Fundamentos do Jornalismo - 2014  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JORNAL A NOTÍCIA AS LIÇÕES DA MUDANÇA DO FORMATO NILSON VARGAS EDITOR-CHEFE DO DIÁRIO CATARINENSE EX EDITOR-CHEFE DE A NOTÍCIA, ONDE COMANDOU O PROCESSO.
Advertisements

Jornalismo e ambiente Ricardo Garcia PÚBLICO Jovens Repórteres do Ambiente - 14 Novembro 2008.
Como organizar um, sem esquecer nada
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Diferença entre notícia e reportagem
REPORTAGEM - Características
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
A Educomunicação e o Jornal Mural
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Jornal Correio de Uberlândia
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Pesquisa e Sistematização
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Tópicos Especiais em Comunicação II
JORNALISMO CORPORATIVO
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Um grande gênero jornalístico
Editorias Roteiro de pesquisa
A ENTREVISTA.
A notícia.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Tema Enunciação jornalistica contemporânea no jornal impresso.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Como funciona a imprensa
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Fotojornalismo 4º encontro. “Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa.
O que é Assessoria de Imprensa
V OCÊ R EPÓRTER D A P ERIFERIA Técnicas de Reportagem.
Sugestão de planejamento Pedagógico
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Etapas de produção da revista
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Jornalismo literário.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo.
Estrutura da Reportagem
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
NTD – 3ª ETAPA 9º ano - Redação
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
1 TÍTULO DO TRABALHO Nome Arapoti/ Inserir objetivo da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 1. INTRODUÇÃO.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
Dicas para entrevistas
JORNAL MURAL COMUNICAÇÃO INTERNA.
“Um país se faz de homens e livros”
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Introdução à Comunicação Formação superior em Jornalismo Profª Margaret Carino.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Jornalismo

 O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja pela linguagem escrita, oral, visual ou gráfica.  A divisão mais comum deste trabalho é: pauta, apuração, redação e edição.

 A pauta define quais os assuntos serão tratados na edição (número) do produto em questão.  É um roteiro que permite ao repórter perceber a importância do tema e a forma de abordagem da notícia, contendo dados, fontes e questões.

 Processo de suma importância, quando o jornalista faz a checagem dos dados, faz as entrevistas (com as fontes), pesquisa e analisa o tema de forma a cumprir com o objetivo de uma informação precisa e correta.

 Nesta etapa, os jornalistas dão ao material bruto (a informação), um tratamento específico, de acordo com a linguagem jornalística, transformando o “acontecimento” num texto, que pode ser para rádio, tv, jornal, revista, internet...

 A edição finaliza o trabalho jornalístico, escolhendo manchetes, títulos, fotos, definindo espaços, hierarquia e organização às matérias.  Editar é cortar textos, reescrever, titular no impresso; montar as sonoras e offs no rádio; montar imagens, sonoras, offs, passagem etc na tv..

 Editorias: Geral (abrigando cidade, por exemplo) Nacional, Internacional Esporte, Variedades e/ou Cultura, Polícia Política, Economia Em expansão: Ciência, Tecnologia, Rural

Cabe ao editor – aprovar (ou não), reescrever, refazer, mandar refazer, cortar textos, ampliar, mandar ampliar Ainda – titular, legendar e classificar na sua editoria a importância de determinada matéria Geral ou Chefe – coordena as capas, a partir do contato com os editores de editorias

 Cabe ao chefe de reportagem (ou coordenador de produção) justamente coordenar todo o trabalho dos repórteres, incluindo os fotógrafos. Em alguns jornais, ele faz também a seleção das pautas

Uma das principais funções no jornalismo, o pauteiro organiza, no planejamento de matérias a serem desenvolvidas no dia, toda a redação. Atualmente, função exercida por editores e sub-editores. Deve ser pessoa bem informada, aberta ao diálogo, que leia muito (inclusive a concorrência) e “ligada” nos acontecimentos de todo tipo.

Sem ele o espírito do jornalismo não existe. O verdadeiro repórter apura todas as informações da pauta recebida, checa dados, faz entrevistas, busca novidades. Não descansa antes de ter um bom material para escrever. Deve ser, antes de tudo, ético. Estabelecer uma relação de confiança com a fonte e com o público.

Responsável pelo material fotográfico do jornal. Além de fotos tecnicamente perfeitas, é necessário também o lado repórter deste fotógrafo, para que as fotos realmente informem a respeito dos fatos noticiados. Deve fotografar e identificar suas fotos, auxiliando o trabalho de arquivo do jornal.

Na redação contemporânea não há espaço para redator ou revisor. O próprio repórter, ou os editores assistentes (subeditores) ou editores, é quem realiza o trabalho de revisão de regras ortográficas, gramaticais e jornalísticas. O compromisso do repórter aumenta ainda mais, pois seu texto é sempre considerado um “texto final”.

O primeiro faz a concepção do projeto gráfico a ser utilizado (fontes, tamanho de textos e de fotos, disposição de fotos e ilustrações, uso de infográficos, fios, selos etc). O segundo dá movimento ao projeto no dia-a- dia. Em pequenos jornais, as duas funções são sinônimas.

Cabe ao editor de arte manter o projeto gráfico (normalmente feito pelo próprio editor), buscar a unidade gráfica do jornal, cuidar da apresentação e uso de infográficos, fotografias e ilustrações. Juntamente com o editor de opinião, pode avaliar as charges do dia e participa do fechamento das capas.

 Editor e opinião: responsável pela área de textos opinativos no jornal (editorial, seleção de artigos).  Chargista: normalmente a charge está atrelada à opinião da empresa.  Colunista/articulista: colaborador diário ou eventual, que escreve sobre diversos assuntos, normalmente pautados pelo editor de opinião.

BIBLIOGRAFIA: ERBOLATO, M. Técnicas de codificação em Jornalismo. Ática, 2003.