Elementos gerais da administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Princípios de Organização Unidade IV
Teorias da Administração
Delegação, centralização e descentralização
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Valor Consultoria Empresarial
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Uma vez por semana, as meninas que fazem parte das MR se reúnem.
Estudo de Layout.
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
- Minister (subordinação ou obediência)
Princípios Gerais de Administração
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Funções de administração
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Teoria Geral da Administração
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Os Estilos de Liderança
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Características Básicas das Empresas
TEMA E PROBLEMA.
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Ética e Contabilidade.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização – conceitos introdutórios
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
PROCESSO ADMINISTRATIVO
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Gestão de Pessoas.
Émile Durkheim
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Como deixar para trás as reuniões sem fim Como aumentar a eficiência das reuniões de trabalho Fonte: Harvard Business Por Walquiria Lima.
Professor Francisco Buarque. Conceitos de Administração e Organização Muitos confundem o que seja organização e administração porque realmente estes conceitos.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
A Liderança transformacional
Avaliação de Desempenho
Comportamento Organizacional
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Émile Durkheim
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
“Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
Transcrição da apresentação:

Elementos gerais da administração Previsão Organização Comando Coordenação Controle

Previsão Perscrutar o futuro; traçar um programa de ação; calcular o futuro e preparar para executá-lo. Se manifesta de diferentes maneiras, mas o instrumento de trabalho mais eficaz é o programa de ação. O programa de ação é a marcha da empresa prevista e preparada .para certo tempo. Espécie de um quadro do futuro em que os acontecimentos mais próximos, são vistos com certa clareza e os acontecimentos futuros , de uma maneira mais ou menos vaga.

Previsão Para estabelecermos o programa de ação, temos que considerar 3 fatores: Recursos da empresa (capital, pessoal, equipamento, utensílio); Natureza e importância das operações (o que faz a empresa); Possibilidades futuras (depende das condições técnicas)

Previsão Um bom administrador: Elabora o plano de ação; Indica o objetivo e a extensão; Fixa a parte de cada serviço no conjunto, coordena as partes e harmoniza o serviço e não podem ir de encontro aos princípios gerais de administração. O plano de Ação é fundamental numa empresa, a sua inexistência gera hesitações, mudanças inoportunas de atividade, falsas manobras.

Previsão Caracteres gerais de um programa de ação: Unidade de programa (não pode existir mais de um P.A); Continuidade – a ação coletiva da empresa deve ser contínua (quando o 1º P.A terminar, o 2º já deve estar pronto); Flexibilidade – está sujeito a modificações de acordo com a necessidade, mudança de direção; Precisão – o P.A deve ter o máximo de concisão e clareza.

Previsão Caracteres particulares: Previsões diárias; Previsões semanais; Previsões mensais; Previsões anuais – 2 meses após o término do ano é elaborado um relatório dos acontecimentos do ano e do resultado dos exercícios. Esse relatório é acompanhado das previsões das mesmas operações, já prevendo o que pode acontecer.

Previsão Para que a fase inicial do ano não fique sem programa, antes de terminar o ano (15 dias) é elaborado um plano provisório. Nas grandes empresas, nem sempre o ciclo de operações de programa é cumprido. Previsões decenais – tratam dos mesmos assuntos das anuais. As previsões anuais se confundem com o 1º ano das previsões decenais. São feitas para uma década, porém são revistas de 5 em 5 anos.

Previsão Previsões especiais – operações cujo ciclo vai ultrapassar um ou vários decênios, ou então, operações que modificam sensivelmente as condições da empresa.

Previsão Vantagens das previsões: Participação de todos os chefes de serviço no campo de suas atribuições, na preparação do programa de ação; Desperta interesse nos seus agentes e o pessoal aumenta seu valor de ano para ano, e no fim de certo tempo, ele se torna superior ao que ele era de início; O programa de ação defende a empresa não só contra as mudanças inoportunas de orientação, como também, de mudanças que provêm da vontade dos dirigentes.

Previsão Condições e qualidades necessárias ao estabelecimento de um bom programa de Ação: Arte de lidar com as pessoas; Muita atividade; Coragem e moral; Grande estabilidade de pessoal; Alguma competência na especialidade profissional da empresa; Certa experiência geral dos negócios; Conhecimentos específicos e cultura geral.

Previsão Toda empresa deve ter um programa de ação para ser executado, quando isto não ocorre, vai denotar a incapacidade de dirigente.

Organização É construir o duplo organismo da empresa. Organização material (equipamentos, utensílios). Organização social (recursos humanos).

