Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

Rotinas para Implante e Troca de DCEI*
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Trauma Torácico Prof. Fernando Ramos.
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
FAMEPP Fernando Leal Pereira
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
PARTO RECONHECIMENTO:
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
ASMA “ Doença caracterizada por resposta aumentada da traquéia e dos brônquios a diversos estímulos e que se manifesta por estreitamento generalizado das.
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
ABORDAGEM INICIAL
Capitão BM Diogo Bahia Losso
Aspiração Profa. Lívia Almeida.
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
CONTROLE DE HEMORRAGIAS E TRATAMENTO DE FERIDAS Profa. Dra. Thalyta C
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Monitorização Hemodinâmica invasiva 1
Professora: Moniki Barbosa.  Conceito: são lesões causadas por golpes sobre a coluna vertebral com o acometimento da medula espinhal e/ou seus envoltórios;
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Capacitação de Socorrista
ABORDAGEM PRIMÁRIA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA
TRAUMA DE TÓRAX TRAUMA DE ABDOME TRAUMA RAQUI MEDULAR
Mestranda em Enfermagem - UFMG
Suporte Básico de Vida Desfibrilador Externo Automático (DEA)
Prof. Erika Meirelles de Castro
NADO CRAWL.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Outubro / 2012 I Curso de Procedimentos da Liga Acadêmica de Cirurgia - LACIR - Instrutores: Marcelo Portocarrero e José Geraldo Castellucci.
RCP REALIZADA POR EQUIPE DE RESGATE Cmt constata a inconsciência, determina que o Motorista informe a Central de Operações. Libera as vias aéreas e mede.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Queda de Altura
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Colisão motocicleta com automóvel utilitário. Cena: Relato de motocicleta em alta velocidade ter colidido na traseira de uma caminhonete parada.
Evento: Emergências metabólicas Cena: Chamado da central de regulação para atendimento de vitima de hiperglicemia Vítima: Paciente com histórico de diabetes,
Evento: Choque auto em poste de iluminação urbana. Cena: Veículo com deformidade frontal importante. Observa-se uma única vítima que é o condutor do veículo.
Evento: Queda de moto. Cena: Seu serviço foi acionado para uma queda de motoqueiro. Chegando ao local você observa a cena abaixo. Vítima: Apresenta-se.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Lesão de Pélvis
Evento : Queda de motocicleta. Cena: Perda de controle da motocicleta por ter caído em buraco na via. Vítima: Vítima sem capacete, imóvel, em decúbito.
Evento: Barotrauma pulmonar Cena: Senhor idoso sente desconforto respiratório e, ao ser atendido por equipe sem conhecimento adequado de seu quadro clinico.
Evento: Choque elétrico seguido de queda. Cena: Você está voltando de um socorro e está parado no sinal com sua viatura. Ouve-se um pedido de socorro.
Evento: Capotamento de veículo. Cena: Veículo capotado com deformidades importantes. O único ocupante é um homem com cerca de 35 anos de idade que encontra-se.
Evento: Parada Cardio Respiratória (PCR) Cena: Dirigindo veículo em direção residencial, homem de 45 anos sente fortes dores no peito com irradiação para.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Sincope (Desmaio)
Evento: Intoxicação exógena Cena: a filha discutiu com a mãe, tomou todas as medicações que encontrou dentro de casa, inclusive uma caixa de fenobarbital.
Evento: Pneumotórax Cena: Capotamento de veiculo, mulher jovem em seu interior, em um dos capotamentos colide com força no volante do veículo antes do.
Evento: Crise convulsiva com rebaixamento de nível de consciência.
Evento: Queda de escada com fratura exposta. Cena: Senhora de idade torce o pé ao ter breve perda de consciência, perde o equilíbrio e cai do décimo degrau.
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

NEP DIGIT@L Opção de socorro 1 Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.) Cena: Vítima atingida por vários P.A.F.s durante tentativa de assalto. Encontra-se em decúbito dorsal na calçada. Populares informam que ouviram cerca de cinco disparos. Uma testemunha afirma que a arma utilizada foi uma pistola. Há um grande tumulto no local mas a polícia já providenciou o isolamento. A cena é segura. Vítima: Apresenta-se consciente, solicitando água repetidamente e afirmando: "...não consigo mexer as pernas, estou morrendo!". Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Extricar a vítima com colar cervical e rolamento de 90 graus para a prancha. Procurar os orifícios de entrada dos P.A.F.s antes de qualquer manipulação. Conduzir a vítima para a viatura utilizando uma padiola, visto tratar-se apenas de trauma penetrante. Tentar encontrar as cápsulas deflagradas para identificação do calibre da arma. Verificar os orifícios de entrada e de saída para melhor solução de atendimento.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 2 No interior da viatura a vítima fica agitada, tentando retirar o colar cervical e levantar-se da prancha.   Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Ventilar o paciente com ambú e máscara. Realizar acesso venoso periférico e iniciar reposição volêmica. Expor o tórax em busca de perfurações. Instalar uma máscara  de O2 com reservatório a 10 l/min. Realizar imediata imobilização do paciente a todo custo.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 3 O oxigênio sob máscara melhorou bastante a agitação da vítima, porém, ele está dispneico e solicitando água repetidamente.   Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar acesso venoso periférico e iniciar reposição volêmica. Expor e examinar o tórax da vítima. Aumentar o fluxo do oxigênio para o máximo possível. Instalar cânula orofaríngea e recolocar a máscara de O2. Diminuir o fluxo do oxigênio para o mínimo possível.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 4 Com o tórax exposto observa-se duas perfurações (entrada e saída) no hemitórax direito. É nítido o ruído de passagem de ar pelas mesmas. O hemitórax direito tem movimentos menos amplos que o esquerdo.   Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar acesso venoso periférico obrigatoriamente no membro superior esquerdo. Realizar curativos de três pontos nas duas lesões. Realizar tamponamento completo e impermeável das lesões. Realizar curativo de três pontos em uma das lesões. Apenas fazer curativo compressivo nas duas lesões.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 5 Os curativos de três pontos melhoraram significativamente a ventilação da vítima. Ele continua solicitando água a todo momento. Apresenta-se pálido e com a pele pegajosa. Com muita dificuldade você percebe a presença de um pulso radial filiforme e rápido. Um oxímetro de pulso foi instalado porém não dá leitura. Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (clique na sua opção) Realizar acesso venoso periférico obrigatoriamente no membro superior esquerdo. Realizar dois acessos venosos periféricos, um em cada membro superior. Realizar acesso venoso periférico obrigatoriamente no membro superior direito. Realizar dois acessos venosos periféricos, preferencialmente nos membros inferiores. Não realizar nenhum acesso e ir rapidamente para o hospital mais próximo.

Parabéns você salvou seu paciente Quer tentar uma nova ocorrência? NEP DIGIT@L Parabéns você salvou seu paciente Quer tentar uma nova ocorrência?

Infelizmente você “PERDEU” seu paciente NEP DIGIT@L Infelizmente você “PERDEU” seu paciente Quer tentar de novo?