao tema.
Dança do balão
Buscando o movimento (Individual e duplas)
Buscando o movimento ( trios e grupos)
Responde o de trás
O Sombra coletivo
Objetivo: - Nesta semana os acadêmicos trabalharam no desenvolvimento dos subprojetos para a revista PIBID. 3ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
Objetivo: - Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema em questão, de forma lúdica, afim de proporcionar um fácil entendimento. 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
Ações do dia -Tomada de consciência da semana anterior; -Zip Zip Zá; -Robô dançarino; -Toca toca e abraça; -História interativa; -Escultura humana; -Tomada de consciência sobre as atividades realizadas. 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
-Zip Zip Zá: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
-Robô dançarino: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
-Toca toca e abraça: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
-História interativa: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
-Escultura humana: 4ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
Planejamento do próximo subprojeto: - Neste dia os acadêmicos fizeram o planejamento do subprojeto seguinte. 5ª Semana Subprojeto “Corporeidade”
SÉRGIO, M. Um corte epistemológico. 2º ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003 REFERÊNCIA: