VIGILÂNCIA EM SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Uma breve introdução ao conceito de risco. Conceito de Risco Realista (Lupton 1999) – produto/consequência da possibilidade de eventos adversos; um fator,
A Enfermagem na Organização do SUS
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
SÉCULO XX.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Angelo Augusto Paula do Nascimento
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
ESF Integralidade da assistência
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Departamento de Nutrição
Determinantes da Saúde
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Vigilância das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
Pesquisando o território: a dengue em Itabuna
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Monitoramento e avaliação das ações na ESF
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
OFICINA DE PLANEJAMENTO
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
TERRITORIALIZAÇÃO.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Metodologia das Pré- conferências Municipais de Saúde Agosto, 2009.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Pesquisando o território: a dengue em Ilhéus
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Alguns conceitos básicos relacionados à gestão da informação em saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Assessoria Especial de Informação em Saúde.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Caracteristicas da Vigilância em Saúde: 1.O caráter de atividade contínua, permanente e sistemática, o que a diferencia de estudos e levantamentos realizados de forma ocasional; 2. O foco dirigido para determinados resultados específicos, procurando estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançadas;

Caracteristicas da Vigilância em Saúde: 3. A utilização de dados diretamente relacionados com práticas de saúde pública, particularmente os referentes à morbidade e à mortalidade, ainda que outras informações possam subsidiar a análise da situação de determinada doenças e seus fatores de risco; 4. O sentido utilitário, pragmático da atividade que, em última análise, visa estabelecer o controle de doenças e não apenas ampliar o conhecimento sobre a mesma (TACHKER & STROUP, 1997; FOEGE et al., 1976; SILVA JÚNIOR, 2004).

VIGILÂNCIA EM SAÚDE Vigilância do Meio Ambiente Epidemiológica Vigilância do Meio Ambiente Vigilância Sanitária Vigilância Saúde do Trabalhador Todas as ações de saúde

TRÊS PILARES BÁSICOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE (MENDES 1996) TERRITÓRIO PROBLEMAS DE SAÚDE INTERSETORIALIDADE

TERRITÓRIO ... “território processo”, assimétrico, inacabado, fruto das relações e dos conflitos existentes no cotidiano. É um espaço social em permanente construção, com perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político e social determinado.

PROBLEMAS DE SAÚDE São as conseqüências de necessidades não resolvidas pelas ações de saúde. São as representações sociais de necessidades sanitárias dos diferentes grupos populacionais.(Mendes 1996). É a identificação de uma diferença entre a realidade constatada e uma norma aceita ou criada como referência, de acordo com padrões e valores considerados desejáveis do ponto de vista de um ator social

INTERSETORIALIDADE “A inter-relação ou a conexão de diferentes setores políticos e sociais, devem desenvolver estratégias que se concentrem em torno de um marco de referência comum, para a população”

Referências Bibliográfica VIGILÂNCIA EM SAÚDE – HISTÓRICO E CONCEITOS; in: apostila da Capacitação para Equipes da Estratégia de Saúde da Família- ESF, Módulo II. MENDES, Eugenio Vilaça. Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996