VALE SONHAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A escola e a prevenção ao uso de drogas
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
O Aluno a Distância.
Apresentação.
Educação Ambiental - GPEEA
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
OBJETIVOS DAS SELEÇÕES Promover o esporte e a sua prática; Oportunizar experiências diversas como meio de introduzir na sociedade um cidadão crítico,
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Observação da sala de aula
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Trabalhando com Grupos
Sexualidade, Orientação e Saúde
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Gravidez na Adolescencia
SILVANA BERBEL FERNANDES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Os quatro pilares da educação.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Ginástica nos ciclos de educação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
O que é coaching para RH? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Orientação para os professores de Biologia – 1° EM
PEI – Programa Educacional Individualizado
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
PLANO DE AÇÃO DAS METAS ASSOCIADAS
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Transcrição da apresentação:

VALE SONHAR

Situação de Aprendizagem 2 Menina – Mãe e Menino - Pai 1ª série do Ensino Médio volume 2

O Vale Sonhar propõe lidar com um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Este é o ponto chave do nosso trabalho - a motivação. Se por um lado o sexo na adolescência é natural, a prevenção é aprendida. E, para colocar em prática o que foi aprendido, motivação é fundamental.

Diversos estudos que analisaram o comportamento sexual na adolescência mostraram que somente a informação, pura e simples, não é suficiente para o sucesso da prevenção da gravidez. A mais recente pesquisa, realizada pelo Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, constatou que o conhecimento dos métodos contraceptivos por parte das meninas não garante seu uso.

Procurando uma nova abordagem para prevenir a gravidez na adolescência , a equipe do Instituto Kaplan deparou-se com a frase do Senador Teotônio Vilela: " O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que, antes, se tenha sonhado com ela".

Imediatamente, tornou-se a inspiração na criação da metodologia do Projeto Vale Sonhar. Simples e clara, ela nos mostrou uma possibilidade de desenvolver a motivação  do jovem por meio da percepção do impacto da gravidez na realização de seu sonho maior - o projeto de vida.

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA - Sonhar, identificar que a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho. - Conhecer o processo da reprodução, associado às práticas sexuais de risco - Desenvolver a habilidade para usar os métodos contraceptivos foram as estratégias de educação preventiva, por meio de oficinas, adotada pelo Instituto Kaplan no projeto Vale Sonhar.

Realização das Oficinas com os alunos Cada aluno participa do bloco de três oficinas - Oficina 1: Identificação do Sonho - Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida - Oficina 3: Engravidar é uma escolha

 Este projeto visa contribuir com a diminuição do número de gravidez na adolescência, nas escolas públicas de Ensino Médio por meio do desenvolvimento da responsabilidade pessoal dos alunos, a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto vida. Ele é realizado por meio da metodologia de multiplicador, onde o Instituto Kaplan treina profissionais da Secretaria Estadual de Educação, responsáveis por preparar professores para as atividades escolares, para que estes façam de seus professores, agentes de prevenção à gravidez na adolescência. 

Estes últimos serão os responsáveis pela realização das três oficinas de prevenção, junto aos alunos, utilizando o Jogo Vale Sonhar. Esta experiência foi testada por meio de um projeto piloto com as escolas estaduais de ensino médio da região do Vale do Ribeira, que em 02 anos, após, a implantação do Projeto Vale Sonhar obteve o resultado de 91% de  diminuição no número de gravidez nas escolas participantes.

DESPERTAR PARA O SONHO

Cria condições para o jovem identificar o seu projeto de vida e para perceber o impacto de uma gravidez na adolescência. Nessa oficina os participantes irão descrever seu sonho profissional, receber uma notícia (em forma de teste de gravidez) que poderá mudar seu futuro e embarcar numa viagem para entender o que aconteceu nos próximos 10 anos - com ou sem uma gravidez no meio do caminho. Garotas e garotos percebem no faz-de-conta o que é ser mãe ou pai e discutem no grupo os diferentes impactos para as mulheres e para os homens de uma gravidez na adolescência. 

NEM TODA RELAÇÃO SEXUAL ENGRAVIDA

Promove informações sobre sexualidade e reprodução humana, ensinando o jovem a identificar as práticas sexuais de risco. Nessa oficina os participantes vivenciam três rodadas de competição para entender e relembrar as principais funções do aparelho genital masculino e feminino e quando uma relação sexual engravida. O objetivo dessa oficina é contribuir para que o grupo acione seus conhecimentos prévios e reflita sobre as situações que podem deixá-los em vulnerabilidade.

ENGRAVIDAR É UMA ESCOLHA

Desenvolve no jovem a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva e dos mecanismos de prevenção. Pensando em fortalecer a autonomia dos jovens no exercício do seu direito de escolher o momento para engravidar, um jogo de alvo traz para os participantes as questões de uso dos métodos contraceptivos que não estão claras para os adolescentes. O grupo irá descobrir o que sabe sobre o acesso e funcionamento dos vários métodos existentes (barreira, químico, hormonal, cirúrgico e naturais) e comparar o antes e o depois da oficina, para que uma gravidez na adolescência fique distante de suas realidades!