Capítulo 1 Conhecendo a HP 12c.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de sistemas operacionais
Advertisements

MATEMÁTICA FINANCEIRA
Entrada e Saída Introdução.
Administração amintas paiva afonso.
Matemática Financeira Juros Simples
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Folha de Cálculo TIC 10.
Caracteriza-se por uma função exponencial
O REGIME DE JUROS SIMPLES
LIGAR/DESLIGAR A CALCULADORA
Testando o teclado e as funções de sua HP 12C. Com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionado a tecla `X` ou a tecla `+` e depois ligue.
Group Shopping On-line
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Folha de Cálculo Como Dar Nome a Uma ou mais Células?
Desconto Composto O desconto simples, racional ou comercial são aplicados somente aos títulos de curto prazo, geralmente inferiores a 1 ano. Quando os.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Matemática Financeira Notas de Aula : Prof. Ivando Faria.
Séries Uniformes ( JC ) - Postecipadas (mais usual) - Antecipadas
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Capítulo 5 Structures. A - Sequence E - Formula Node B - Case F - Variável Global C - For Loop G - Variável Local D - While Loop ABCD FG E.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todos o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. João 3 : 16
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
FTAD Formação Técnica em Administração
HP 12 C- BÁSICO.
Planilha Eletrônica - Excel
Planilha Eletrônica - Excel
Análise de Investimentos
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Matemática Financeira
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
REPRESENTAÇÃO BINÁRIA E CONVERSÃO
Fundamentos de linguagens de programação
Matemática Financeira
Capítulo 4 O Valor do Dinheiro no Tempo. © 2008, Pearson Education, Inc. Tradução autorizada a partir do original em língua inglesa da obra publicada.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Administração Financeira II
Algoritmos.
Valor do Dinheiro no Tempo
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
CAPÍTULO 3 Inside Books Editora Alexandre Assaf Neto

Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
CÁLCULOS FINANCEIROS 2ª aula MATB13 19/11/2013
Microsoft Excel.
SÉRIES DE PARCELAS IGUAIS/PAGAMENTOS UNIFORMES
MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA.
Computador Simplificado
Na Educação Infantil e nos anos iniciais
Profª Dalila Borges Justino Lins
Lavratti.com Slide 1/24 Administração Financeira II Valor Presente Líquido O valor presente líquido (VPL) é o fluxo de caixa descontado para valores presentes.
Série uniforme PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
Transformações de Taxas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Taxa de Juros Nominal O período de formação e incorporação de juros ao capital.
Importância do orçamento de capital
Conceito/Objetivos. Analisar a transformação e o manuseio dos fluxos de caixa, com a aplicação de taxas de juros de cada período, para se levar em conta.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Profª Renata Morgado.
Matemática Financeira
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. MILTON MONTEIRO. UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA HP-12C Tempo ou período de capitalização Taxa de Juros Valor Presente Valor Pagamento.
Conceitos Financeiros
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 1 Conhecendo a HP 12c

Ligando e Desligando Para ligar a HP 12c devemos pressionar a tecla ON. Após pressioná-la, deverá surgir no mostrador o valor 0, como também poderá surgir o último número referente à operação anterior. Caso a HP 12c não seja desligada manualmente, ela será automaticamente desligada, entre 8 a 17 minutos após ter sido usada pela última vez. Para desligar a HP 12c devemos pressionar a tecla ON. O conteúdo do mostrador e de qualquer operação feita anteriormente não será eliminado da HP 12c se a mesma for desligada. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Ligando e Desligando Quando a HP 12c responde corretamente, podemos, enquanto desligada, segurar a tecla ÷ e apertar a tecla ON. Em seguida, devemos liberar a tecla ON e depois liberar a tecla ÷. Esse procedimento inicia um teste nos circuitos eletrônicos da HP 12c. Assim, as teclas devem ser pressionadas em ordem da esquerda para a direita ao longo de cada linha, começando com a primeira e terminando com a última linha Como a tecla ENTER pertence às duas últimas linhas, a mesma deve ser pressionada duas vezes, uma vez em cada linha. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