Organização Funções administrativas do corpo social da empresa: Zelar para que o programa de ação seja maduramente preparado e firmemente executado Zelar para que o organismo social e o material tenham relação com objetivos, recursos e as necessidades da empresa Estabelecer uma direção única, competente e forte Harmonizar as ações e coordenar os esforços Formular decisões claras, nítidas e precisas

Organização Remunerar eqüitativamente; e habilmente os serviços prestados Aplicar sanções contra faltas e os zelos Manter a disciplina Zelar para que os interesses particulares sejam subordinados aos interesses da empresa Dar uma particular atenção à unidade de seu comando Zelar pela ordem material e social Manter tudo sobre controle

Organização Constituição do corpo social: A forma geral do corpo social depende quase que exclusivamente do número de agentes da empresa. O corpo social de toda empresa constitui-se da mesma maneira que o das empresas industriais. No mesmo grau de desempenho todos os corpos sociais se assemelham. Esta semelhança se explica pela identidade das funções, nas empresas da mesma natureza; ou pela existência de uma maioria de funções semelhantes de natureza diferente.

Organização Em 2 empresas individuais de natureza diferente, observa-se que o aspecto geral é o mesmo, os serviços principais são idênticos. Dois corpos sociais de igual aparência, um pode ser excelente e o outro não; porque vai depender dos agentes que compõem o corpo social.

Organização Órgãos ou membros do corpo social: a_Grupo de acionistas – tem atribuições mais reduzidas: nomear os membros do conselho administrativo e deliberar sobre as propostas do conselho de administração. b_Conselho de administração – possui poderes estatutários muito amplos, ele delega (geralmente) parte de seus poderes à direção geral por ele nomeada; ele deve ter condições de apreciar as propostas da direção geral e exercer um controle geral.

Organização c_Direção e seu estado maior – é encarregada de conduzir a empresa ao seu objetivo, procurando obter o maior proveito possível dos recursos que ela dispõe: Prepara o programa de ação Recruta pessoal Movimenta a empresa Assegura e controla a execução das operações.

Organização Compõe-se de um só diretor ou vários diretores. É sempre auxiliado por um estado maior (grupo de pessoas dotadas de tempo; competência e boa vontade, atributos estes, que às vezes pode faltar a um diretos geral; é um auxílio, um reforço, ele só recebe ordens da direção geral). As pessoas do estado maior devem estar sempre à disposição da direção geral. Uma das obrigações mais importantes da direção geral é a pesquisa de aperfeiçoamento. Para realizá-lo, necessitamos de métodos, competência, tempo, vontade, recursos financeiros.

Organização Método – consiste em observar e classificar os fatos; interpretá-los, realizar experiências, se preciso; e tirar de todo esse conjunto de estudos, regras que sob o impulso do chefe, entrarão na prática dos negócios. Se a direção geral não dispõe de tempo, nem de todas as condições necessárias para pesquisa, ela recorre ao estado maior.

Organização d_Direção regional e local – os poderes da direção local dependem ao mesmo tempo da natureza das coisas e da divisão de atribuições feitas entre a direção geral e a direção local. e_Engenheiros chefes f_Chefes de serviço g_Chefe de oficina h_Contra-mestres e operários.

Organização Qualidades necessárias ao chefe de uma empresa: Saúde. Vigor físico. Inteligência. Vigor intelectual. Qualidades morais, culturais e gerais. Capacidade administrativa. Noções gerais sobre todas as funções essenciais. Maior competência possível na especialidade profissional característica da empresa.

Comando É dirigir. A função do comando é exercida por todos os chefes da empresa, cada um com com os encargos e as responsabilidades da sua unidade. O objetivo do comando é procurar obter o melhor proveito possível de cada agente na sua unidade de trabalho. Para que o chefe possa exercer bem a função de comando, ele deve ter qualidades pessoais e o conhecimento dos princípios gerais da administração.

Comando Preceitos par facilitar o comando: Ter um conhecimento profundo do seu pessoal Um dos preceitos que o chefe tem que ter para exercer sua função.o chefe tem o número de subordinados diretos e o conhecimento não será difícil, vai precisar de tempo para saber o que espera de cada um e o grau de confiança de cada um. Torna-se difícil, quando não há um contato direto rotineiramente com os subordinados. Quando os subordinados são indiretos, o chefe não tem condições de conhecer.

