 Manejo de informações para Construção do Conhecimento I – Introdução ao Conhecimento Científico  Professora: Lucimare Ferraz  Curso de Medicina – 1ª.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
PROJETO DE PESQUISA.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Revisão – Pesquisa em Letras Estrangeiras Inglês Professora Dra
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
Escola Superior de Guerra
Estudante, pesquisador, autor.
Ciência e Conhecimento científico
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
Pesquisa: Conceitos e Definições
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Introdução à Sociologia
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Professora Angela Mota
O conhecimento científico
Metodologia da Pesquisa Científica
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
Faculdade Sagrada Família
Tipos de Estudos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
Revisão de Filosofia.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Conhecimento: da definição aos tipos
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Pré- textuais Capa Folha de Rosto Errata * Folha de Aprovação ( no final, oferecido pela professora da disciplina) Dedicatória * Agradecimentos * Epígrafe.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.
Concepções e Formas de Conhecimento
PESQUISA CIENTÍFICA. DEFINIÇÕES: “Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A.
Surgimento do pensamento filosófico
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Tipos de conhecimento e método científico
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
O que é conhecimento?.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O despertar da consciência critica e a teoria do conhecimento.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

 Manejo de informações para Construção do Conhecimento I – Introdução ao Conhecimento Científico  Professora: Lucimare Ferraz  Curso de Medicina – 1ª fase  Acadêmicos : Candice Detoni Gazzoni, Maria Eduarda Teló, Thiago Beltrame Rhoden e William Maldamer Montano

  A relação do homem com a realidade é de curiosidade e angústia.  O desconhecido pode ser sinônimo de “não dominado”, “não possuído” e ignorância. Quando o ser humano toma posse de algo que antes desconhecia, sente-se seguro. O processo do Conhecimento

  O conhecimento, apesar de não ser palpável relaciona- se com a realidade à medida que é uma abstração dos objetos, uma expressão cultural e ideológica.  Caracteriza-se por sua dinamicidade cognoscitiva, ou seja, se funda na transformação que ocorre tanto no sujeito quanto no objeto.

  O tema “ Conhecimento” é muito abrangente, é contemplado nas descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios, procedimentos, culturas e crenças.  Existem diversas formas de conhecimento para tentar compreender e interagir com o mundo, entre elas está o Conhecimento Religioso.

  Tem como princípios a existência e a crença em um ser superior-criador, o qual emana o princípio vital e coordena o plano existencial. Conhecimento Religioso

  Objetivos: 1. Detectar um princípio e fim unívoco, no que se refere à gênese essencial e existencial do cosmo. 2. Estudar os princípios da vida, enquanto estes têm a suficiência em outro Ser.  Discussão sobre Absoluto X Relativo Conhecimento Religioso

  O conhecimento religioso (teológico), bem como todo tipo de conhecimento humano, constrói-se a partir de perguntas fundamentais.  A pergunta é o rompimento do equilíbrio intelectual. Sua origem encontra-se na dúvida, na confusão, na crise, no equívoco, na imprecisão, na desconfiança, no ambíguo, na suspeita, na constante busca por respostas. Conhecimento Religioso

  A função de buscar respostas a tais perguntas é realizada pelas diversas crenças e/ou religiões. Conhecimento Religioso

  Não demonstra, nem experimenta, é absoluto.  Na teologia o método utilizado é o reflexivo e lógico.  O principal argumento é o da autoridade, encontrado nos livros sagrados. Suas principais características são: ● Revelado ● Dogmático e inquestionável ● Infalível Conhecimento Religioso

 ● Introdução a metodologia do conhecimento - tipos de conhecimento, Prof. Alexandre Godoy Dotta ● Cadernos Metodológicos, diretrizes do trabalho científico, Hilda Beatriz Dmitruk (org.) ● Fundamentos de Metodologia Científica, Aidil J.Silveira Barros e Neide Aparecida de Souza Lehfeld ● A3o_%C3%A0_Metodologia_Cient%C3%ADfica/Form as_de_conhecimento A3o_%C3%A0_Metodologia_Cient%C3%ADfica/Form as_de_conhecimento Referências Bibliográficas