Engenharia de Produção

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Transcrição da apresentação:

Engenharia de Produção AULA 4 Engenharia da Qualidade I CURSO DE FÉRIAS Janeiro de 2010 Prof. Kléber Barros

Recursos Humanos e TQM TQM conjugação de métodos gerenciais + desenvolvimento de um clima que conduza à “emoção” pelo trabalho. baseado na educação e treinamento dos RH Mudança de mentalidade: Por exemplo: operador de máquina. “ Eu era um operador de máquina. Hoje gerencio a máquina.”

Os Recursos Humanos e o TQM No Gerenciamento total da qualidade é importante: Aprimorar o recrutamento e seleção para ter um quadro mínimo mas ótimo. Educar e treinar as pessoas de tal forma a transformá-las nos “melhores do mundo” naquilo que fazem. Reter essas pessoas nos quadros da empresa. Criar condições para que cada pessoa tenha orgulho de sua empresa e um forte desejo de lutar pelo seu futuro diante de quaisquer dificuldades.

Os Recursos Humanos e o TQM A educação e o treinamento são um meio para o crescimento do ser humano Tem por objetivo: Desenvolver o raciocínio das pessoas=> responder o “porque” das coisas Desenvolver a sensibilidade e a tenacidade para mudanças => tudo no mundo pode ser mudado para melhor

Motivação e Participação Como motivar: trazer à participação Participação leva ao envolvimento e ao comprometimento Como trazer a participação: envolvendo as pessoas em atividades que permitam a expressão da: flexibilidade criatividade capacidade de ver à frente.

Princípios da participação Programas bem sucedidos exigem envolvimento gerencial genuíno As contribuições das pessoas deverão ser seriamente consideradas e colocadas em operação para que o programa tenha valor real As idéias devem apresentar contribuições contínuas e no longo prazo para a organização

Princípios da participação A importância destes programas deve ser a mesma para pessoas do escritório e do chão-de-fábrica O programa deve ser organizado de forma clara e simples

Princípios da participação As sessões de envolvimento devem ser objetivas, do ponto de vista dos participantes, para que possam ser efetivas Cuidar para não ocorrerem sessões consideradas “perda de tempo” pelos participantes Treinar sobre participação em grupo, análise e síntese de problemas

Programas de sugestões Objetivo: trazer para a participação todas as pessoas da organização. Questões importantes Motivar a proposição de melhorias para as organizações Possibilitar o envolvimento das pessoas em atividades criativas Deixar claro que maioria das idéias envolve efeitos pequenos

Programas de sugestões Características São difíceis de administrar As idéias devem ser analisadas e classificadas em níveis de viabilidade e importância Se viáveis e importantes podem ser encaminhadas para execução Pode (e deve) haver reconhecimento e recompensa pelas idéias.

VÍDEO MOTIVACIONAL

Círculos de Controle de Qualidade - CCQ Objetivo: motivação do ser humano Os grupos desenvolvem atividades de identificar e resolver problemas, que é altamente motivante. É um programa que pode ser utilizado para desenvolver a sensibilidade e a tenacidade para mudanças, promovendo o crescimento do ser humano.

Histórico do CCQ Em 1962 foi realizada a 1a Conferência sobre Controle da Qualidade, na JUSE (Japonese Union of Scientists and Engeneers) , a qual foi considerada o início do CCQ. O movimento do CCQ chegou ao Brasil na década de 70. Inicialmente teve um grande crescimento, seguido de uma estagnação nos anos 80. Com a chegada da Qualidade Total, nos anos 90, o CCQ retornou ao seu crescimento, de forma mais definitiva, pois tem o apoio da direção das empresas.

Histórico do CCQ Cenário de surgimento dos CCQs Os produtos japoneses eram tidos como de má qualidade Não tinham boa aceitação no mercado interno e externo Houve necessidade de conscientizar todas as pessoas para vencerem esta barreira

Histórico do CCQ origem no Japão em1962 criada pelo Professor Kaoru Ishikawa O primeiro círculo foi iniciado na Komatsu em 1963. Uma estatística divulgada em 1994 mostrava que 95% dos participantes de CCQ eram das áreas de vendas e serviços, com uma média de 4,2 idéias novas por ano por pessoa. Estima-se que atualmente (2009) existam no Japão cerca de 390.000 grupos e 3.000.000 de circulistas. No Brasil, o movimento foi iniciado em 1972 Johnson & Johnson Volkswagen

CCQ no BRASIL Através de visitas técnicas realizadas ao Japão por empresários e consultores, o C.C.Q. chegou ao Brasil em 1971, na Volkswagem do Brasil, em 1972 na Johnson & Johnson, em 1976 na Hering e em 1982 na WEG e Consul (Multibrás) Há indicativos de que o C.C.Q. é atualmente praticado em mais de 40 países no mundo e continua crescendo na Ásia e África, incluindo-se a Índia, embora muitos não utilizem o nome C.C.Q.