Comando Excluir os incapazes O chefe tem condições de excluir ou proporcionar a exclusão dos agentes que não estão sendo produtivos para a empresa, já que ele vive em contato direto com os subordinados. Quando o agente é idoso e não está mais produzindo, muda-se de atividade; faz-se um acordo: compensação monetária ou honorífica (título, medalha).

Comando Conhecer bem os convênios que regem as relações entre a empresa e seus agentes A existência dos convênios é muito importante, porque protege a empresa contra qualquer atitude dos agentes e vice-versa. Deve conhecer também, para propor modificações, se necessário.

Comando Dar bom exemplo É necessário que os subordinados entendam o que fazem sem precisar o chefe usar o poder. Fazer inspeção periódica do corpo social É necessária, para manutenção e conservação. É feita através de quadros sinópticos (quadros resumidos de todo pessoal que trabalha na empresa).

Comando Regra de inspeção Todos os anos, a propósito da confecção do programa anual, é feito com o emprego de quadros sinópticos, um estudo minucioso da constituição do corpo social. Esses quadros sinópticos representam a hierarquia dos chefes da empresa com a indicação do superior direto e dos subordinados diretos de cada um deles.

Comando Reunir seus principais colaboradores em conferencia, onde se prepara a unidade de direção e a convergência dos esforços. O chefe reúne em torno de si os seus principais colaboradores e nesta oportunidade ele apresenta o programa de ação: - ouve a opinião de cada um dos participantes. - aproveita ou recolhe a idéia de cada um. - toma uma decisão. - tem certeza de que as ordens serão cumpridas. - cada um sabe a parte que lhe cabe na execução.

Comando Essas conferências são acompanhadas de relatórios escritos ou verbais que servem de controle para fiscalização e controle. Não deixar se absorver pelos detalhes O chefe se preocupa com outras funções que podem ser delegadas e esquece de fazer o seu; corre o risco de se perder ou, ás vezes, se perde.

Comando Incentivar no pessoal a iniciativa, a união e a atividade É necessário incentivar atividade, iniciativa e a união, para que o grupo não se divida, o que vai enfraquecer a produtividade da empresa.

Coordenação É estabelecer a harmonia entre todos os atos de uma empresa, de maneira a facilitar o seu funcionamento e o seu sucesso. Sinais de coordenação de uma empresa Cada serviço caminha de acordo com os outros: o serviço de abastecimento sabe o que prover e em que momento; o serviço de conservação e reparo da empresa, mantém o material e os utensílios em bom estados; o serviço financeiro procura os capitais necessários; o serviço de segurança assegura a proteção de bens e de pessoas.

Coordenação Em cada serviço as divisões e subdivisões são exatamente informadas sobre a parte que lhes cabe na obra comum e sobre a ajuda mútua que elas devem prestar. O programa de ação dos diversos serviços e das subdivisões de cada serviço é constantemente mantido em harmonia com as circunstâncias. Para que a empresa seja bem coordenada, é necessário que o chefe seja inteligente, competente.

Coordenação Sinais de descoordenação Cada serviço ignora e quer ignorar os outros como se fosse ele mesmo o objetivo e a razão de ser, sem se preocupar com o conjunto da empresa. Um compartimento estanque existe entre as divisões e os escritórios de um mesmo serviço e entre os diferentes serviços. Ninguém pensa no interesse geral.

Coordenação Conferência semanal do chefe de serviço. Um dos melhores meios de manter no pessoal um entusiasmo pelo trabalho e também, facilidade no cumprimento do seu dever, é com as conferencias semanais do chefe de serviço (é utilizado para manter a harmonia entre os subordinados). Tem por objetivo informar à direção sobre a marcha da empresa, indicar a colaboração que os diversos serviços devem prestar uns aos outros e aproveitar a presença dos chefes para resolver vários problemas de interesse comum.

Coordenação Quando os chefes não tem condições de realizar a conferência, eles recorrem aos agentes de ligação.

Controle É zelar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Objetivo do controle Assinalar as faltas e os erros, a fim de que possa repará-los e evitar repetição. O controle pode ser exercido tanto pelo chefe, quanto pelos seus colaboradores (controladores ou inspetores) são agentes especiais que se recorre para exercer o controle da empresa, quando as operações são numerosas complexas ou extensas.

Controle O controle eficaz deve ser realizado num curto período de tempo e acompanhado de sanções, para evitar que toda operação seja inútil. O bom controlador tem que ser competente e imparcial; é importante que se tenha cuidado, para não haver uma ingerência do controle na execução e direção.

Controle Condições ou requisitos que o controlador deve preencher Competência Sentimento de dever Independência Julgamento Tato