IPSentinel Infraestrutura de Armazenamento e Disseminação de Imagens de Satélite Sentinel Para Portugal PT02_Aviso3_003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Projeto
Advertisements

Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
A Estratégia Nacional para o Mar:
Proteção dos oceanos, de todos os tipos de mares e das zonas costeiras
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
A CERTIFICAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
1 Políticas de Ciência e Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Avaliação do Programa COST Avaliação do Programa COST Apresentado por: Apresentado.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Tema 2 – O Universo e a Terra
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
UMA INDÚSTRIA DE DEFESA COMPETITIVA, COMO ELO FUNDAMENTAL DA ECONOMIA: Visão do MDN MGEN Gravilha Chambel Diretor-geral de Armamento e Infraestruturas.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Num contexto particular...
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
O Grupo Mais de 20 anos de mercado Mais de 350 colaboradores Equipe treinada e especializada em logística Abrangência Nacional Tecnologia aplicada nos.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
Economia Pública Aula 8a
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Classificação dos Mapas
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Sensores e Satélites de Sensoriamento Remoto
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
SEMINÁRIO O Território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável Painel Estado da gestão nas zonas do mar territorial e sua integração com.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
Comitê Interamericano contra o Terrorismo CICTE 1999 – principal foro para que os governos dos Estados membros promovam a cooperação nacional, regional.
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
A União Europeia Papel da Delegação da União Europeia no Brasil Promover as relações políticas e económicas entre a UE e o Brasil; Acompanhar a implementação.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Parceria ABNT / SEBRAE Normalização e Pequenos Negócios São Paulo, 28 | 05 | 2015.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

IPSentinel Infraestrutura de Armazenamento e Disseminação de Imagens de Satélite Sentinel Para Portugal PT02_Aviso3_003

Enquadramento do projeto IPSentinel Programa Copernicus Programa europeu para a Observação da Terra, criado pelo Regulamento 377/2014 pela Comissão Europeia (EU) e sob orientação técnica da Agencia Espacial Europeia (ESA) Objetivo: disponibilização de serviços que permitam o acesso atempado a dados e informação rigorosos e fiáveis sobre o ambiente, proteção civil e segurança Cada Estado Membro é responsável pelo desenvolvimento e implementação de infraestruturas tecnológicas que visem a exploração das missões Sentinel IPSentinel Promovido pela Direção-Geral de Política de Mar (DGPM) Financiado pelo programa EEA Grants Parceria entre DGT e IPMA

IPSentinel Objetivos Concretização das políticas do Programa Copernicus Implementação e coordenação de uma infraestrutura tecnológica para armazenamento e disseminação de imagens dos satélites Sentinel - National Mirror para Portugal Promover a utilização de dados das missões Sentinel no território Nacional por parte da Administração Pública e entidades privadas Disponibilização de imagens dos Satélites Sentinel de forma aberta e gratuita Sentinel-1A Sentinel-2A

Disponibiliza: Informação e documentação do programa europeu Copernicus Documentação, formações, eventos no âmbito da Observação da Terra Área restrita ao Grupo de Trabalho de Observação da Terra Acesso à infraestrutura IPSentinel Produtos e serviços derivados das imagens de satélites (europeus e nacionais) O website Copernicus.PT será a plataforma de divulgação e o ponto de acesso para todos os utilizadores de dados e informações no âmbito da Observação da Terra IPSentinel Copernicus.PT

IPSentinel Sentinel 2A - Ótico Resolução Espacial: 10, 20 e 60 m Resolução Temporal: 10 dias Sentinel 1A - SAR Resolução Espacial: 5x5 m; 5x20 m; 25x100 m; 5x20 m Resolução Temporal: 12 dias Produtos Derivados

IPSentinel IPSentinel - infraestrutura para a disseminação de imagens Sentinel para Portugal com acesso privilegiado à Estação de Santa Maria e ao repositório da ESA; Importante contributo para o desenvolvimento do segmento de Observação da Terra em Portugal: Acesso aberto e gratuito às imagens de satélite Sentinel; Criação de novos serviços de monitorização em diversas áreas da OT (e.g. meio marinho, terrestre e atmosférico, alterações climáticas); Reforço da posição de Portugal como um país inovador no segmento do espaço Mais informação: /copernicus