O mostrador da HP 12c O mostrador da HP 12c apresenta o máximo de 10 dígitos significativos, embora a HP 12c retenha internamente um máximo de 12 dígitos. Na apresentação de dados adicionais sobre a HP 12c, alguns indicadores especiais estarão disponíveis no mostrador. O mostrador da HP 12c permite a apresentação de números com até 10 dígitos, sendo um máximo de 9 dígitos à direita do ponto decimal. As vírgulas ou pontos são utilizados para separar números em grandezas de milhares, a exemplo de 44.444.444,00. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla f Indica que a HP 12-c irá acessar a função alternativa da próxima tecla a ser pressionada. Este indicador aparecerá quando a tecla f for pressionada. A tecla g Indica que a HP 12-c irá acessar a função alternativa da próxima tecla a ser pressionada. Este indicador aparecerá quando a tecla g for pressionada. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla BEG Indica que a HP 12c irá definir os pagamentos de uma série uniforme como antecipados, ou seja, feitos no início dos períodos a que se referem. Este indicador aparecerá quando as teclas g BEG forem pressionadas. A tecla END Indica que a HP 12c irá definir os pagamentos de uma série uniforme como postecipados, ou seja, feitos no final dos períodos a que se referem. Este indicador não aparecerá quando as teclas g END forem pressionadas. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla D.MY Indica que a HP 12c estabelece o formato da data, para operações com datas, no formato dia-mês-ano. Este indicador aparecerá quando as teclas g D.MY forem pressionadas. A tecla M.DY Indica que a HP 12c estabelece o formato da data, para operações com datas, no formato mês-dia-ano. Este indicador não aparecerá quando as teclas g M.DY forem pressionadas. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas STO EEX Indicam que a HP 12c está no modo de capitalização exponencial. Desta forma, o período inteiro e o período fracionado serão considerados para definição dos juros no regime de juros compostos. O indicador c irá aparecer ou desaparecer quando as teclas STO EEX forem pressionadas. Alternativamente, quando o indicador c não está ativado, a HP 12c irá considerar, para definição dos juros, o regime de juros compostos para o período inteiro e, em seguida, o regime de juros simples, para a parte fracionada. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Definição do número de casas A tecla f precedida de um número possibilita a definição do número de casas decimais em que o resultado deverá ser apresentado no mostrador da HP 12c. Desta forma, ao se mudar o formato, pode-se converter um número de um formato para outro. Assim, para definir o número de casas decimais, deve-se pressionar a tecla f e, em seguida, pressionar a tecla numérica mais apropriada para operação (0 – 9). PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Definição do número de casas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Tecla da função alternativa - Sempre que se pressionar a tecla f ou g surgirá no mostrador da HP 12c o indicador apropriado a cada uma delas, até que outra tecla seja pressionada. - No caso de se pressionar a tecla f ou g e, em seguida, uma tecla que não apresente função alternativa, a tecla pressionada executará a função principal. - No caso de se pressionar a tecla f ou g acidentalmente, deve-se pressionar a tecla ENTER para obter o cancelamento da função. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Eliminação do conteúdo da memória PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A memória A memória pode armazenar qualquer valor numérico dentro dos limites de operação da HP 12c. Ao ser desligada, qualquer valor armazenado será retido em razão das características da HP 12c. Desta forma, pode-se utilizar a memória para comparar um valor com o resultado de um cálculo posterior ou para recuperar um número utilizado várias vezes num cálculo. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de armazenamento STO A tecla STO precedida de um número armazena na memória correspondente o número contido no mostrador, substituindo qualquer outro número por ventura armazenado. A tecla de recuperação RCL A tecla RCL precedida de um número coloca no mostrador da HP 12c o número armazenado na memória, sem alterar o conteúdo da mesma. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A memória PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A memória PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações com memória A HP 12c permite operações aritméticas com o número do mostrador e o número de um registrador de armazenamento, e o armazenamento do resultado nesse mesmo registrador, sem alterar o número do mostrador. Para isso é necessário: - Pressionar STO; - Pressionar o operador matemático + - × ÷ para especificar a operação desejada; - Digitar o número do registrador. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações com memória PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações com memória PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Entrada de dados na HP 12c As teclas numéricas 0 a 9 As teclas numéricas possibilitam a entrada dos números necessários à execução das operações algébricas. As teclas numéricas 0 a 9 As teclas numéricas permitem a entrada no mostrador da HP 12c dos dígitos de 0 a 9. A HP 12c permite a introdução máxima de 10 dígitos. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Ponto decimal A tecla do ponto decimal . introduz o ponto decimal. Para números decimais menores do que 1 e maiores do que -1, um zero será automaticamente precedido do ponto decimal. Caso não seja apresentado nenhum ponto decimal no mostrador, ele se situa à direita do último dígito exibido no mostrador da HP 12c. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla mudança de sinal A tecla de mudança de sinal CHS altera o sinal algébrico do número contido no mostrador da HP 12c, desta forma, facilitando o trabalho de entrada de números negativos. Assim, para introduzir um número negativo, é necessário, primeiro, introduzir um número e, em seguida, pressionar a tecla CHS. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla mudança de sinal PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla troca de números A tecla x↔y também é útil para verificar se o primeiro número foi corretamente introduzido. Antes de pressionar a tecla da operação, não devemos nos esquecer de pressionar x↔y novamente para retornar o segundo número digitado. Independente do número de vezes que for pressionada a tecla x↔y, a HP 12c considera o número que se encontra no mostrador como o segundo número digitado. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla troca de números PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações aritméticas Capítulo 2 Operações aritméticas

