PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Perfil do Profissional
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Universidade e Escola”
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Orientador (a): Eronides Câmara de Araújo (UFCG)
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campina Grande, PB
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
PORTIFÓLIO.
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Atividade complementar 04
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vnessa Freitas. Análises dos bairros de Campina Grande-PB.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O que entendemos por teoria e por prática.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Transcrição da apresentação:

PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND Carlos Augusto Barbosa da Silva (Graduando - Licenciatura Geografia/UEPB)   Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora) Profª Ms. Juliana Nóbrega de Almeida (Professora Supervisora)

Artigos publicados a partir dos Projetos pedagógicos apresentados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB), como requisito para intervenção do programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (COBESC – UFCG) CAMPINA GRANDE E SUAS SINGULARIDADES: OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA ZONA LESTE POR MEIO DA INTERVENÇÃO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UEPB (ENID – UEPB) A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA E O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (CINTED – UEPB)

“Prazer, sou da zona-leste” Principal Projeto de Intervenção PIBID 2014 / Escola Assis Chateaubriand - CG “Prazer, sou da zona-leste”

Apresentação Resultado de um projeto maior, realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro do Santo Antônio na zona lesta da cidade de Campina Grande - PB, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, orientado pelas professoras; Josandra Araújo Barreto de Melo (coordenadora de área do subprojeto de Geografia) e Juliana Nóbrega de Almeida (supervisora do projeto na escola) projeto intitulado como; “Prazer, Sou da Zona Leste”.

A zona leste de Campina Grande sempre foi alvo de discussões, conceitos e temas midiáticos relacionados, sobretudo à violência, caracterizado pejorativamente como um lugar perigoso por grande parte da sociedade campinense, por trás das peculiaridades existentes guarda-se uma contribuição histórica e geográfica gigantesca para o desenvolvimento do espaço cultural, econômico e social da cidade, esse projeto foi realizado com as turmas do 2º e 3º ano médio (tarde), relacionando o espaço geográfico e suas categorias.

Objetivos: O objetivo principal da pesquisa é colocar em evidência o conhecimento da zona leste a partir da convivência social dos alunos, apresentando a região numa outra perspectiva/visão em relação aos bairros situados ao leste da cidade de Campina Grande, enfatizar/forçar em um âmbito superficial e singular os aspectos culturais de seu povo, suas limitações e, sobretudo resgatar e “desmistificar” o pré-conceito social em relação à região periférica, nesse sentido, destacando que formar uma consciência espacial é mais que conhecer a realidade de um modo singular, é localizar, é analisar, é sentir e assim compreender a espacialidade estudada de maneira coerente e consiga.

Metodologia Trata-se de uma pesquisa realizada numa perspectiva metodológica fenomenológica, tipologia da pesquisa participativa, abordagem bibliográfica e de campo através das intervenções pedagógicas. OBS: Integrando conhecimento com a semana de Geografia... - Fala do Profª Manoel Fernandes ... “ sentir e escrever, pois, são coisas que deveriam andar de braços dados para quem foi à escola. E fico imaginando que aventuras maravilhosas perdem aqueles que não escrevem o que sentem ” ...

O espaço social é a materialização da existência humana O espaço social é a materialização da existência humana. O espaço assim compreendido é uma dimensão da realidade. Esta amplitude, de fato, oferece diferentes desafios para a Geografia que tem o espaço como categoria de análise e necessita estudá-lo para construir com sua compreensão e transformação. (LEFEBVRE, 1991, p. 102).

Considerações Para tanto os diferentes modos de percepção do lugar nos espaços Geográficos informados e mencionados no decorrer do trabalho de intervenção foram cruciais para que as desmistificações de conceitos em analises realmente acontecessem na educação escolar e no desenvolvimento pessoal dos discentes na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, em relação à zona leste da cidade de Campina Grande Analisou-se assim os espaço visitados e sem dúvida aconteceu umas das maiores ferramentas educacionais para o aperfeiçoamento e compreensão da realidade do lugar de vivencia social dos próprios alunos a partir das categorias geográficas. O autor agradece o apoio concedido, mediante as bolsas, efetuado pela coordenação de aperfeiçoamento pessoal de nível superior – CAPES, através do Programa bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências CARLOS, Ana Fani A. A. A Cidade. São Paulo, contexto, 1992. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. Porto Alegre, p. 5, 2000. LEFEBVRE, Henri. A Produção do Espaço. Cambridge, p. 102, 1991. Outras fontes: CORREIO DA PARAÍBA. Geral. João Pessoa: 29/03/1997, p. 5.