Comissão de Acompanhamento para os Auxiliares de Justiça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS
Advertisements

Processo Executivo Fase Liminar. Requerimento executivo Informático Conteúdo: Identificação das partes e mandatários Forma do processo Pedido e causa.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
A Fiscalização e a Auditoria nas operações realizadas na BOVESPA
PROCEDIMENTO DE INJUNÇÃO
O novo sistema tarifário
O MANDATÁRIO NA AÇÃO EXECUTIVA
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.
técnico de serviço jurídico Informática e contabilidade judicial
Distribuição de Serviço Externo CITIUS
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
Direito Processual Civil
Tramitação Processual
Trabalho realizado por: Patrícia Alves Nº 1394
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
15 anos desenvolvendo soluções criativas
Direito Processual Civil
Acesso à Plataforma Citius /
20ª. Plenária do Fórum Permanente COMITÊ DE DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Andreia Portela TSJ.  É uma providência que permite que o credor de uma dívida obtenha, de forma célere e simplificada, um título executivo, sem necessidade.
Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães www. heitormirandaguimaraes. com
XVII ENCONTRO NACIONAL
NOVO CÓDIGO DE INSOLVÊNCIA Processo Especial de Revitalização Reforço da Responsabilidade do Insolvente, seus Administradores e órgãos da Insolvente Lisboa,
XVII Encontro Nacional da APAJ Hugo Lourenço Anadia, 31 de Janeiro de 2015 C OMISSÃO PARA O A COMPANHAMENTO DOS A UXILIARES DA J USTIÇA.
Tramitação PROCESSO PENAL.
2.Actos Processuais em especial 2.1. A distribuição.
O SISTEMA DE SEGURANÇA NO CITIUS/HABILUS
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Direito Processual Civil 1. Actos Processuais em geral 1. 4.Actos da secretaria.
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO Évora 25 de Fevereiro de 2008 Ana Cristina Bordalo Assessora do Secretário de Estado Adjunto e da Administração.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
O ADMINISTRADOR JUDICIAL
Do processo eletrônico
Estatuto da OAB Aula 14.
SISTEMA JUSTIÇA MODERNA: O TJDFT NO SÉCULO XXI. Sistema Justiça Moderna - Módulos -  Distribuição  Cartório Extrajudicial de Distribuição  Serviço.
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
DESPESAS PROCESSUAIS art. 19 e ss Em sentido restrito, as despesas processuais não compreendem os honorários advocatícios, como se depreende do artigo.
COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL
DESPESAS PROCESSUAIS art. 19 e ss Em sentido restrito, as despesas processuais não compreendem os honorários advocatícios, como se depreende do artigo.
Da execução por quantia certa contra devedor insolvente
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
15 anos desenvolvendo soluções criativas GESTOR PROCESSUAL.
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 11 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
Processo de Execução Identificação de bens e penhora
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Manuela Tavares Morais 4 de Dezembro de 2015 O papel do Presidente da Comissão de Credores vs superior interesse dos credores da insolvência. Conciliação.
APLICAÇÃO DO NOVO CPC À EXECUÇÃO FISCAL
A recuperação de sociedades no contexto do PER e da insolvência J OANA D OMINGUES Lisboa 4 de dezembro de 2015.
O PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL
V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Seguro Garantia Judicial
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA Segundo Elpídio Donizetti
Advocacia-Geral da União Secretaria-Geral Coordenação-Geral de Documentação e Informação Subcomissão SIGA/AGU Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Acompanhamento para os Auxiliares de Justiça Acesso ao Citius, acesso à base de dados e programa das nomeações equitativas Hugo Lourenço 04DEZ2015

ALEATORIEDADE EQUIDADE Nomeações equitativas ALEATORIEDADE EQUIDADE Lei nº 22/2013, de 26 de Fevereiro Artigo 11.º Direitos dos administradores judiciais c) Distribuição equitativa das nomeações nos processos, a qual deve ser assegurada, preferencialmente, através de meios eletrónicos. Artigo 13.º, n.º 2 Nomeação dos administradores judiciais 2 - Sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 52.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, a nomeação a efetuar pelo juiz processa-se por meio de sistema informático que assegure a aleatoriedade da escolha e a distribuição em idêntico número dos administradores judiciais nos processos.

SISTEMA INFORMÁTICO DE NOMEAÇÃO ALEATÓRIA Nomeações equitativas ALEATORIEDADE Imparcialidade Independência Distribuição da probabilidade de escolha – Inclusão de variáveis com características de imprevisibilidade na escolha e seleção dos administradores judiciais para cada processo SOLUÇÃO SISTEMA INFORMÁTICO DE NOMEAÇÃO ALEATÓRIA

EQUIDADE Nomeações equitativas Transparência Sustentabilidade do setor Reduzir/evitar assimetrias - Distribuição justa dos processos, privilegiando a sua igualdade pelos vários administradores judiciais

nos graus de competência Nomeações equitativas A IMPORTÂNCIA DA EQUIDADE nas oportunidades nos graus de competência

DESAFIOS Salvaguarda de todos os intervenientes do processo; Necessidade de AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO; REGULAÇÃO do modelo adotado; FORMAÇÃO genérica e especifica; Importância da FISCALIZAÇÃO.

