Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

“Internet - a nova ferramenta de ensino."
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Apresentando.
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Angélica/MS.
Angélica/MS.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
de Leitura Literatura.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Clube dos Poetas Mortos Clube dos Poetas Mortos
Fundamentação Teórica
Marcos Alexandre Barros
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Iniciativa e-escolinha. Universal alunos e professores Inovadora a nível mundial Promotora de inovação nas escolas Promotora de igualdade.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Questões de Segurança Pais e Encarregados de Educação.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Questões de Segurança Professores e Educadores.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
História do dia É um recurso que sugere uma história com um tema diferente para cada dia.  
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Tendências atuais do ECLE
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e sugestões Dicas e sugestões Visão global Visão global Dinâmicas de utilização Usar o Magalhães… como?

Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e sugestões Dicas e sugestões Visão global Visão global Público Alvo Professores, Pais e Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Objectivos Sugerir algumas estratégias e formas de trabalho em sala de aula, que promovam situações de aprendizagem orientadas e funcionais. Software MS Windows, MS Office, MS Learning Suite Palavras-chave Dinâmicas de sala de aula; TIC; papel do professor; papel do aluno; formas de trabalho em aula. Autores Microsoft Documentos Usar o Magalhães… como?

Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e sugestões Dicas e sugestões Visão global Visão global Formas de trabalho O computador surge na sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem como uma poderosa ferramenta de trabalho. Neste novo contexto, a cooperação e a colaboração entre o professor e os alunos e entre os alunos e os seus pares adquire uma maior importância. A utilização das TIC na sala de aula aponta para formas de trabalho colaborativo, mas não só. Como podemos organizar as formas de trabalho na aula? Recorrendo a: Trabalho individual Trabalho de pares Trabalho de grupo Documentos Usar o Magalhães… como?

Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e sugestões Dicas e sugestões Visão global Visão global Papéis na sala de aula Com ou sem computador, professores e alunos desempenham um papel específico no processo de ensino e aprendizagem. Se com o computador vem a inovação, a hipótese de novas situações de aprendizagem e o aumento da autonomia por parte dos alunos, a definição dos papéis em sala de aula torna-se ainda mais importante. Nesta nova realidade as interacções são variadas: - professor – aluno / aluno – professor / aluno – aluno / professor – alunos / alunos – alunos … Documentos Usar o Magalhães… como?

Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e sugestões Dicas e sugestões Visão global Visão global Dicas e sugestões Por vezes é difícil chegar a todos os alunos, com ou sem computador. Se alguns alunos forem mais expeditos na realização das actividades, aproveite e coloque-os a orientar outros alunos. Se optar por formas de trabalho em grupo, defina sempre um chefe de equipa. Assim evitará que todos os alunos chamem por si por ajuda, que falem vários ao mesmo tempo. Simultaneamente estão a desenvolver competências de trabalho em equipa. Converse com os pais sobre a várias formas de usar o computador para estimular a aprendizagem. Partilhe com eles as suas estratégias de sala de aula e discuta possíveis situações de utilização em casa. Para saber mais e encontrar mais ideias, explore: Microsoft Educação Rede de Professores Inovadores Usar o Magalhães… como?