Círculos de Controle de Qualidade O CCQ é: Um grupo pequeno – 6 a 10 pessoas Que conduz de forma voluntária atividades de controle da qualidade Características: Continuidade Promove auto-desenvolvimento e mútuo-desenvolvimento Foco na rotina e melhorias Utilizando técnicas de controle da qualidade Conta com a participação de todos os membros

Círculos de Controle de Qualidade A idéia básica por trás das atividades de CCQ é: Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa, Respeitar a natureza humana construir um local de trabalho alegre e brilhante no qual vale a pena viver Fornecer às pessoas uma oportunidade de participar criativamente em assuntos relacionados com suas próprias atividades

Objetivos do CCQ De forma geral Localizar, examinar, analisar e solucionar problemas não só relacionados com a qualidade como também referentes à produtividade, segurança, relações no trabalho, custo, arrumação, limpeza da organização.... Melhorar a comunicação entre todos os níveis da organização

Objetivos em relação à empresa Melhorar : • Produtos e serviços • Condições de trabalho • Segurança • Comunicação/ relacionamentos • Imagem da empresa • Produtividade • Aproveitamento dos recursos

Objetivos em relação ao círculo Promover a integração do grupo • Valorizar o sentimento de equipe • Facilitar a comunicação • Desenvolver o sentimento de responsabilidade pela qualidade

Fundamentos do CCQ 1 Autodesenvolvimento; 2 Desenvolvimento mútuo; 3 Atividades voluntárias; 4 Atividades em grupo; 5 Participação de todos; 6 Uso de métodos e técnicas; 7 Criação de raízes; 8 Ativação e perpetuação das atividades; 9 Criatividade; 10 Consciência da qualidade, de problemas e de melhoramentos;

Quem pode participar dos CCQs todos os colaboradores!!! inclusive os estagiários e temporários Exceção: componentes do Comitê Gestor da Qualidade

Integrantes do CCQ Líder Secretário Membros Registra constituição do grupo Orienta o grupo Encaminha sugestões Secretário Anota tudo Convoca membros Substituir líder Membros Participa com idéias Divulga o CCQ

Princípio básico do CCQ “A responsabilidade pela qualidade de uma empresa é de todas as pessoas que nela trabalham, independentemente do posto que ocupam, do local onde estejam, ou do serviço que prestam”. Kaoru Ishikawa

filosofia da prática dos CCQs todos são responsáveis pela qualidade cada trabalhador tem muito a contribuir O trabalho de cada um completa o todo e produz o resultado final O cumprimento doa prazos é fundamental;

As “idéias” do CCQ É muito importante que os funcionários contribuam com idéias O QUE É UMA IDÉIA? A IDÉIA é a matéria-prima da MELHORIA CONTÍNUA A IDÉIA vem da criatividade e da liberdade de pensar e falar

Características do CCQ Voluntariado; Sem compromisso com resultados; Escolha interna dos líderes e secretários; Todos sempre opinam. É contínuo, não se dissolve após a resolução do problema. Decisões por consenso. MAS AS VEZES A TEORIA DIFERE DA PRÁTICA ...

Voluntariado em dois níveis Organizacional Teoria: Os gerentes devem apoiar e prestigiar o CCQ. Prática: Nem sempre os gerentes estão dispostos a apoiar o CCQ em sua área. Individual Teoria: Ninguém deve ser compelido a participar dos grupos Prática: Funcionários mais capacitados tendem a serem escolhidos pela empresa para participar dos grupos

Compromisso com Resultados Teoria: Prática Não tem compromisso com resultados Ênfase na criação de hábito de utilização das ferramentas Utilizar o aprendizado do uso das ferramentas no dia-a-dia da organização Muitas vezes são forçados a atingir a meta estabelecida Grupos são instituídos só para solucionar problemas ou melhorar práticas da organização

Escolha do líder e secretário Teoria: Prática Os cargos de líder e secretário do grupo devem ser escolhidos entre os participantes do CCQ. O líder é imposto pela empresa Normalmente são os participantes de maior nível hierárquico

Consenso Teoria: Prática Todas as decisões do grupo devem ser tomadas por consenso. Todos devem chegar a um acordo com a decisão tomada Diferenças de personalidade Integrantes querendo aparecer mais que os outros Integrantes desinteressados no trabalho do grupo. Integrantes com diferença de opinião e de percepção

Nome dos grupos de CCQs Os grupos normalmente são batizados com uma nome, para sua identificação São exemplos de nomes: Motivação Boa idéia Duro na queda Vai que é mole "Nóis resorve" Fiel

VÍDEO CCQ – SEFAZ MA

Questão 4 1- Anteriormente o foco da qualidade estava apenas nos produtos. Atualmente observa-se que o “homem” também foi inserido como foco dos programas de qualidade. Na sua opinião, porque isto aconteceu?