Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
DOCUMENTOS UTILIZADOS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Premissas Dados das Microrregiões.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
1 Prioridades Estratégicas 1 Estruturar as bases para um novo modelo de gestão de compras do Estado, visando maior economia nos gastos públicos, sua adequação.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
ABRIL 2010.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Apresentação Diagnóstico Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
MAIO 2010.
RETROSPECTIVAHISTÓRICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
twitter.com/funasa.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira Superintendente de Planejamento e Gestão Campo Grande, Outubro/2015

GRANDES ETAPAS GESTÃO ESTRATÉGICA Esta reunião teve dois momentos. Apresentação dos resultados dos 100 dias e assinatura do CG para 2015. acho importante ressaltar que ele fez um balanço das entregas/compromissos dos 100 dias.

RELAÇÃO ENTRE ELEMENTOS Diretriz Estratégica PLANEJAMENTO ENTREGAS: PROGRAMAS Geram: Benefícios Projetos e Ações Geram Produtos e/ou Serviços RESULTADO: Metas dos Indicadores

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO Dimensão Estratégica: Definição da Visão, Direcionadores, Diretrizes e Mapa Estratégico. Dimensão Tática: Definição dos Programas Temáticos do PPA, elaborar indicadores e Priorização dos Projetos. Dimensão Operacional: Definição Orçamentária e Documentação dos Projetos.

PLANEJAMENTO DIMENSÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO DIMENSÃO TÁTICA Diretrizes Estratégicas - Eixo Social Preservar a vida e o patrimônio através de políticas integradas de segurança pública Reduzir o déficit e a inadequação habitacional Integrar educação, cultura, esporte e lazer para o desenvolvimento sócio-cultural Garantir o acesso do cidadão às ações e aos serviços de saúde por meio da regionalização e ampliação da capacidade e diversificação dos serviços Assegurar o acesso a uma rede de proteção social integral aos cidadãos Elevar a qualidade da aprendizagem na rede pública de ensino, com foco na formação integral do cidadão, promovendo o desenvolvimento social Programa Pró Vida e Segurança Para Todos Programa de Produção e Adequação Habitacional Integrada e Fomento ao Desenvolvimento Urbano Programa MS Cultura Programa Investindo em Saúde Programa de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos Programa Qualidade na Educação Programa de Assistência de Média e Alta Complexidade Programa de Reestruturação da Segurança Pública e Justiça Programa de Promoção ao Esporte e Lazer Programa de Assistência Social - SUAS Programa Saúde com Atenção Básica Programa de Vigilância em Saúde Programa de Segurança, Custódia e Ressocialização de Execução Penal Programa Rede Solidária Programa de Assistência Farmacêutica Programa de Gestão Compartilhada e Trabalhador em Foco

PLANEJAMENTO DIMENSÃO TÁTICA Diretrizes Estratégicas - Eixo Econômico e Ambiental Fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas em bases sustentáveis Fomentar a inovação, a cultura empreendedora e o desenvolvimento científico tecnológico Atrair investimentos para o maior dinamismo e diversificação das atividades econômicas Potencializar a educação e qualificação profissional para a maior produtividade da mão-de-obra Programa Agronegócio Produtivo Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação Programa para Novos Negócios e Investimentos (PRONOVA) Programa de Educação Profissional, Trabalho e Acesso a Emprego e Renda Programa de Desenvolvimento do Turismo Programa Economia Criativa Programa de Valorização e Preservação do Meio-Ambiente Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira

PLANEJAMENTO DIMENSÃO TÁTICA Diretrizes Estratégicas - Eixo Infraestrutura Diversificar a matriz energética, priorizando as fontes renováveis Desenvolver um sistema de logística intermodal integrado Melhorar a estrutura de saneamento ambiental Viabilizar e modernizar a infraestrutura em tecnologia da informação e comunicação Programa de Gestão, Expansão e Diversificação da Matriz Energética Programa de Infraestrutura e Logística de Transporte Programa de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Programa Estado Digital Inteligente

PLANEJAMENTO DIMENSÃO TÁTICA Diretrizes Estratégicas - Eixo Gestão Promover o desenvolvimento e valorização dos servidores públicos estaduais Desenvolver um modelo de gestão participativa, desburocratizada, moderna e transparente, com foco em resultados Fortalecer a articulação institucional e política, destacando MS no cenário nacional e internacional Garantir a boa gestão dos recursos públicos Programa de Desenvolvimento, Valorização do Servidor e Meritocracia Programa de Governança e Gestão Programa de Identidade e Protagonismo de MS Programa de Equilíbrio Fiscal e Gestão de Recursos Programa de Desburocratização Programa de Ampliação da Capacidade de Investimento

PLANEJAMENTO DIMENSÃO TÁTICA ELABORAÇÃO DE INDICADORES: Resultado ou esforço impacta diretamente na consolidação da diretriz Definição de fórmula Definição de meta (nível de desafio coerente) Fonte Periodicidade compatível

PLANEJAMENTO DIMENSÃO OPERACIONAL Definição Orçamentária dos Programas e das Unidades Gestoras (PPA e LOA); Priorização dos projetos para 2016 (LOA); Elaboração dos Contratos de Gestão das Secretarias; Elaboração dos Termos de Abertura dos Projetos; Elaboração dos Planos de Projetos.

EXECUÇÃO E CONTROLE EXECUÇÃO E CONTROLE Controle e Monitoramento EXECUÇÃO E CONTROLE Escritório de Projetos (SEGOV) Sistema de Gestão de Projetos Secretarias Desenvolvimento e Execução

Secretarias e Vinculadas EXECUÇÃO E CONTROLE Metodologia de Gestão de Projetos Atuação em Rede Secretarias e Vinculadas Núcleo de gestão local Núcleo de gestão local Núcleo de gestão local Núcleo de gestão local SEGOV Núcleo de gestão local Núcleo de gestão local Coordenação centralizada (SEGOV) com execução e suporte descentralizado (rede de gestão presente em todas as secretarias)

Escritório de Projetos EXECUÇÃO E CONTROLE Escritório de Projetos como Parte Integrante da Sistemática de Gestão I Reunião de Gestão Estratégica Governador e Secretários Semestral Foco na estratégia: adequação e realinhamento Conselho de Governança Estratégico Reunião de Gestão Executiva Reunião de Acompanhamento do Contrato de Gestão Governador e Secretário Bimestral Foco nos contratos de gestão por Secretaria Governador e Secretários Mensal Foco nas prioridades de governo: estratégico e transversal Secretário e superintendentes Quinzenal Foco nos projetos e indicadores Gestor do Programa e Líderes de projetos Mensal Foco nos programas Comitê Técnico Programa Reunião de Gestão da Secretaria Escritório de Projetos (SEGOV) Tático Por Programa Por Secretaria Reunião interna das Secretárias Operacional Membros da Rede de Gestão e demais servidores Semanal Foco nos projetos, ações e indicadores

EXECUÇÃO E CONTROLE ADEQUAÇÕES Entregas Realizadas Reflexo positivo nos Indicadores Realidade confirmada Diretriz consolidada Nenhum Ajuste Entregas Realizadas Reflexo negativo ou nulo nos Indicadores Realidade confirmada Diretriz consolidada Revisar Indicadores Entregas Realizadas Reflexo negativo ou nulo nos Indicadores Realidade não confirmada Diretriz não consolidada Revisar Entregas Entregas não Realizadas Reflexo positivo nos Indicadores Realidade confirmada Diretriz consolidada Revisar Diretriz