INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.

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INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA
Transcrição da apresentação:

INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA

Cultura de massa: sociedades de massas, de multidões padronizadas e homogeneizadas.

Indústria cultural: produção em série, comercialização, lucratividade

T. Adorno e M. Horkheimer: Escola de Frankfurt. Visão pessimista dos MCM, que funcionariam como instrumento de controle e manutenção da sociedade capitalista.

Indústria produtora de mercadorias culturais O conceito permite explicar o fenômeno da exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação.

M. Mc Luhan: Visão otimista dos MCM Os MCM funcionariam como instrumento para a manutenção e expansão das sociedades democráticas / “aldeia global”

U. Eco: Propõe um meio termo entre as 2 posições anteriores. O papel dos intelectuais seria o de fiscalizar e exigir que os MCM veiculem valores culturais, e não apenas de manipulação

“A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica.”

W. Benjamin: Escola de Frankfurt / perspectiva relativista sobre os MCM. Os MCM transformam a forma de percepção do público consumidor, podendo gerar novas formas de mobilização social e contestação política. Não via o público apenas como um consumidor passivo de bens culturais.