Funções Departamento da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O personagem principal é VOCÊ!
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
FACULDADE DOS GUARARAPES
PDCA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S`s
Implantação dos 2 últimos “S”
5's Os Passos do.
Ciclo de vida e organização do projeto
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Método "5s".
Kaizen – Melhoria contínua
5S JEFFERSON BUENO.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE
GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE
5 Ss Por Carlos Reis.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
O início de uma grande mudança
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
por Paulo Roberto Gil Cavina
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
11 - Gerenciamento de Riscos
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento
Manutenção Produtiva Total Capacitação de Auditores
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Programa de 5S.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Integração.
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Gestão de Projetos Aula 01.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PROGRAMA.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Mapeamento e Padronização de Processos
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Desenvolve Minas Programas de Qualidade. Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ) -O PIQ consiste em um programa baseado em critérios que são estabelecidos.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
KAIZEN UMA FERRAMENTA AO NOSSO ALCANCE. INICIOU NO JAPÃO APLICADO EM CASA E NA SOCIEDADE APLICADO NO TRABALHO TOYOTA – PROPULSORA DO KAIZEN NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Funções Departamento da Qualidade Desenvolve Minas Funções Departamento da Qualidade

Funções Mapeamento de processos; Melhoria contínua de processos; Coordenar e organizar auditorias internas e externas; * Programas da Qualidade; * Controle de Documentos; * Gestão do Conhecimento; * O Departamento de Garantia de Qualidade (DGQ) é responsável pela qualidade dos diversos setores e atividades da Empresa. Para a implantação da qualidade é necessário tempo, dedicação e sensibilização. Caracteriza-se por fazer o melhor, de maneira mais efetiva. Dessa forma, o DGQ deve influenciar todos os departamentos, com o objetivo de prestar-lhes consultoria, fazendo dos mesmos seus clientes internos. O contato direto com os departamentos permite que o DGQ e os demais departamentos consigam, em conjunto, propor soluções e melhorias para os processos internos. Trabalhar com qualidade é laborioso, logo exige-se que os profissionais da área sejam criativos, autênticos, persistentes, observadores e tenham poder de liderança e decisão. Diante disso, o departamento atua na empresa com a implementação de várias ferramentas de qualidade visando a melhoria contínua dos erros e problemas mais frequentes da empresa. Essas ferramentas atuam ainda na motivação e reconhecimento dos membros de acordo com todas as funções de melhoria executadas por eles. O DGQ tem como função ainda a gestão do conhecimento, a qual possui a responsabilidade de arquivamento e organização de todos os documentos da empresa assegurando que todos os membros tenham acesso a eles. Além disso, a gestão do conhecimento é importante para garantir que gestões futuras possam ter acesso a informações importantes dos processos e projetos da empresa, o que garante, consequentemente, eficácia, eficiência e qualidade na execução de suas funções.

Funções Modelo de Excelência em Gestão (MEG); Preenchimento e Análise do PEG; * Qualidade dos projetos e propostas; Revisão da entrega de propostas; Padronização das entregas; Auditorias de projetos. Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008). * O Departamento de Garantia de Qualidade (DGQ) é responsável pela qualidade dos diversos setores e atividades da Empresa. Para a implantação da qualidade é necessário tempo, dedicação e sensibilização. Caracteriza-se por fazer o melhor, de maneira mais efetiva. Dessa forma, o DGQ deve influenciar todos os departamentos, com o objetivo de prestar-lhes consultoria, fazendo dos mesmos seus clientes internos. O contato direto com os departamentos permite que o DGQ e os demais departamentos consigam, em conjunto, propor soluções e melhorias para os processos internos. Trabalhar com qualidade é laborioso, logo exige-se que os profissionais da área sejam criativos, autênticos, persistentes, observadores e tenham poder de liderança e decisão. Diante disso, o departamento atua na empresa com a implementação de várias ferramentas de qualidade visando a melhoria contínua dos erros e problemas mais frequentes da empresa. Essas ferramentas atuam ainda na motivação e reconhecimento dos membros de acordo com todas as funções de melhoria executadas por eles. O DGQ tem como função ainda a gestão do conhecimento, a qual possui a responsabilidade de arquivamento e organização de todos os documentos da empresa assegurando que todos os membros tenham acesso a eles. Além disso, a gestão do conhecimento é importante para garantir que gestões futuras possam ter acesso a informações importantes dos processos e projetos da empresa, o que garante, consequentemente, eficácia, eficiência e qualidade na execução de suas funções.

Programas de Qualidade Desenvolve Minas Programas de Qualidade

Programa 5S O 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.

Benefícios Melhoria do ambiente de trabalho; Maior produtividade e eficiência; Redução de custos e perdas; Disciplina de hábitos e atitudes; Maior bem estra dos colaboradores.

Os 5 sensos 5S Utilização Organização Limpeza Bem-estar Autodisciplina

Os 5 sensos Utilização: separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. Organização: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Limpeza: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas das sujeiras e aprendendo a não sujar. Bem-estar: Trata da higiene pessoal, da higiene do ambiente e da higiene das relações humanas. Autodisciplina: o último senso consiste de fazer dessas atitudes um hábito, transformando o 5S num modo de vida.

Como implantar o 5S?

Definição de um mascote Sugere-se que seja elaborado um mascote para representar o Programa 5S, com o objetivo de envolver os membros e facilitar a divulgação e a cobrança das ações do programa.

1. Reunião de conscientização O objetivo é que os membros se conscientizem a respeito do programa e da implantação na EJ. Nela, deve ser apresentado sobre o programa 5S, focando nos benefícios que o programa trará para a empresa, principalmente, no que diz respeito a melhoria do clima e do ambiente. Recomenda-se a utilização de dinâmicas ou atividades que estimulem a participação e envolvimento dos membros.