POSICIONAMENTO DA CAAJ GERAR CREDIBILIDADE E CONFIANÇA Organismo de acompanhamento e fiscalização da atividade dos agentes de execução e dos administradores judiciais: COMPETÊNCIAS ACRESCENTAR VALOR Monitorização Acompanhamento Avaliação Fiscalização Disciplina Regulamentação Formação GERAR CREDIBILIDADE E CONFIANÇA 

CITIUS Projeto de desmaterialização dos processos nos tribunais judiciais desenvolvido pelo Ministério da Justiça; Engloba aplicações informáticas para os diversos operadores judiciais: Magistrados judiciais e do Ministério Público, Funcionários judiciais; e Mandatários judiciais. Exemplos de aplicações/funcionalidades: Ligação eletrónica entre o Ministério Público, os tribunais e órgãos de polícia criminal ; Entrega de Peças Processuais e Documentos por via eletrónica.

CITIUS Possibilita ao mandatário: Proceder à apresentação de peças processuais e respetivos documentos; Conhecer o resultado da distribuição; Consultar processos judiciais e as diligências que lhes respeitam; e Acompanhar o estado das suas notas de honorários no âmbito do apoio judiciário.

Portaria n.º 195-A/2010 de 8 de abril CITIUS - O cumprimento da legislação Portaria n.º 195-A/2010 de 8 de abril Altera a Portaria n.º 114/2008, de 6 de fevereiro, que regula vários aspetos da tramitação eletrónica dos processos judiciais (DIPLOMA REVOGADO) (…) habilitar os administradores da insolvência a ter acesso à entrega de peças processuais, às notificações electrónicas e à consulta electrónica de processos assim que as condições tecnológicas estejam implementadas e devidamente testadas. (…) Artigo 4.º Aplicação da Portaria n.º 114/2008, de 6 de fevereiro, aos administradores da insolvência Os artigos 3.º a 10.º, 13.º e 14.º e os capítulos V e VI da Portaria n.º 114/2008, de 6 de fevereiro, com a redação resultante das Portarias n.º 457/2008, de 20 de junho, e n.º1538/2008, de 30 de dezembro, e da presente portaria, aplicam-se, igualmente, com as necessárias adaptações, aos atos praticados por e dirigidos a administradores da insolvência.

CITIUS LIMITAÇÕES DESAFIOS Impossibilidade aos administradores judiciais de consultar os seus processos e entregar peças processuais; Impossibilidade de entrega de peças processuais assinadas digitalmente pelos administradores judiciais; Operacionalização do acesso da CAAJ, para desenvolvimento da sua atividade de supervisão. DESAFIOS Regulamentação.

Agentes de Execução Administradores Judiciais Acesso às bases de dados Agentes de Execução Administradores Judiciais Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo SISAAE Sistema Informático de Suporte à Atividade do Agente de Execução

Acesso às bases de dados Entre outras funcionalidades destina-se à identificação de bens penhoráveis através da disponibilização de informação e consulta às bases de dados de acesso direto eletrónico previstas no CPC, cuja consulta não dependa de prévio despacho judicial. Consulta a bases de dados (para identificação e localização do requerido e identificação de bens penhoráveis) Administração Tributária; Registo informático das execuções; Segurança Social; SISAAE (informação sobre processos de execução em que o Requerido conste como Exequente); Registo Civil; RNPC; Registo Predial; Banco de Portugal (informação sobre instituições em que o Requerido tem contas ou depósitos bancários). Registo Veículos; Outros registos ou arquivos semelhantes;

Tramitação do Procedimento Acesso às bases de dados Tramitação do Procedimento Com apuramento de bens A convolação do PEPEX em processo de execução Oposição Pelo Agente de Execução Pelo Agente de Execução Pelo requerente Requerimento inicial Consulta Relatório Enumeração dos bens identificados nas pesquisas ou, Menção de não terem sido identificados quaisquer bens penhoráveis. Requer a Notificação do Requerido Sem bens identificados Oposição (para pagar; celebrar acordo ou indicar bens à penhora)

SISAAE ATOS CONSULTAS (ELETRÓNICAS) COMUNICAÇÕES (ELETRÓNICOS) Penhoras eletrónicas de automóveis, participações sociais, marcas e imóveis; Citações editais eletrónicas; Inserção de dados na lista pública de execuções; Citações eletrónicas de credores públicos. CONSULTAS (ELETRÓNICAS) Autoridade Tributária e Aduaneira; Segurança Social; Caixa Geral de Aposentações Banco de Portugal; Registo Informático de Execuções; Instituto do Registo e Notariado. COMUNICAÇÕES (ELETRÓNICAS) Com o CITIUS; Com os advogados através do CITIUS, com notificações eletrónicas entre advogado e agente de execução e vice-versa.

Solução desenvolvida in house pelo Estado; Tramitação processual eletrónica O futuro? Solução desenvolvida in house pelo Estado; Parceria com soluções já existentes (exemplos SISAAE e PEPEX); Construção de solução à medida.

Comissão de Acompanhamento para os Auxiliares de Justiça Acesso ao Citius, acesso às bases de dados e programa das nomeações equitativas Hugo Lourenço 04DEZ2015