Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário

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Transcrição da apresentação:

Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário Profª. Adriana Sartório Ricco

A entrevista Técnica de coleta de dados, com um grau de estruturação pré-definido, indicada sempre que se tem necessidade de dados que não podem ser encontrados em registros ou fontes documentárias. Especialmente utilizada para a obtenção de opiniões, atitudes e levantamento de experiências.

Vantagens e Desvantagens Flexibilidade na formulação de questões; Permite maior sinceridade de expressão e emoção; São mais dispendiosas; Precisam de maior habilidade para a aplicação; Não há garantia no anonimato; É de difícil comparação.

Preparo da Entrevista Deverá ser elaborada permitindo que o entrevistado fale livremente sobre o assunto. O pesquisador poderá gravá-la e transcrevê-la depois; Deverá ser utilizada linguagem acessível ao entrevistado; No ato da entrevista, caso o pesquisador perceba a importância de algum fato não apontado no roteiro, deverá incluir como questão; Obter e manter a confiança do entrevistado; Dispor-se mais a ouvir do que a falar;

Preparo da Entrevista Dar bastante tempo ao entrevistado para falar sobre o assunto; Instruir o entrevistado quando necessário; Apresentar primeiro as perguntas que tenham menos possibilidade de provocar recusa; Não emitir opinião; Manter o controle da entrevista.

Questões básicas em uma entrevista Na sua opinião, o que é um cluster e como eles podem ser criados? Como o senhor(a) descreveria as relações de trabalho em sua empresa? Como tomou conhecimento do projeto? Você poderia apontar falhas no processo de comunicação? Fale-me sobre o histórico da empresa: Têm alguma observação a fazer sobre o projeto?

O Questionário A finalidade do questionário é obter, de maneira sistemática e ordenada informações sobre as variáveis que intervém em uma investigação, considerando uma amostra determinada, obtendo dados que possam ser quantificados.

Vantagens e Desvantagens Podem ser anônimos ou identificados; Pode ser aplicado a um grande número de pessoas simultaneamente; Garante certa uniformidade das respostas, facilitando a comparação e o tratamento dos dados; Não se observam os fatos diretamente, mas sim mediante as manifestações verbais dos sujeitos; Impede a inserção de novas questões e informações.

Redação do Questionário Deve constar no seu início uma explicação resumida dos objetivos da pesquisa, instruções para o preenchimento e agradecimento; Devem estimular a memória do entrevistado, começando por fatos mais recentes; A formulação de questões deve ser clara;

Redação do Questionário As perguntas devem ser ordenadas em uma seqüência lógica; Incluir perguntas que tenham relação com o problema de estudo; Usar alternativas adequadas para as perguntas fechadas; Cuidado na estética e impressão do questionário;

Tipos de Perguntas Fechadas (dicotômicas ou não) É a primeira vez que vem a Vitória? ( ) sim ( ) não Quantas vezes veio a Vitória? ( ) uma ( ) duas ( ) três ( ) mais de três vezes

Tipos de Perguntas Abertas Qual é a sua opinião sobre Vitória? ................................................................................................................................................... Quais são pontos turísticos que visitou em Vitória? .....................................................................................................................................................

Tipos de Perguntas Semi-abertas Quando chegou a Vitória, sua impressão foi: ( ) agradável ( ) desagradável Por quê?.................................................................. ................................................................................

Tipos de Perguntas Encadeadas Você chegou a Vitória por avião? ( ) sim ( ) não Em caso afirmativo, qual empresa aérea utilizou? ( ) Gol ( ) Tam ( ) Varig ( ) outra

Tipos de Perguntas Com ordem de preferência Enumere as alternativas abaixo, priorizando seu grau de satisfação com as companhias aéreas (de 1 a 3): ( ) Gol ( ) Tam ( ) Varig

Tipos de Perguntas Dentre as habilidades abaixo, enumere em ordem crescente considerando o grau de importância, as que Você considera essenciais para um líder nas empresas, no mercado atual? ( ) Audácia ( ) Carisma ( ) Competência Técnica ( ) Comunicação ( ) Criatividade ( ) Delegação ( ) Disciplina ( ) Empatia ( ) Equilíbrio Emocional ( ) Flexibilidade ( ) Visão ( ) Motivação ( ) Intuição