Aprendendo a fazer amaciante caseiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hoje, saponificação é ster de cido graxo.
Advertisements

Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo²
Preparações fitofarmacológicas
Nº1- Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco.
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
…a partir de óleo de fritura usado.
Química Experimental LICENCIATURA EM FÍSICA
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Algas Trabalho realizado por Soeirinho 1 Ana Rita Marques
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Processo de Separação de Misturas
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
Arruda Ruta Graveoleons
Processos de separação
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Substâncias, misturas e sistemas
Química Orgânica Reações de Oxidação
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
“Classificação da matéria”
Escola Básica 2/3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Afonso E. V. Lopes; Mauricio Bologna; Márcia Ernesto “Introdução” & “Referências Bibliográficas” Março de 2011.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Brasil unido x dengue.
Salsichas de baixa gordura enriquecidas com w3 e algas comestíveis: Efeitos do óleo de oliva e do armazenamento sob refrigeração nas características físico-químicas,
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
Ciência em Ponto Pequeno
Aula: Processos de separação de misturas.
Propriedades das soluções
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
FESTA DE SÃO JOÃO.
PINTURA.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
Aula: Processos de separação de misturas.
Texto prescritivo Receita.
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Preparações Cosméticas para Banho
COSTELA-DO-DIANTEIRO
Professoras: Camila e Ayla
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
Pomada Preparações de consistência semi-sólidas
Panetone.
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA CHAMPAGNE, A.B. & KLOPFER, L.E. Research in Science Education: The Cognitive Psychology Perspective. In HOLDZKOM,
Lucas Menezes1 Química 1 - Manhã IFPE. Lucas Menezes2 A escolha do tema - O experimento “Sangue do diabo” foi escolhido por tratar- se de uma brincadeira,
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito das ações do PIBID-Química do IF Fluminense no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) e consiste na.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
experiências de química
Ellen Santos Fernandes ¹, Rodrigo Garrett da Costa 2. 1 Estudante do Curso de Ciências da Natureza – Lic. em Química IFF/ PIBID-Química, 2 Professor do.
9º ano AND – Maria Luiza Cursino n° 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
Para ter acesso a esse material acesse:
Autoras: Karoline dos Santos Tarnowski Anne Gabrielle Meirinho Nadine Inacio Desentupindo Pias Quimicamente quimicaempratica.wordpress.com.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA: BIOLPLÁSTICO Autores: Professora: Leila A. Friedrich, Alunas: Amanda Vicelli, Elisa Cortez e Marina Machry, Monitora: Maria.
Transcrição da apresentação:

Aprendendo a fazer amaciante caseiro 1 Aprendendo a fazer amaciante caseiro Andréia Laurindo Pinto ¹ , Larissa Codeço Crespo 2, Rodrigo Garrett da Costa 2. 1 Estudante do Curso de Ciências da Natureza – IFF/ PIBID - QUÍMICA, 2 Professor do IFFluminense câmpus Campos – Centro. Introdução: O projeto aborda uma técnica simples e prática de fabricação de amaciante caseiro. A facilidade na obtenção dos componentes da mistura e a simplicidade da técnica tornam o processo bastante atrativo. O produto obtido apresenta boa qualidade, e além disso, possui as vantagens de não causar alergias na pele e agredir menos o meio ambiente do que os amaciantes industrializados. 1 Figura 2: sabonete ralado Figura 3: Ralando o sabonete dissolvendo na água quente. Sobre os componentes da mistura: A glicerina age como um amaciante e potenciador de textura em um detergente de roupas, dando elasticidade aos tecidos; O óleo essencial fornece um cheiro agradável, se usa A água deve ser quente para a dissolução dos sabonetes e fria para a dissolução do amaciante. Os sabonetes junto com a glicerina conferem aspecto consistente ao amaciante, além do odor desejado. Objetivo: Apresentar um processo de fabricação de amaciante caseiro e os seus componentes químicos. Materiais necessários: 1 sabonete ralado; 4 colheres de sopa de glicerina; 4 colheres de sopa de óleo essencial; 5 litros de água fria; 1 litro de água quente. Resultado: Com base no procedimento descrito, logo após o processo de mistura, chegou-se a um amaciante pouco consistente. Mas no dia seguinte, a mistura se mostrou com a consistência desejada. Figura 1: materiais necessários para a preparação do amaciante caseiro. Fórmulas Químicas: C3H8O3 H2O Água Procedimento: Ferva um litro de água. Na sequência, adicione os sabonetes picados ou ralados, até que eles se dissolvam; Depois que os sabonetes estiverem dissolvidos, misture o conteúdo com mais cinco litros de água fria e duas colheres de sopa de glicerina; Adicione cerca de 30 gotas de óleo essencial. Conclusão: Nesse experimento foi possível observar que o processo de fabricação de amaciante caseiro é ideal para pessoas que tem alergias a certos tipos de produtos químicos pois seus componentes tem baixa toxicidade. Foram utilizados materiais de baixo custo e conheceu-se as propriedades químicas da glicerina, principal ingrediente da mistura. REFERÊNCIA : http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/sua-casa/como-fazer-amaciante-de-roupa-em-casa