Operações aritméticas As teclas de funções aritméticas possibilitam a execução das operações matemáticas usualmente utilizadas: adição, subtração, multiplicação e divisão. No modelo adotado pela HP 12c, as operações aritméticas compreenderão dois números seguidos de uma operação de adição, subtração, multiplicação ou divisão. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações aritméticas + - × ÷ As teclas de operações aritméticas executam as operações algébricas de soma, subtração, multiplicação e divisão. Para realizar qualquer um desses cálculos com a HP 12c, deve-se indicar os números primeiro, e a operação a ser executada, depois. Assim, a resposta é calculada quando a tecla de operação é acionada. Para separar os números é necessário usar a tecla ENTER. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações aritméticas + - × ÷ PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações aritméticas + - × ÷ PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A pilha da memória automática São utilizados quatro registradores especiais na HP 12c para armazenar os números durante os cálculos. Para compreender como esses registradores são utilizados, devemos visualizá-los empilhados um sobre o outro. Esses registradores de pilha são designados, no manual da HP 12c, pelas letras X, Y, Z e T. O número no registrador X e, para as funções de dois números, o número no registrador Y são os números utilizados nas operações algébricas. Os registradores Z e T são utilizados na retenção automática de resultados intermediários durante as operações algébricas em cadeia. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A pilha da memória automática para cálculos em cadeia 2 PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Deslocando a pilha Quando a pilha desloca-se para cima, o número em cada registrador de pilha é copiado no registrador acima, e o número que estava anteriormente no registrador T é perdido. O número que antes estava no registrador X fica, então, contido tanto no registrador X quanto no registrador Y. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Rolagem para Baixo PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas de logaritmos A sequência das teclas g LN calcula o logaritmo natural, cuja base correspondente a 2,718281828 do número contido no mostrador da HP 12c. A sequência de teclas calcula o antilogaritmo natural do número contido no mostrador da HP 12c. Desta forma, temos o valor de ex elevado à potência do número contido no mostrador PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas de logaritmos PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas de logaritmos PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Recíprocos, potenciação e radiciação A HP 12c possibilita o cálculo de recíprocos de um número, a potência de um valor, bem como definir sua raiz quadrada. A sequência das teclas de potenciação e de radiciação determina qualquer potência ou raiz dentro dos limites de cálculos da HP 12c. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de recíproco 1/x A tecla 1/x determina o recíproco do número contido no mostrador, o que corresponde a dividir 1 por este número. Esta operação é conveniente quando se faz necessário dividir 1 por outro valor. Assim, caso o divisor já esteja no mostrador em razão de algum cálculo anterior, pode-se obter o recíproco do número. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de recíproco 1/x PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de potência yx PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas de raiz quadrada PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas de raiz quadrada PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Arredondamento Pressionando as teclas f RND, altera-se o número armazenado na HP 12c, o qual corresponde ao número exibido no mostrador. Para arredondar um número para outro determinado número de casas decimais, pode-se configurar temporariamente o formato de exibição para mostrar o número desejado de casas decimais, e em seguida, pressionar f RND. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Teclas g INTG e g FRAC A combinação das teclas g INTG substitui o número no mostrador da HP 12c pela sua parte inteira, ou seja, substitui todos os dígitos à direita do ponto decimal por 0. O número é alterado no mostrador e no interior da HP 12c. O número original pode ser recuperado através das teclas g LSTx. As teclas g FRAC substituem o número presente no mostrador pela sua parte fracionária, isto é, substituem todos os dígitos à esquerda do ponto decimal por 0. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Teclas g INTG e g FRAC A exemplo da função INTG, a função FRAC altera tanto o número armazenado na HP 12c como o número em exibição. O número original pode ser recuperado através das teclas g LSTx. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Teclas g INTG e g FRAC 3 PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Capítulo 3 Operações com data

Operações com data A HP 12c possibilita o cálculo de operações que necessitam de datas ou até mesmo de dias entre duas datas. Desta forma, as funções de calendário trabalham com datas entre 15 de outubro de 1582 a 25 de novembro de 4046. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Padrão D.MY PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Padrão D.MY Quando o formato da data apresentar-se configurado em dia-mês-ano, o indicador de status D.MY estará presente no mostrador da HP 12c. Se D.MY não estiver presente, significa que o formato de data está configurado no padrão mês-dia-ano. O formato de data permanece configurado no modo especificado até que seja alterado. Desta forma, o formato não será restaurado quando a HP 12c for ligada. Entretanto, se a memória contínua for reinicializada, o formato de data será configurado como mês-dia-ano, que é o formato americano de datas. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de definição de uma data A tecla DATE é utilizada para definir uma data a partir de um número de dias posteriores ou anteriores a uma data definida anteriormente. Os números do mês, dia e ano (ou dia, mês e ano) são separados por separadores de dígitos, e o dígito à direita da resposta indica o dia da semana, adotando como padrão o número 1 para segunda-feira. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de definição de uma data PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de definição de uma data A tecla ΔDYS é utilizada para definir o número de dias entre duas datas. A resposta exibida representa o número de dias que separa as duas datas, incluindo os dias a mais que ocorrem nos anos bissextos, quando for o caso. A HP 12c também define o número de dias entre duas datas com base num mês de 30 dias. A resposta fica armazenada na HP 12c e, para exibi-la, é necessário pressionar x↔y. Para retornar a resposta original ao mostrador, deve-se pressionar novamente x↔y. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de definição de número de dias entre datas PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Capítulo 4 Operações comerciais

