“O TEATRO* NA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman www.associacaoabrace.org.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
2º encontro – Professores Maio de 2012
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO DRAMÁTICO.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Comunicação Humana Comunicação Eficaz: a arte da interação e do encontro. O processo de liderança é a própria essência da comunicação humana.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Aula 3 - Coleta de dados métodos observacionais
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
GESTALT TERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
O Projeto LIVRO NO PALCO visa a apresentação da peça teatral "Livremente Mara" juntamente com a publicação e lançamento do romance "Livremente Mara" da.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Dominando as práticas pedagógicas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
2ª AULA: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AO SENHOR
Orientação Educacional
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Professora: Neuma Simões. Foi dada a largada!!!! Sucesso!!!!
O Poder da Mulher Moderna
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
O que é ensinar história?
“NOSSO OLHAR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman
Jovens.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Fundação de Atendimento de
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Tipos de Comunicação.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
ESCRITORES DA LIBERDADE
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS TEATRAIS APLICADOS AO TRABALHO COM GRUPOS
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
TRABALHANDO COM A PERCEPÇÃO
As intervenções verbais do terapeuta
Caminhos. CONTEMPLAR, DETER-SE E LER COM O CORAÇÃO.
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
 É um projeto do CEPEUSP junto à fundação Ayrton Senna.  O intuito do projeto é de promover educação através do esporte.  Atende crianças carentes.
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AO SENHOR E TESTEMUNHAR DA
Os sentimentos de cada um
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
“COM A PALAVRA... Dando voz e escrita a jovens e adultos com deficiência mental” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman.
Que tem uma alma simples, por isso não me constranjo em lhe oferecer uma flor. Se você entende a linguagem das flores, o olhar da criança e o gesto.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
Transcrição da apresentação:

“O TEATRO* NA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL” Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes Eneida de Souza Nascimento Jungman São Paulo – SP Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança* Especial Instituição que propicia a jovens e adultos com deficiência mental, oportunidades reais de desenvolvimento, sincronizadas a demandas e interesses decorrentes do sujeito que é, do momento de vida em que está e do contexto no qual está inserido. (*desde 1996 jovens e adultos) Para nós, a atividade do teatro permite mais do que o desenvolvimento de habilidades - expressão verbal, desinibição, autoconfiança, foco, agilidade e criatividade. Possibilita exercitar outras formas de ser, entrar em contato com e dar-se conta de uma gama de sentimentos, sensações e vivências que, até então, talvez estivessem inacessíveis. As montagens e produções teatrais da ABRACE já se tornaram antológicas e fazem parte da história de nossa instituição. Mobilizam alunos, profissionais e pessoas que, em cena ou na platéia, alternam momentos de emoção, surpresa e estupefação. E menção honrosa, é claro, para o talento dos jovens atendidos em nossa Instituição, quando em cena!

Este é um trabalho que versa sobre os bastidores, mas não só, de duas montagens teatrais realizadas em nossa instituição. É a história de alguns “dramas” e algumas “tramas” concomitantes aos dramas e tramas de Shakespeare, em “Romeu e Julieta”, e de Gaston Leroux, no “O Fantasma da Ópera”. Apresentamos aqui fragmentos do processo - tensões, conflitos e resoluções - pelo qual alguns de nossos jovens passaram, desde quando uma obra se apresenta como possibilidade, ao longo de todo o trabalho, durante o espetáculo e até mesmo no momento de “descerrar” as cortinas. Como personagem principal em “O Fantasma da Ópera”, o ator vivenciou um turbilhão de emoções e esteve especialmente mobilizado com a força dos sentimentos humanos: amor e ódio, afeto e rejeição, vitória e derrota, poder e impotência. Por um período, parecia precisar “emprestar” aspectos e falas da personagem que interpretava. Durante uma situação de conflito com um colega, em sala de aula, fugindo de sua moderação habitual, assumiu expressões e tom de voz que não lhe eram comuns. Angustiado, usava artimanhas e maneiras próprias de sua personagem, quando se encontrava neste mesmo estado. Somente após intervenções dos seus colegas e profissionais, se deu conta da necessidade e possibilidade de criar e fazer uso de seu próprio repertório, que até então não tinha este tipo de conteúdo.

A timidez, a dificuldade de contato, seja pelas palavras, pelos gestos ou por um simples olhar, dão espaço para que Julieta surja com todo seu poder de encantamento e sedução. Ao representar, vivencia e parece apreciar a possibilidade de ser objeto de amor e disputa. Se vê feminina, se fortalece como pessoa, se vê mulher. Ao viver a impossibilidade de amor, como Julieta, descobre a possibilidade e o alcance que sentimentos e afetos podem ter com relação a si mesma e na relação com os outros. Durante o processo, a luta pelo papel principal, ser protagonista, viver, fazer-se ver como protagonista é o que lhe interessa, é o que lhe dá sentido, é o que conhece. Não importa se o papel principal é de bandido ou mocinho, precisa que a história gire em torno de si. Frente à impossibilidade, se desorganiza e, com estratégias e artimanhas sofisticadas, faz com que tudo se desestabilize também. Após inúmeras intervenções, que consideramos uma das riquezas que este trabalho propicia, começa a entender e viver a importância e o sentido de ser fundamental, sem necessariamente ser o principal. Percebe benefícios, se deixa levar, se diverte! Não estar o tempo todo no foco já não o ameaça, não lhe dá medo, não lhe tira o brilho. *Este trabalho foi desenvolvido na Abrace graças a força e ao talento da profissional Lidiane Ramalho.