INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA
Cultura de massa: sociedades de massas, de multidões padronizadas e homogeneizadas.
Indústria cultural: produção em série, comercialização, lucratividade
T. Adorno e M. Horkheimer: Escola de Frankfurt. Visão pessimista dos MCM, que funcionariam como instrumento de controle e manutenção da sociedade capitalista.
Indústria produtora de mercadorias culturais O conceito permite explicar o fenômeno da exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação.
M. Mc Luhan: Visão otimista dos MCM Os MCM funcionariam como instrumento para a manutenção e expansão das sociedades democráticas / “aldeia global”
U. Eco: Propõe um meio termo entre as 2 posições anteriores. O papel dos intelectuais seria o de fiscalizar e exigir que os MCM veiculem valores culturais, e não apenas de manipulação
“A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica.”
W. Benjamin: Escola de Frankfurt / perspectiva relativista sobre os MCM. Os MCM transformam a forma de percepção do público consumidor, podendo gerar novas formas de mobilização social e contestação política. Não via o público apenas como um consumidor passivo de bens culturais.