Porcentagem A HP 12c possibilita o cálculo de operações que envolvem relações de porcentagem. Para a HP 12c, não é necessário converter uma porcentagem para seu valor equivalente decimal, uma vez que a ela já procede a esta operação. Os recursos disponíveis referem-se à definição do valor percentual, à variação percentual, bem como à relação percentual entre um valor em relação a um total. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de porcentagem % PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de porcentagem % PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de variação percentual Δ% Esta tecla permite que seja definida a variação percentual entre dois números. Se o segundo número superar o número-base, a variação percentual será positiva. Caso contrário, se o segundo número for menor que o número-base, a variação percentual será negativa. Para a HP 12c, uma variação positiva indica um aumento, e uma variação negativa indica uma redução. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de variação percentual Δ% PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de variação percentual %T PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

A tecla de variação percentual %T PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Operações financeiras Capítulo 5 Operações financeiras

Funções financeiras A HP 12c apresenta muitos recursos para funções financeiras. Dentre esses recursos, há cinco registradores especiais, que armazenam os números utilizados em operações financeiras. Esses registradores são representados pelas teclas n i PV PMT FV além da teclas STO EEX. Todas as primeiras teclas estão localizadas na primeira fileira superior da HP 12c. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas financeiras As teclas financeiras permitem armazenar um número correspondente no registrador financeiro. Assim, após a digitação da informação financeira, será digitada a tecla correspondente. Caso haja necessidade de exibir um número armazenado no registrador financeiro, deve-se pressionar a tecla RCL e a correspondente tecla financeira. Antes de começar um novo cálculo financeiro, é prudente zerar todos os registradores financeiros, pressionando, para isso, as teclas f FIN. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas financeiras A tecla n é utilizada para registrar o número de períodos da operação financeira. Este valor pode ser expresso em anos, meses, dias ou qualquer outra unidade de tempo, desde que a taxa de juros esteja no mesmo período. A HP 12c realiza suas operações com base em períodos, deixando a interpretação para o usuário. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

As teclas financeiras A tecla i é utilizada para registrar a taxa de juros por período da transação; A tecla PV é utilizada para registrar o valor presente da operação financeira, bem com o valor presente de uma série de futuros fluxos de caixa; A tecla PMT é utilizada para registrar o valor dos pagamentos fixos de uma série periódica; A tecla FV é utilizada para registrar o valor futuro em relação a um valor presente, bem como em relação a uma série de fluxos de caixa anteriores. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

IMPORTANTE A solução dos problemas financeiros consiste em registrar e armazenar os valores de uma relação financeira por meio das teclas correspondentes e, em seguida, pressionar a tecla correspondente ao valor desconhecido. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Terminologia e o fluxo de caixa Uma ajuda no uso da HP 12c para cálculos financeiros é a utilização do fluxo de caixa. Muito utilizado em matemática financeira, é uma representação gráfica do tempo e das relações financeiras, associando os valores correspondentes com as teclas da HP 12c. Dado por uma linha horizontal, chamada de eixo temporal, o fluxo de caixa representa o tempo de duração de uma situação financeira e deve estar fracionado em períodos (dias, meses, anos). PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Terminologia e o fluxo de caixa PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Regime de juros simples Devido à pouca utilização, no mercado financeiro, do regime de juros simples, a HP 12c apresenta limitações de cálculo para este regime, definindo apenas o valor dos juros e o valor futuro. Desta forma, prazo e taxa de juros não são definidos pela HP 12c com o uso das funções financeiras. Caso seja necessário defini-los, as teclas de operações numéricas deverão ser utilizadas, desde que se conheçam as expressões algébricas em juros simples. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Regime de juros simples PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.

Cobrança de multa e mora No Brasil, uma empresa não classificada como instituição financeira, mas que concede crédito nas suas operações comerciais, pode cobrar do cliente inadimplente uma multa até 2% sobre o valor da prestação, bem como juros de até 1% ao mês, proporcionalmente ao número de dias em atraso. PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C. 2009.