2. Sugestões dos membros Coletar sugestões dos membros para a melhoria do clima e do ambiente da empresa bem como para a implantação do programa na EJ. Sugestões para o Dia D. Caixinhas de sugestões; Pesquisa de clima;

3. Estruturação do Programa O objetivo será estruturar como funcionará o programa dentro da EJ, inclusive o Dia D, a partir dos treinamentos recebidos e das sugestões dadas pelos membros. Para isso pode ser utilizada a ferramenta 5W2H.

4. Treinamento dos colaboradores Os membros da EJ deverão ser treinados quanto a metodologia programa 5S que será implantada na EJ. O treinamento deve ser dinâmico e interativo, buscando envolver e conscientizar todos os membros quanto ao programa; Os membros devem ser treinados sobre o funcionamento do 5S na EJ todo início de gestão.

5. Pesquisa 5S Elaborar uma pesquisa 5S para enviar aos membros, abordando a satisfação deles com ambiente e a infraestrutura da empresa. A partir da pesquisa devem ser traçadas ações para melhorar estes dois aspectos. O resultados e as ações devem ser divulgadas aos membros.

6. Realização Dia D O objetivo do Dia D é trabalhar, de maneira prática, os Sensos de utilização, ordenação e limpeza através de um sistema de mutirão realizado por todos os membros da empresa.  Deve ser realizado um planejamento das ações do Dia D e das equipes que atuarão em determinadas áreas da empresa com os respectivos horários. Deve ser elaborado um Check-List das atividades a serem realizadas no Dia D para guiar as equipes. Sugere-se criar uma divulgação do Dia D.

Check-List dia D

7. Auditoria 5S As auditorias visam verificar se as atividades do 5S estão sendo seguidas relacionada ao três primeiros sensos e ao último. Realizada pelos membros periodicamente através de listas de verificação. Deve ser verificado arquivos digitais e físicos.

Ciclo 5S As atividades do 5S deverão ser realizadas por ciclo de acordo com a EJ. Treinamento para os membros; Pesquisa 5S; Dia D; Auditorias; Resultado por departamento;

Observações Deverá ocorrer a cobrança contínua à das atividades do 5S pelos responsáveis. A EJ pode optar por realizar um rodízio entre responsáveis e cada senso ou então deixar um único departamento responsável pelo monitoramento do 5S; É interessante que sejam criados mecanismos de pontuação para as áreas da empresa de acordo com a realização das atividades do 5S, para que haja. A área com maior pontuação deve ser premiada (Caixa de bombom, bis, livros);

Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ) O PIQ consiste em um programa baseado em  critérios que são estabelecidos pelos departamentos, com pesos. Os critérios são atividades que todos os membros devem cumprir. O tempo todos esses critérios são avaliados e todo o mês é tabulado e divulgado o resultado de qual departamento se destacou positivamente (e negativamente), gerando um resultado final no término da gestão.

Benefícios Garantia do cumprimento de atividades; Cumprimento de prazos; Melhoria no Programa 5S; Aumento da responsabilidade; Estímulo a participação de atividade não-obrigatórias; Melhoria no clima organizacional.

Critérios do PIQ Obrigatório: Responder Pesquisa de Satisfação no prazo; Escrever Texto do Blog; Cumprir cronograma de limpeza. Erro: Esquecer objetos pessoais na empresa em local desapropriado; Perder Bótton; Atraso em reunião Geral. Bônus: Participar de eventos do NRS; Comparecer em RP da FEJEMG; Participar do Dia D do 5S.

Como implantar o PIQ? Estabelecer os critérios de cada departamento; Estabelecer meta para a gestão Apresentar o Programa para os membros no início da gestão; Apresentar ou enviar critérios do PIQ aos membros; Solicitar a tabulação do resultado no final do mês;

Como implantar o PIQ? Tabular os resultados mensais por departamento; Divulgar o resultado mensalmente e, no final da gestão, o resultado final; Enviar feedback aos membros; Premiação do departamento vencedor. - Pelos responsáveis pelos critérios; - Pelo responsável pelo programa.

Ciclo de Controle da Qualidade (CCQ) O CCQ é um programa da qualidade que objetiva melhoria contínua. Uma equipe é formada para discutir sobre uma determinada falha ou problema encontrado na empresa, visando identificar as causas raízes e traçar ações de melhoria para a falha em questão; Metodologia Kaizen; Utilização de ferramentas da qualidade. Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito; 5 Por quês.

Gráfico de Ishikawa

5 Por quês

Como realizar uma reunião do CCQ? Seleção do efeito: o efeito pode ser selecionado a partir de sugestões de todos os membros da empresa ou através de sugestões da diretoria executiva. Seleção de participantes: os participantes devem ser definidos de acordo com o problema a ser solucionado. Grupo homogêneo; Grupo heterogêneo.

Como realizar uma reunião do CCQ? Convite aos participantes: convidar os participantes de acordo com o dia e horário estabelecido (observar interesse), abordando a importância de sua participação; Realização da reunião: utilização de ferramentas da qualidade, principalmente Ishikawa, sempre incentivando e questionando os participantes. É necessário um responsável por anotar as saídas da reunião.

Como realizar uma reunião do CCQ? Divulgação das ações: divulgar as ações saídas da reunião determinando os responsáveis por executá-las. Acompanhamento das ações: o responsável pelo programa deverá monitorar e cobrar a execução das ações saídas das reuniões do CCQ.

Dicas para conduzir a reunião

Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

Diretoria de Desenvolvimento desenvolvimento@fejemg.org.br