Os Caminhos do COAP em MS Abril – 2.014. Advento do Decreto 7508 em 2011. PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Política de Incentivo de 2013,
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
O COAP como ferramenta técnico – político para implementação e sustentabilidade das RAS.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Avaliação da Implantação da LCGP
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO DE SAÚDE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E NOVOS MARCOS LEGAIS - SUS CURSO CRT – DST/
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Ministério da Educação - MEC
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Encontro Estadual do PMAQ
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
Regionalização e Redes de Atenção à Saúde Instrumentos Normativos
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) SAS/SAB/GSM
Hospital Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) – programação orçamentária financeira Nélio Francisco Schmitt Diretor de Administração Outubro de.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP Encontro de Gestores Municipais de Saúde - Paraná 2013.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
Transcrição da apresentação:

Os Caminhos do COAP em MS Abril – 2.014

Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011 a Fevereiro de 2012 – Três Lagoas 3.Março a Junho de 2012 – Corumbá e Campo Grande

Portarias das Redes AS Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências (RUE) e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Portadores de Deficiências, QUALISUS - Redes Foram definidos os Grupos Condutores Estaduais, com representação da SES e COSEMS.

Unicidade no processo de planejamento As ações estruturantes dos PDA se transformaram em diretrizes do PES 2012/2015 cujos objetivos passaram a ser as responsabilidades estaduais no COAP, articuladas com as diretrizes nacionais.

Ações Estruturantes dos PDA e Diretrizes Estaduais Fortalecimento da Atenção Básica Inserção dos Hospitais nas Redes Regionalizadas Otimização da Atuação em Rede Fortalecimento da Gestão Fortalecimento do Controle Social

Execução do COAP Os COAP foram assinados em 30/08/12 por 100% dos municípios. Os planos regionais de ação das redes prioritárias compuseram os COAP.

1º quadrimestre de 2013 No Congresso do COSEMS – MS foi realizado nos 2 primeiros dias o acolhimento dos novos gestores municipais. Realizou-se 3 oficinas com as equipes técnicas que compõem as Diretorias da SES, para apresentação, discussão e validação do instrumento de monitoramento e avaliação do COAP.

Monitoramento e Avaliação do COAP Realizou-se uma oficina para apresentar e validar o instrumento de monitoramento do COAP (Parte I, II, III e IV), com os novos gestores e equipe técnica SMS, instituindo assim um processo de monitoramento e avaliação com pactuação de agenda. Realizou-se oficina sobre o SIOPS para equipes municipais. DAF e COGEPLAN Após a validação deste instrumento foi encaminhado aos municípios para avaliação.

Realizou-se uma oficina de auto avaliação, onde tivemos a participação de 69 municípios. A auto avaliação municipal foi consolidada e, encaminhada para as equipes da SES, onde fizeram analise. A COGEPLAN condensou as informações, apresentou nas 04 CIR, no mês julho e agosto e encaminhou-se para Ministério da Saúde fazer o mesmo. Monitoramento e Avaliação do COAP

Oficinas de Planejamento Regional Integrado Realizou-se oficinas por regiões de saúde para orientação na elaboração dos Planos Municipais de Saúde e Programação Anual de Saúde com posterior apoio à distância. Foi solicitado para os técnicos trazerem: avaliação do COAP, proposição de termo aditivo do COAP, PPA (se já elaborado), plano de governo municipal (diretrizes da saúde), diretrizes definidas na última conferência municipal de saúde, situação de saúde municipal atualizada.

Instrumentos do COAP Junho/ 2013 o Ministério da Saúde publicou:  A resolução nº 05 que dispões sobre as regras de pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores para o ano de e  O Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores e.

Nas reuniões de CIR de agosto e setembro discutimos, pactuamos e homologamos novas proposta para o termo aditivo e as nova proposta de rol de indicadores baseados no caderno com as 04 macros. Foi pactuado na CIR que toda as homologações, discussões/pactuações, apresentações/debates e informes da CIR deverão estar correlacionados com as partes/cláusulas do COAP. Reuniões de CRI

Em dezembro/2013 foi pactuado na CIR que pela falta de tempo hábil o estado iria alimentar o SISPACTO, isto foi uma solicitação do Ministério. Março/ 2014 realizado uma avaliação de cada ente falando o que conseguiu até o momento e pactuando uma nova agenda com os três entes para realizar as novas pactuação e por fim assinar os termos aditivos. Abril/2014 apresentação de uma retrospectiva do COAP, apresentação de uma avaliação da macros e pactuação de novos indicadores das macrorregiões de saúde. Reuniões de CRI

OBRIGADA! Secretaria Estadual de Saúde – Mato Grosso do Sul. COGEPLAN – Coordenadoria Geral de Planejamento e Suporte Técnico. (67) , (67) , (67)